Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Vinicius Pazini [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68610
Resumo: A evolução do ser humano na história está ligada à sua locomoção entre diferentes localidades, foi assim que o intercâmbio entre culturas deu início, novos locais foram explorados e conhecimentos foram adquiridos. Com a evolução dos meios de transporte na sociedade, alguns pontos negativos vieram à tona. Nesse contexto, está inserida a poluição que alguns desses meios de transporte causam ao ambiente. Neste trabalho, analisa-se os dados obtidos na Pesquisa Origem e Destino (2017) para se investigar as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô (um dos transportes menos poluentes) como modal de transporte para uma viagem na Região Metropolitana de São Paulo. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica completa e atualizada sobre o tema e, logo após a revisão, levantou-se os dados necessários na base de dados da Pesquisa Origem e Destino de 2017 e realizou-se uma redução de dimensionalidade na base através de técnicas estatísticas. A Análise de Componentes Principais (ACP) possibilitou a determinação de quais as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô como meio de transporte. Como resultado, chegou-se em oito principais variáveis que são determinantes para essa escolha e entre elas estão algumas que são referentes a fatores econômicos (renda familiar e pontos no critério Brasil), fatores relacionados ao indivíduo (idade, atividade que exerce, se estuda atualmente ou não) e fatores relacionados à viagem (duração da viagem, se utiliza outros meios de transporte para chegar ao metrô e distância entre a origem e a estação). Por meio desses resultados, pode-se realizar uma discussão no âmbito de políticas públicas que visem melhorar a situação desse modal de transporte.
id UFSP_476f532541f08835b9c2c4e4b37c0a93
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68610
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosféricaTransporteAnálise de componentes principaisMetrôPoluição do arEscolha de modal de transporteTransportSubwayAir pollutionPrincipal component analysisChoice of transport modeA evolução do ser humano na história está ligada à sua locomoção entre diferentes localidades, foi assim que o intercâmbio entre culturas deu início, novos locais foram explorados e conhecimentos foram adquiridos. Com a evolução dos meios de transporte na sociedade, alguns pontos negativos vieram à tona. Nesse contexto, está inserida a poluição que alguns desses meios de transporte causam ao ambiente. Neste trabalho, analisa-se os dados obtidos na Pesquisa Origem e Destino (2017) para se investigar as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô (um dos transportes menos poluentes) como modal de transporte para uma viagem na Região Metropolitana de São Paulo. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica completa e atualizada sobre o tema e, logo após a revisão, levantou-se os dados necessários na base de dados da Pesquisa Origem e Destino de 2017 e realizou-se uma redução de dimensionalidade na base através de técnicas estatísticas. A Análise de Componentes Principais (ACP) possibilitou a determinação de quais as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô como meio de transporte. Como resultado, chegou-se em oito principais variáveis que são determinantes para essa escolha e entre elas estão algumas que são referentes a fatores econômicos (renda familiar e pontos no critério Brasil), fatores relacionados ao indivíduo (idade, atividade que exerce, se estuda atualmente ou não) e fatores relacionados à viagem (duração da viagem, se utiliza outros meios de transporte para chegar ao metrô e distância entre a origem e a estação). Por meio desses resultados, pode-se realizar uma discussão no âmbito de políticas públicas que visem melhorar a situação desse modal de transporte.The evolution of human beings in history is linked to their locomotion between different locations, this is how the exchange between cultures began, new places were explored and knowledge was acquired. With the evolution of means of transport in society, some negative points have surfaced. In this context, the pollution that some of these means of transport cause to the environment is inserted. In this work, we analyze the data obtained in the Origin and Destination Survey (2017) to investigate the main variables that influence the choice of the subway (one of the least polluting modes of transport) as a mode of transport for a trip in the Metropolitan Region of São Paulo. First, a complete and updated bibliographic review was carried out on the subject and, soon after the review, the necessary data was collected in the 2017 Origin and Destination Survey database and a dimensionality reduction was carried out in the base through techniques Statistics. Principal