Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67837 |
Resumo: | A partir do questionamento sobre o modo como os professores entram em contato com os PCNs, procuramos discutir os papéis desempenhados pelas ONGs dentro do processo de parceria com a esfera pública, desenvolvido como estratégia para a divulgação do documento. Além disso, analisamos o material “Matrizes Curriculares de 1º a 9º ano”, produzido da experiência do Projeto de Reorientação de Goiás, a fim de identificar as possíveis re-apropriações curriculares do projeto e, especificamente, da disciplina de História, feitas em meio a esse processo. |
id |
UFSP_51bfb22d3168ee4f966632ead3559972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/67837 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Menezes, Catarina [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/8921703843788448http://lattes.cnpq.br/0174591208393017Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP]2023-06-07T12:56:39Z2023-06-07T12:56:39Z2010MENEZES, Catarina. Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67837CATARINA MENEZES_MONOGRAFIA.pdfA partir do questionamento sobre o modo como os professores entram em contato com os PCNs, procuramos discutir os papéis desempenhados pelas ONGs dentro do processo de parceria com a esfera pública, desenvolvido como estratégia para a divulgação do documento. Além disso, analisamos o material “Matrizes Curriculares de 1º a 9º ano”, produzido da experiência do Projeto de Reorientação de Goiás, a fim de identificar as possíveis re-apropriações curriculares do projeto e, especificamente, da disciplina de História, feitas em meio a esse processo.Based on questions about how teachers get in touch with PCNs, we seek to discuss the roles played by NGOs within the process of partnership with the public sphere, developed as a strategy for disseminating the document. In addition, we analyzed the material “Curricular Matrices from 1st to 9th grade”, produced from the experience of the Goiás Reorientation Project, in order to identify possible curricular re-appropriations of the project and, specifically, of the discipline of History, made in an environment to that process.58 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)PCNsEnsino de HistóriaCurrículoPCNsHistory TeachingCurriculumSignificados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processoMeanings of the partnership with NGOs as a strategy for publicizing the NCPs: The Goiás Curriculum Reorientation Project and the curricular appropriations made in this processinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História11600/678372023-06-07 09:56:39.26metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67837Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T12:56:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Meanings of the partnership with NGOs as a strategy for publicizing the NCPs: The Goiás Curriculum Reorientation Project and the curricular appropriations made in this process |
title |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo |
spellingShingle |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo Menezes, Catarina [UNIFESP] PCNs Ensino de História Currículo PCNs History Teaching Curriculum |
title_short |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo |
title_full |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo |
title_fullStr |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo |
title_full_unstemmed |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo |
title_sort |
Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo |
author |
Menezes, Catarina [UNIFESP] |
author_facet |
Menezes, Catarina [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8921703843788448 |
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0174591208393017 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Catarina [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Toledo, Maria Rita de Almeida [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PCNs Ensino de História Currículo |
topic |
PCNs Ensino de História Currículo PCNs History Teaching Curriculum |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
PCNs History Teaching Curriculum |
description |
A partir do questionamento sobre o modo como os professores entram em contato com os PCNs, procuramos discutir os papéis desempenhados pelas ONGs dentro do processo de parceria com a esfera pública, desenvolvido como estratégia para a divulgação do documento. Além disso, analisamos o material “Matrizes Curriculares de 1º a 9º ano”, produzido da experiência do Projeto de Reorientação de Goiás, a fim de identificar as possíveis re-apropriações curriculares do projeto e, especificamente, da disciplina de História, feitas em meio a esse processo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-07T12:56:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-07T12:56:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MENEZES, Catarina. Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67837 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
CATARINA MENEZES_MONOGRAFIA.pdf |
identifier_str_mv |
MENEZES, Catarina. Significados da parceria com ONGs como estratégia de divulgação dos PCNs: O Projeto de Reorientação Curricular de Goiás e as apropriações curriculares feitas nesse processo. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010. CATARINA MENEZES_MONOGRAFIA.pdf |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764126992203776 |