O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014 |
Resumo: | O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças. |
id |
UFSP_513fe10b68fc2d853c8eb863c34fdfc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/7486 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:07Z2015-06-14T13:45:07Z2012-12-01Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012.0103-636Xhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014S0103-636X2012000400014.pdfS0103-636X201200040001410.1590/S0103-636X2012000400014O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças.This study addresses content changes to be taught in the first years of elementary school. In particular, it considers the teaching of mathematics with a focus on the emergence of Modern Mathematics in Brazil. In a specific way, it examines the concept of number. It considers as a theoretical and methodological foundation studies originally from cultural history. The analysis considers the pedagogical movement prior to what is known as the Modern Mathematics Movement: traditional education, intuitive teaching and progressive era in education. It then takes into account the emergence, dissemination and appropriation of a new mathematics for schools in the [mid-20th Century / 1940s]. The article is guided by the following question: what changes does the concept of number undergo in the mathematics for schools in the late 1950s? As a result the study reveals how the production, distribution and appropriation of new mathematics content for children of elementary school took place.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Educação.SciELO1417-1442porUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaBolema: Boletim de Educação MatemáticaEnsino PrimárioAritméticaMovimento da Matemática ModernaNúmeroPrimary educationArithmeticModern Mathematics MovementNumberO que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para criançasWhat is a number?: production, circulation and appropriation of a New Math for childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-636X2012000400014.pdfapplication/pdf158809${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/1/S0103-636X2012000400014.pdf2a29e11724b40a577af2369ff4e802e3MD51open accessTEXTS0103-636X2012000400014.pdf.txtS0103-636X2012000400014.pdf.txtExtracted texttext/plain71173${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/24/S0103-636X2012000400014.pdf.txt3af17f8d6173e295423cdf5bf0df0a20MD524open accessTHUMBNAILS0103-636X2012000400014.pdf.jpgS0103-636X2012000400014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6266${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/26/S0103-636X2012000400014.pdf.jpgc72539a7f7f33d0026766b42bf4c3039MD526open access11600/74862023-06-03 01:52:28.189open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7486Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-03T04:52:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What is a number?: production, circulation and appropriation of a New Math for children |
title |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças |
spellingShingle |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] Ensino Primário Aritmética Movimento da Matemática Moderna Número Primary education Arithmetic Modern Mathematics Movement Number |
title_short |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças |
title_full |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças |
title_fullStr |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças |
title_full_unstemmed |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças |
title_sort |
O que é número?: produção, circulação e apropriação da Matemática Moderna para crianças |
author |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Primário Aritmética Movimento da Matemática Moderna Número |
topic |
Ensino Primário Aritmética Movimento da Matemática Moderna Número Primary education Arithmetic Modern Mathematics Movement Number |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary education Arithmetic Modern Mathematics Movement Number |
description |
O estudo aborda as mudanças nos conteúdos a serem ensinados nos primeiros anos da escola elementar. Em particular, considera o ensino de matemática. Atém-se, sobretudo, à emergência da Matemática Moderna no Brasil. De forma específica, analisa o conceito de número. Leva em consideração, como base teórico-metodológica, estudos vindos da História Cultural. Na análise realizada trata de movimentos pedagógicos anteriores ao que fica conhecido como Movimento da Matemática Moderna: o ensino tradicional, o ensino intuitivo e o escolanovismo. Em seguida, leva em conta a emergência, divulgação e apropriação de uma nova matemática escolar a partir de finais da primeira metade do século XX. O artigo orienta-se pela seguinte questão: que alterações o conceito de número sofre, na matemática escolar brasileira, em finais da década de 1950? Como resultado do estudo revela-se como se dá o processo de produção, de circulação e de apropriação de novos conteúdos elementares da matemática escolar para crianças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-636X |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-636X2012000400014.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-636X2012000400014 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-636X2012000400014 |
identifier_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática. UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de PesquisaPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática, v. 26, n. 44, p. 1417-1442, 2012. 0103-636X S0103-636X2012000400014.pdf S0103-636X2012000400014 10.1590/S0103-636X2012000400014 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7486 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-636X2012000400014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1417-1442 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/1/S0103-636X2012000400014.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/24/S0103-636X2012000400014.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7486/26/S0103-636X2012000400014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a29e11724b40a577af2369ff4e802e3 3af17f8d6173e295423cdf5bf0df0a20 c72539a7f7f33d0026766b42bf4c3039 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764274808913920 |