Inclusão escolar: estratégias de acesso ao currículo por alunos com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lorrany Ciriaco dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69846
Resumo: O tema deste trabalho é a inclusão escolar e as estratégias para que alunos com deficiência tenham acesso ao currículo escolar. É fundamentado através de leitura de artigos encontrados durante a minha formação e busca no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela combinação das palavras-chave inclusão escolar e flexibilização curricular. A partir desta pesquisa, foi possível perceber nuances do conceito de inclusão escolar, através da análise das seguintes legislações: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com Deficiência de 2015, que contribuíram para o acesso da pessoa com deficiência nas escolas de ensino regular. O trabalho aborda o Atendimento Educacional Especializado e para que ele serve, além de algumas considerações sobre o currículo escolar, o papel do professor nos ajustes curriculares e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como possibilidades pedagógicas que promovam a inclusão escolar. Metodologicamente, as informações foram recolhidas por meio de análise dos artigos selecionados e as legislações que garantem o direito à inclusão da pessoa com deficiência.
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