Desenvolvimento docente e a formação de médicos
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4822 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500008 |
Resumo: | Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares. |
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Perim, Gianna LepreAbdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]Aguilar-da-Silva, Rinaldo HenriqueLampert, Jadete BarbosaStella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP]Costa, Nilce Maria da Silva CamposUniversidade Estadual de LondrinaMinistério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte EducacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de Goiás2015-06-14T13:39:00Z2015-06-14T13:39:00Z2009-01-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 70-82, 2009.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4822http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500008S0100-55022009000500008.pdfS0100-5502200900050000810.1590/S0100-55022009000500008Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.Based on the results obtained in the self-assessment performed by 28 medical schools (MS) making part of the Project Evaluation of Change Trends (Caem/Abem), this paper examines the behavior of medical schools according to the predominant alternatives (traditional, innovative, progressive) with regard to the four vectors comprising the axis Teaching Development: Pedagogical Training; Technical-Scientific Up-Dating; Participation in Assistance Services and Management. Although half of these MS consider themselves traditional, the group recognizes the importance and influence of this axis in the medical education process, considering it essential for supporting the implemented changes and ensuring interaction between University, Health Services and Community from the perspective of integrality. For this group of 28 medical schools, the axis Teaching Development is very far from the recommendations of the National Curriculum Guidelines.Universidade Estadual de LondrinaMinistério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte EducacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de GoiásUNIFESP, EPM, São Paulo, BrazilSciELO70-82porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaAvaliação de programaseducação médicaensino superiordocentesProgram evaluationmedical educationundergraduateteachersDesenvolvimento docente e a formação de médicosTeaching development and medical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022009000500008.pdfapplication/pdf293551${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4822/1/S0100-55022009000500008.pdfb857b8c2a938ee1f7a3a105350629243MD51open accessTEXTS0100-55022009000500008.pdf.txtS0100-55022009000500008.pdf.txtExtracted texttext/plain53791${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4822/2/S0100-55022009000500008.pdf.txtb45d118e745a33a10aa8fc21d1540e9aMD52open access11600/48222023-02-15 10:46:31.893open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4822Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-15T13:46:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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