Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Catarina [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67837
Resumo: A partir do questionamento sobre o modo como os professores entram em contato com os PCNs, procuramos discutir os papéis desempenhados pelas ONGs dentro do processo de parceria com a esfera pública, desenvolvido como estratégia para a divulgação do documento. Além disso, analisamos o material “Matrizes Curriculares de 1º a 9º ano”, produzido da experiência do Projeto de Reorientação de Goiás, a fim de identificar as possíveis re-apropriações curriculares do projeto e, especificamente, da disciplina de História, feitas em meio a esse processo.
id UFSP_51bfb22d3168ee4f966632ead3559972
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67837
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Menezes, Catarina [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/8921703843788448http://lattes.cnpq.br/0174591208393017Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP]2023-06-07T12:56:39Z2023-06-07T12:56:39Z2010MENEZES, Catarina. Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67837CATARINA MENEZES_MONOGRAFIA.pdfA partir do questionamento sobre o modo como os professores entram em contato com os PCNs, procuramos discutir os papéis desempenhados pelas ONGs dentro do processo de parceria com a esfera pública, desenvolvido como estratégia para a divulgação do documento. Além disso, analisamos o material “Matrizes Curriculares de 1º a 9º ano”, produzido da experiência do Projeto de Reorientação de Goiás, a fim de identificar as possíveis re-apropriações curriculares do projeto e, especificamente, da disciplina de História, feitas em meio a esse processo.Based on questions about how teachers get in touch with PCNs, we seek to discuss the roles played by NGOs within the process of partnership with the public sphere, developed as a strategy for disseminating the document. In addition, we analyzed the material “Curricular Matrices from 1st to 9th grade”, produced from the experience of the Goiás Reorientation Project, in order to identify possible curricular re-appropriations of the project and, specifically, of the discipline of History, made in an environment to that process.58 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PCNsEnsino de HistóriaCurrículoPCNsHistory TeachingCurriculumSignificados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processoMeanings of the partnership with NGOs as a strategy for publicizing the NCPs: The Goiás Curriculum Reorientation Project and the curricular appropriations made in this processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/678372023-06-07 09:56:39.26metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67837Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:56:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Meanings of the partnership with NGOs as a strategy for publicizing the NCPs: The Goiás Curriculum Reorientation Project and the curricular appropriations made in this process
title Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
spellingShingle Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
Menezes, Catarina [UNIFESP]
PCNs
Ensino de História
Currículo
PCNs
History Teaching
Curriculum
title_short Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
title_full Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
title_fullStr Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
title_full_unstemmed Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
title_sort Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
author Menezes, Catarina [UNIFESP]
author_facet Menezes, Catarina [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8921703843788448
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0174591208393017
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Catarina [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP]
contributor_str_mv Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv PCNs
Ensino de História
Currículo
topic PCNs
Ensino de História
Currículo
PCNs
History Teaching
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv PCNs
History Teaching
Curriculum
description A partir do questionamento sobre o modo como os professores entram em contato com os PCNs, procuramos discutir os papéis desempenhados pelas ONGs dentro do processo de parceria com a esfera pública, desenvolvido como estratégia para a divulgação do documento. Além disso, analisamos o material “Matrizes Curriculares de 1º a 9º ano”, produzido da experiência do Projeto de Reorientação de Goiás, a fim de identificar as possíveis re-apropriações curriculares do projeto e, especificamente, da disciplina de História, feitas em meio a esse processo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T12:56:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Catarina. Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67837
dc.identifier.file.none.fl_str_mv CATARINA MENEZES_MONOGRAFIA.pdf
identifier_str_mv MENEZES, Catarina. Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
CATARINA MENEZES_MONOGRAFIA.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764126992203776