Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação de adolescentes em conflito com a lei com duas formas de violência escolar, o preconceito e o bullying. Com base na revisão literária de produções acadêmicas sobre o assunto dos últimos cinco anos (2017 a 2022), buscou-se compreender quais são os desafios que estes adolescentes encontram para permanecer na escola e para estabelecer uma aprendizagem significativa. As formas de violência escolar e a realidade escolar vivida por adolescentes em conflito com a lei foram analisadas, principalmente, à luz dos escritos sobre educação de Theodor W. Adorno, teórico da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Observou-se que esse grupo social enfrenta diversas dificuldades por ser vítima de discriminação em um contexto em que talvez não seja considerada sua necessidade de inclusão. Concluiu-se que é necessário elaborar formas para inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei a partir da compreensão das especificidades deste grupo social, investir na formação de professores para reflexão crítica sobre sua realidade e na criação de estratégias pedagógicas que colaborem para a criação de efetivo vínculo escolar.
id UFSP_58d7eeecf0f4399c5941bebb8323acaf
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68954
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedadeAdolescents in conflict with the law and school violence: A perspective beyond the stereotype of threat to societyViolência escolarAdolescência em conflito com a leiPreconceitoBullyingEsta pesquisa teve como objetivo compreender a relação de adolescentes em conflito com a lei com duas formas de violência escolar, o preconceito e o bullying. Com base na revisão literária de produções acadêmicas sobre o assunto dos últimos cinco anos (2017 a 2022), buscou-se compreender quais são os desafios que estes adolescentes encontram para permanecer na escola e para estabelecer uma aprendizagem significativa. As formas de violência escolar e a realidade escolar vivida por adolescentes em conflito com a lei foram analisadas, principalmente, à luz dos escritos sobre educação de Theodor W. Adorno, teórico da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Observou-se que esse grupo social enfrenta diversas dificuldades por ser vítima de discriminação em um contexto em que talvez não seja considerada sua necessidade de inclusão. Concluiu-se que é necessário elaborar formas para inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei a partir da compreensão das especificidades deste grupo social, investir na formação de professores para reflexão crítica sobre sua realidade e na criação de estratégias pedagógicas que colaborem para a criação de efetivo vínculo escolar.Universidade Federal de São PauloCrochick, José Leon [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5516424346600815http://lattes.cnpq.br/1693420235077508Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP]2023-08-03T17:23:13Z2023-08-03T17:23:13Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion60 f.application/pdfLIMA, Thila Pedrozo. Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T03:47:00Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68954Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T03:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
Adolescents in conflict with the law and school violence: A perspective beyond the stereotype of threat to society
title Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
spellingShingle Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP]
Violência escolar
Adolescência em conflito com a lei
Preconceito
Bullying
title_short Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
title_full Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
title_fullStr Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
title_full_unstemmed Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
title_sort Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
author Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP]
author_facet Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Crochick, José Leon [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/5516424346600815
http://lattes.cnpq.br/1693420235077508
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Violência escolar
Adolescência em conflito com a lei
Preconceito
Bullying
topic Violência escolar
Adolescência em conflito com a lei
Preconceito
Bullying
description Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação de adolescentes em conflito com a lei com duas formas de violência escolar, o preconceito e o bullying. Com base na revisão literária de produções acadêmicas sobre o assunto dos últimos cinco anos (2017 a 2022), buscou-se compreender quais são os desafios que estes adolescentes encontram para permanecer na escola e para estabelecer uma aprendizagem significativa. As formas de violência escolar e a realidade escolar vivida por adolescentes em conflito com a lei foram analisadas, principalmente, à luz dos escritos sobre educação de Theodor W. Adorno, teórico da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Observou-se que esse grupo social enfrenta diversas dificuldades por ser vítima de discriminação em um contexto em que talvez não seja considerada sua necessidade de inclusão. Concluiu-se que é necessário elaborar formas para inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei a partir da compreensão das especificidades deste grupo social, investir na formação de professores para reflexão crítica sobre sua realidade e na criação de estratégias pedagógicas que colaborem para a criação de efetivo vínculo escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-03T17:23:13Z
2023-08-03T17:23:13Z
2023-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Thila Pedrozo. Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954
identifier_str_mv LIMA, Thila Pedrozo. Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 60 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268363722981376