Inclusão escolar: estratégias de acesso ao currículo por alunos com deficiência
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69846 |
Resumo: | O tema deste trabalho é a inclusão escolar e as estratégias para que alunos com deficiência tenham acesso ao currículo escolar. É fundamentado através de leitura de artigos encontrados durante a minha formação e busca no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela combinação das palavras-chave inclusão escolar e flexibilização curricular. A partir desta pesquisa, foi possível perceber nuances do conceito de inclusão escolar, através da análise das seguintes legislações: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com Deficiência de 2015, que contribuíram para o acesso da pessoa com deficiência nas escolas de ensino regular. O trabalho aborda o Atendimento Educacional Especializado e para que ele serve, além de algumas considerações sobre o currículo escolar, o papel do professor nos ajustes curriculares e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como possibilidades pedagógicas que promovam a inclusão escolar. Metodologicamente, as informações foram recolhidas por meio de análise dos artigos selecionados e as legislações que garantem o direito à inclusão da pessoa com deficiência. |
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Inclusão escolar: estratégias de acesso ao currículo por alunos com deficiênciaInclusão EscolarAdaptação CurricularDeficiênciaPúblico-alvo da educação especialO tema deste trabalho é a inclusão escolar e as estratégias para que alunos com deficiência tenham acesso ao currículo escolar. É fundamentado através de leitura de artigos encontrados durante a minha formação e busca no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela combinação das palavras-chave inclusão escolar e flexibilização curricular. A partir desta pesquisa, foi possível perceber nuances do conceito de inclusão escolar, através da análise das seguintes legislações: Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 e Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com Deficiência de 2015, que contribuíram para o acesso da pessoa com deficiência nas escolas de ensino regular. O trabalho aborda o Atendimento Educacional Especializado e para que ele serve, além de algumas considerações sobre o currículo escolar, o papel do professor nos ajustes curriculares e o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) como possibilidades pedagógicas que promovam a inclusão escolar. Metodologicamente, as informações foram recolhidas por meio de análise dos artigos selecionados e as legislações que garantem o direito à inclusão da pessoa com deficiência.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGarrutti, Érica Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6006817586830268Santos, Lorrany Ciriaco dos2023-12-18T19:39:44Z2023-12-18T19:39:44Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion39 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69846porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T11:59:10Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69846Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T11:59:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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