Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5836 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010000400009 |
Resumo: | OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas. |
id |
UFSP_50029249068cdf95569a29861816b89d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/5836 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Barbosa, Patricia Manfrin FontesBernardes, Neide Guzmán BlancoMisorelli, Mari IvoneChiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal [UNIFESP]Centro Integrado de Neurologia InfantilClínica Integrada NanuqueCEFACUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:41:47Z2015-06-14T13:41:47Z2010-08-01Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 4, p. 598-607, 2010.1516-1846http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5836http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010000400009S1516-18462010000400009.pdfS1516-1846201000040000910.1590/S1516-18462010000400009OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas.PURPOSE: in this relate the visual memory to orthographic performance of children's handwriting from 2nd and 3rd years of elementary school. METHODS: it was analyzed 61 children, male and female, with average age between 8 and 9 years old, were analyzed. The children were evaluated in classroom, by the examiner, during the 2nd semester of the school year, in 3 different stages: oral dictation valuation of isolated words, of silent reading valuation of isolated words and visual memory analysis through the Rey Complex Figure. RESULTS: it was noticed that orthographic mistakes reduces during visual dictation, when compared to oral dictation; children who make more orthographic mistakes during dictation, have worse performance on the Rey Complex Figure; children from 3rd year have less frequency of orthographic mistakes and better performance on the Rey Complex Figure, when compared to 2nd year children. CONCLUSION: visual memory is an important fact during orthographic development, helping children to understand better the acquisition of orthographic rules.Centro Integrado de Neurologia InfantilClínica Integrada NanuqueCEFACUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Setor de Investigação em Doenças NeuromuscularesUNIFESP, Setor de Investigação em Doenças NeuromuscularesSciELO598-607porCEFAC Saúde e EducaçãoRevista CEFACLinguagemMemóriaPercepção VisualDislexiaTranstornos de AprendizagemLanguageMemoryVisual PerceptionDyslexiaLearning DisordersRelação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamentalRelation between the visual memory and the ortographic performance in the children attending the 2nd and 3rd years at the elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-18462010000400009.pdfapplication/pdf275354${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5836/1/S1516-18462010000400009.pdf79d181496fc4217e6788520dbfa2e548MD51open accessTEXTS1516-18462010000400009.pdf.txtS1516-18462010000400009.pdf.txtExtracted texttext/plain35315${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5836/2/S1516-18462010000400009.pdf.txtc8173ce41695d580839fe87afe4621daMD52open access11600/58362022-02-08 12:09:31.534open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5836Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:09:49.126578Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Relation between the visual memory and the ortographic performance in the children attending the 2nd and 3rd years at the elementary school |
title |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental Barbosa, Patricia Manfrin Fontes Linguagem Memória Percepção Visual Dislexia Transtornos de Aprendizagem Language Memory Visual Perception Dyslexia Learning Disorders |
title_short |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_full |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
title_sort |
Relação da memória visual com o desempenho ortográfico de crianças de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental |
author |
Barbosa, Patricia Manfrin Fontes |
author_facet |
Barbosa, Patricia Manfrin Fontes Bernardes, Neide Guzmán Blanco Misorelli, Mari Ivone Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bernardes, Neide Guzmán Blanco Misorelli, Mari Ivone Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal [UNIFESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Centro Integrado de Neurologia Infantil Clínica Integrada Nanuque CEFAC Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Patricia Manfrin Fontes Bernardes, Neide Guzmán Blanco Misorelli, Mari Ivone Chiappetta, Ana Lúcia de Magalhães Leal [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem Memória Percepção Visual Dislexia Transtornos de Aprendizagem |
topic |
Linguagem Memória Percepção Visual Dislexia Transtornos de Aprendizagem Language Memory Visual Perception Dyslexia Learning Disorders |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Language Memory Visual Perception Dyslexia Learning Disorders |
description |
OBJETIVO: neste estudo procurou-se relacionar a memória visual ao desempenho ortográfico da escrita de crianças da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: foram analisadas 61 crianças de ambos os sexos, com idades variando entre 8 e 9 anos de idade. Avaliadas em sala de aula, pelas examinadoras, no 2º semestre do ano letivo de 2006, utilizando-se de três etapas distintas: Avaliação do ditado oral de palavras isoladas, Avaliação da leitura silenciosa de palavras isoladas e Análise da memória visual por meio da Figura Complexa de Rey. RESULTADOS: verificou-se que os erros ortográficos diminuem no ditado visual, quando comparado ao ditado oral; crianças que cometem mais erros ortográficos nos ditados têm pior desempenho na Figura Complexa de Rey; crianças de 3ª série possuem menor frequência de erros ortográficos e melhor desempenho em Figura Complexa de Rey, quando comparadas às crianças de 2ª série. CONCLUSÃO: a memória visual é fator importante no desenvolvimento ortográfico, levando a criança a compreender melhor a aquisição de regras ortográficas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 4, p. 598-607, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5836 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010000400009 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1516-1846 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1516-18462010000400009.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1516-18462010000400009 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-18462010000400009 |
identifier_str_mv |
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 4, p. 598-607, 2010. 1516-1846 S1516-18462010000400009.pdf S1516-18462010000400009 10.1590/S1516-18462010000400009 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5836 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010000400009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Revista CEFAC |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
598-607 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEFAC Saúde e Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
CEFAC Saúde e Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5836/1/S1516-18462010000400009.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5836/2/S1516-18462010000400009.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79d181496fc4217e6788520dbfa2e548 c8173ce41695d580839fe87afe4621da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460257294450688 |