O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014
Resumo: O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças.
id UFSP_513fe10b68fc2d853c8eb863c34fdfc2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/7486
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:07Z2015-06-14T13:45:07Z2012-12-01Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012.0103-636Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014S0103-636X2012000400014.pdfS0103-636X201200040001410.1590/S0103-636X2012000400014O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças.This study addresses content changes to be taught in the first years of elementary school. In particular, it considers the teaching of mathematics with a focus on the emergence of Modern Mathematics in Brazil. In a specific way, it examines the concept of number. It considers as a theoretical and methodological foundation studies originally from cultural history. The analysis considers the pedagogical movement prior to what is known as the Modern Mathematics Movement: traditional education, intuitive teaching and progressive era in education. It then takes into account the emergence, dissemination and appropriation of a new mathematics for schools in the [mid-20th Century / 1940s]. The article is guided by the following question: what changes does the concept of number undergo in the mathematics for schools in the late 1950s? As a result the study reveals how the production, distribution and appropriation of new mathematics content for children of elementary school took place.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Educação.SciELO1417-1442porUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaBolema: Boletim de Educação MatemáticaEnsino PrimárioAritméticaMovimento da Matemática ModernaNúmeroPrimary educationArithmeticModern Mathematics MovementNumberO que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para criançasWhat is a number?: production, circulation and appropriation of a New Math for childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-636X2012000400014.pdfapplication/pdf158809${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/1/S0103-636X2012000400014.pdf2a29e11724b40a577af2369ff4e802e3MD51open accessTEXTS0103-636X2012000400014.pdf.txtS0103-636X2012000400014.pdf.txtExtracted texttext/plain71173${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/24/S0103-636X2012000400014.pdf.txt3af17f8d6173e295423cdf5bf0df0a20MD524open accessTHUMBNAILS0103-636X2012000400014.pdf.jpgS0103-636X2012000400014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6266${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/26/S0103-636X2012000400014.pdf.jpgc72539a7f7f33d0026766b42bf4c3039MD526open access11600/74862023-06-03 01:52:28.189open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7486Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:52:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What is a number?: production, circulation and appropriation of a New Math for children
title O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
spellingShingle O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
Ensino Primário
Aritmética
Movimento da Matemática Moderna
Número
Primary education
Arithmetic
Modern Mathematics Movement
Number
title_short O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
title_full O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
title_fullStr O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
title_full_unstemmed O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
title_sort O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
author Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
author_facet Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Primário
Aritmética
Movimento da Matemática Moderna
Número
topic Ensino Primário
Aritmética
Movimento da Matemática Moderna
Número
Primary education
Arithmetic
Modern Mathematics Movement
Number
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary education
Arithmetic
Modern Mathematics Movement
Number
description O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:45:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-636X
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-636X2012000400014.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-636X2012000400014
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-636X2012000400014
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012.
0103-636X
S0103-636X2012000400014.pdf
S0103-636X2012000400014
10.1590/S0103-636X2012000400014
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1417-1442
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/1/S0103-636X2012000400014.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/24/S0103-636X2012000400014.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/26/S0103-636X2012000400014.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a29e11724b40a577af2369ff4e802e3
3af17f8d6173e295423cdf5bf0df0a20
c72539a7f7f33d0026766b42bf4c3039
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764274808913920