Programa Nacional de Alimentação Escolar: segurança alimentar e pandemia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/62852 |
Resumo: | A oferta de alimentação escolar é de extrema importância para promover o desenvolvimento da educação em nossa sociedade, ainda sendo capaz de promover a alimentação saudável e reduzir a defasagem nutricional que muitos alunos enfrentam em relação à alimentação domiciliar. O presente trabalho apresenta, como um dos seus objetivos, o estudo detalhado a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desde sua criação, implantação, desenvolvimento inicial e ainda apresenta algumas das medidas adotadas a fim de trazer melhorias em sua cobertura, adesão e desenvolvimento. Realiza-se também a apresentação das mudanças excepcionais realizadas em sua estrutura frente à Pandemia de Coronavírus (COVID-19), a fim de garantir segurança alimentar e qualidade nutricional. Para desenvolvimento da presente pesquisa, adotaremos metodologia exploratória, sendo utilizada a técnica de coleta de dados por documentação indireta (documental e bibliográfica) para análise de documentos oficiais públicos. No que diz respeito à formação de professores, o estudo aprofundado do programa, se torna um aliado, pois assim o torna capaz de identificar defasagens relacionadas à alimentação, permitindo ao professor agir de forma participativa na gestão de uma instituição de ensino, pensando na cobertura do Programa e sua melhor utilização, a fim de buscar alternativas para minimizar os impactos quando a alimentação domiciliar é insuficiente. |
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Programa Nacional de Alimentação Escolar: segurança alimentar e pandemiaPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)Políticas públicasEnsinoFormação de professoresNational School Feeding Program (PNAE)Public policyTeachingTeacher trainingA oferta de alimentação escolar é de extrema importância para promover o desenvolvimento da educação em nossa sociedade, ainda sendo capaz de promover a alimentação saudável e reduzir a defasagem nutricional que muitos alunos enfrentam em relação à alimentação domiciliar. O presente trabalho apresenta, como um dos seus objetivos, o estudo detalhado a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desde sua criação, implantação, desenvolvimento inicial e ainda apresenta algumas das medidas adotadas a fim de trazer melhorias em sua cobertura, adesão e desenvolvimento. Realiza-se também a apresentação das mudanças excepcionais realizadas em sua estrutura frente à Pandemia de Coronavírus (COVID-19), a fim de garantir segurança alimentar e qualidade nutricional. Para desenvolvimento da presente pesquisa, adotaremos metodologia exploratória, sendo utilizada a técnica de coleta de dados por documentação indireta (documental e bibliográfica) para análise de documentos oficiais públicos. No que diz respeito à formação de professores, o estudo aprofundado do programa, se torna um aliado, pois assim o torna capaz de identificar defasagens relacionadas à alimentação, permitindo ao professor agir de forma participativa na gestão de uma instituição de ensino, pensando na cobertura do Programa e sua melhor utilização, a fim de buscar alternativas para minimizar os impactos quando a alimentação domiciliar é insuficiente.The provision of school meals is extremely important to promote the development of education in our society, still being able to promote healthy eating and reduce the nutritional gap that many students face in relation to home meals. The present work presents, as one of its objectives, the detailed study about the National School Feeding Program (PNAE), since its creation, implementation, initial development and also presents some of the measures adopted in order to bring about improvements in its coverage, membership and development. There is also a presentation of the exceptional changes made to its structure in the face of the Coronavirus Pandemic (COVID-19), in order to ensure food safety and nutritional quality. For the development of this research, we will adopt an exploratory methodology, using the technique of data collection by indirect documentation (documentary and bibliographic) for the analysis of official public documents. With regard to teacher training, an in-depth study of the program becomes an ally, as it becomes capable of identifying gaps related to food, allowing the teacher to act in a participatory manner in the management of an educational institution, thinking about the coverage of the Program and its best use, in order to seek alternatives to minimize the impacts when home food is insufficient.Universidade Federal de São PauloStoco, Sérgio [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1841861158078886Piza, Mayara de Sá [UNIFESP]2022-02-15T12:33:01Z2022-02-15T12:33:01Z2022-01-25info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion52 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/62852porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T15:07:17Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/62852Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T15:07:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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