Desenvolvimento docente e a formação de médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perim, Gianna Lepre
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP], Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique, Lampert, Jadete Barbosa, Stella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP], Costa, Nilce Maria da Silva Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4822
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500008
Resumo: Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.
id UFSP_54232d747efd2f3c304479f9c7a49539
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/4822
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Perim, Gianna LepreAbdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]Aguilar-da-Silva, Rinaldo HenriqueLampert, Jadete BarbosaStella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP]Costa, Nilce Maria da Silva CamposUniversidade Estadual de LondrinaMinistério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte EducacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de Goiás2015-06-14T13:39:00Z2015-06-14T13:39:00Z2009-01-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 70-82, 2009.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4822http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500008S0100-55022009000500008.pdfS0100-5502200900050000810.1590/S0100-55022009000500008Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.Based on the results obtained in the self-assessment performed by 28 medical schools (MS) making part of the Project Evaluation of Change Trends (Caem/Abem), this paper examines the behavior of medical schools according to the predominant alternatives (traditional, innovative, progressive) with regard to the four vectors comprising the axis Teaching Development: Pedagogical Training; Technical-Scientific Up-Dating; Participation in Assistance Services and Management. Although half of these MS consider themselves traditional, the group recognizes the importance and influence of this axis in the medical education process, considering it essential for supporting the implemented changes and ensuring interaction between University, Health Services and Community from the perspective of integrality. For this group of 28 medical schools, the axis Teaching Development is very far from the recommendations of the National Curriculum Guidelines.Universidade Estadual de LondrinaMinistério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte EducacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdade de Medicina de MaríliaUniversidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de GoiásUNIFESP, EPM, São Paulo, BrazilSciELO70-82porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaAvaliação de programaseducação médicaensino superiordocentesProgram evaluationmedical educationundergraduateteachersDesenvolvimento docente e a formação de médicosTeaching development and medical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022009000500008.pdfapplication/pdf293551${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4822/1/S0100-55022009000500008.pdfb857b8c2a938ee1f7a3a105350629243MD51open accessTEXTS0100-55022009000500008.pdf.txtS0100-55022009000500008.pdf.txtExtracted texttext/plain53791${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4822/2/S0100-55022009000500008.pdf.txtb45d118e745a33a10aa8fc21d1540e9aMD52open access11600/48222023-02-15 10:46:31.893open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4822Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-02-15T13:46:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Desenvolvimento docente e a formação de médicos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching development and medical education
title Desenvolvimento docente e a formação de médicos
spellingShingle Desenvolvimento docente e a formação de médicos
Perim, Gianna Lepre
Avaliação de programas
educação médica
ensino superior
docentes
Program evaluation
medical education
undergraduate
teachers
title_short Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_full Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_fullStr Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_full_unstemmed Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_sort Desenvolvimento docente e a formação de médicos
author Perim, Gianna Lepre
author_facet Perim, Gianna Lepre
Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]
Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique
Lampert, Jadete Barbosa
Stella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP]
Costa, Nilce Maria da Silva Campos
author_role author
author2 Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]
Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique
Lampert, Jadete Barbosa
Stella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP]
Costa, Nilce Maria da Silva Campos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
Ministério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte Educacional
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Faculdade de Medicina de Marília
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Goiás
dc.contributor.author.fl_str_mv Perim, Gianna Lepre
Abdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]
Aguilar-da-Silva, Rinaldo Henrique
Lampert, Jadete Barbosa
Stella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP]
Costa, Nilce Maria da Silva Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de programas
educação médica
ensino superior
docentes
topic Avaliação de programas
educação médica
ensino superior
docentes
Program evaluation
medical education
undergraduate
teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Program evaluation
medical education
undergraduate
teachers
description Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:39:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:39:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 70-82, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4822
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500008
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0100-5502
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0100-55022009000500008.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0100-55022009000500008
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000500008
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 70-82, 2009.
0100-5502
S0100-55022009000500008.pdf
S0100-55022009000500008
10.1590/S0100-55022009000500008
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4822
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70-82
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4822/1/S0100-55022009000500008.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4822/2/S0100-55022009000500008.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b857b8c2a938ee1f7a3a105350629243
b45d118e745a33a10aa8fc21d1540e9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764193432076288