Component Analysis (PCA) enabled the determination of the main variables that influence the choice of the subway as a means of transport. As a result, we got eight main variables that are determinant for this choice and among them are some that are related to economic factors (family income and points in the Brazil criterion), factors related to the individual (age, activity that he exercises, if he studies currently or not) and factors related to the trip (duration of the trip, if you use other means of transport to get to the subway and distance between the origin and the station). Through these results, a discussion can be carried out within the scope of public policies aimed at improving the situation of this mode of transport.Universidade Federal de São PauloMiraglia, Simone Georges El Khouri [UNIFESP]Leirião, Luciana Ferreira Leitehttp://lattes.cnpq.br/0185218541045231http://lattes.cnpq.br/6423311971848669http://lattes.cnpq.br/3999281712911846Leite, Vinicius Pazini [UNIFESP]2023-07-14T13:53:02Z2023-07-14T13:53:02Z2023-06-29info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion51 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68610porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T01:05:14Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68610Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T01:05:14Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
title Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
spellingShingle Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
Leite, Vinicius Pazini [UNIFESP]
Transporte
Análise de componentes principais
Metrô
Poluição do ar
Escolha de modal de transporte
Transport
Subway
Air pollution
Principal component analysis
Choice of transport mode
title_short Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
title_full Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
title_fullStr Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
title_full_unstemmed Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
title_sort Fatores associados ao uso do metrô em São Paulo: uma análise visando a redução da poluição atmosférica
author Leite, Vinicius Pazini [UNIFESP]
author_facet Leite, Vinicius Pazini [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miraglia, Simone Georges El Khouri [UNIFESP]
Leirião, Luciana Ferreira Leite
http://lattes.cnpq.br/0185218541045231
http://lattes.cnpq.br/6423311971848669
http://lattes.cnpq.br/3999281712911846
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Vinicius Pazini [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte
Análise de componentes principais
Metrô
Poluição do ar
Escolha de modal de transporte
Transport
Subway
Air pollution
Principal component analysis
Choice of transport mode
topic Transporte
Análise de componentes principais
Metrô
Poluição do ar
Escolha de modal de transporte
Transport
Subway
Air pollution
Principal component analysis
Choice of transport mode
description A evolução do ser humano na história está ligada à sua locomoção entre diferentes localidades, foi assim que o intercâmbio entre culturas deu início, novos locais foram explorados e conhecimentos foram adquiridos. Com a evolução dos meios de transporte na sociedade, alguns pontos negativos vieram à tona. Nesse contexto, está inserida a poluição que alguns desses meios de transporte causam ao ambiente. Neste trabalho, analisa-se os dados obtidos na Pesquisa Origem e Destino (2017) para se investigar as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô (um dos transportes menos poluentes) como modal de transporte para uma viagem na Região Metropolitana de São Paulo. Primeiramente, foi realizada uma revisão bibliográfica completa e atualizada sobre o tema e, logo após a revisão, levantou-se os dados necessários na base de dados da Pesquisa Origem e Destino de 2017 e realizou-se uma redução de dimensionalidade na base através de técnicas estatísticas. A Análise de Componentes Principais (ACP) possibilitou a determinação de quais as principais variáveis que influenciam na escolha do metrô como meio de transporte. Como resultado, chegou-se em oito principais variáveis que são determinantes para essa escolha e entre elas estão algumas que são referentes a fatores econômicos (renda familiar e pontos no critério Brasil), fatores relacionados ao indivíduo (idade, atividade que exerce, se estuda atualmente ou não) e fatores relacionados à viagem (duração da viagem, se utiliza outros meios de transporte para chegar ao metrô e distância entre a origem e a estação). Por meio desses resultados, pode-se realizar uma discussão no âmbito de políticas públicas que visem melhorar a situação desse modal de transporte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-14T13:53:02Z
2023-07-14T13:53:02Z
2023-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68610
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268309729705984