Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação de adolescentes em conflito com a lei com duas formas de violência escolar, o preconceito e o bullying. Com base na revisão literária de produções acadêmicas sobre o assunto dos últimos cinco anos (2017 a 2022), buscou-se compreender quais são os desafios que estes adolescentes encontram para permanecer na escola e para estabelecer uma aprendizagem significativa. As formas de violência escolar e a realidade escolar vivida por adolescentes em conflito com a lei foram analisadas, principalmente, à luz dos escritos sobre educação de Theodor W. Adorno, teórico da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Observou-se que esse grupo social enfrenta diversas dificuldades por ser vítima de discriminação em um contexto em que talvez não seja considerada sua necessidade de inclusão. Concluiu-se que é necessário elaborar formas para inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei a partir da compreensão das especificidades deste grupo social, investir na formação de professores para reflexão crítica sobre sua realidade e na criação de estratégias pedagógicas que colaborem para a criação de efetivo vínculo escolar. |
id |
UFSP_58d7eeecf0f4399c5941bebb8323acaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68954 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedadeAdolescents in conflict with the law and school violence: A perspective beyond the stereotype of threat to societyViolência escolarAdolescência em conflito com a leiPreconceitoBullyingEsta pesquisa teve como objetivo compreender a relação de adolescentes em conflito com a lei com duas formas de violência escolar, o preconceito e o bullying. Com base na revisão literária de produções acadêmicas sobre o assunto dos últimos cinco anos (2017 a 2022), buscou-se compreender quais são os desafios que estes adolescentes encontram para permanecer na escola e para estabelecer uma aprendizagem significativa. As formas de violência escolar e a realidade escolar vivida por adolescentes em conflito com a lei foram analisadas, principalmente, à luz dos escritos sobre educação de Theodor W. Adorno, teórico da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Observou-se que esse grupo social enfrenta diversas dificuldades por ser vítima de discriminação em um contexto em que talvez não seja considerada sua necessidade de inclusão. Concluiu-se que é necessário elaborar formas para inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei a partir da compreensão das especificidades deste grupo social, investir na formação de professores para reflexão crítica sobre sua realidade e na criação de estratégias pedagógicas que colaborem para a criação de efetivo vínculo escolar.Universidade Federal de São PauloCrochick, José Leon [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5516424346600815http://lattes.cnpq.br/1693420235077508Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP]2023-08-03T17:23:13Z2023-08-03T17:23:13Z2023-04-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion60 f.application/pdfLIMA, Thila Pedrozo. Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T03:47:00Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68954Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T03:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade Adolescents in conflict with the law and school violence: A perspective beyond the stereotype of threat to society |
title |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade |
spellingShingle |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP] Violência escolar Adolescência em conflito com a lei Preconceito Bullying |
title_short |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade |
title_full |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade |
title_fullStr |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade |
title_full_unstemmed |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade |
title_sort |
Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade |
author |
Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP] |
author_facet |
Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Crochick, José Leon [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/5516424346600815 http://lattes.cnpq.br/1693420235077508 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Thila Pedrozo [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência escolar Adolescência em conflito com a lei Preconceito Bullying |
topic |
Violência escolar Adolescência em conflito com a lei Preconceito Bullying |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a relação de adolescentes em conflito com a lei com duas formas de violência escolar, o preconceito e o bullying. Com base na revisão literária de produções acadêmicas sobre o assunto dos últimos cinco anos (2017 a 2022), buscou-se compreender quais são os desafios que estes adolescentes encontram para permanecer na escola e para estabelecer uma aprendizagem significativa. As formas de violência escolar e a realidade escolar vivida por adolescentes em conflito com a lei foram analisadas, principalmente, à luz dos escritos sobre educação de Theodor W. Adorno, teórico da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt. Observou-se que esse grupo social enfrenta diversas dificuldades por ser vítima de discriminação em um contexto em que talvez não seja considerada sua necessidade de inclusão. Concluiu-se que é necessário elaborar formas para inclusão escolar de adolescentes em conflito com a lei a partir da compreensão das especificidades deste grupo social, investir na formação de professores para reflexão crítica sobre sua realidade e na criação de estratégias pedagógicas que colaborem para a criação de efetivo vínculo escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-03T17:23:13Z 2023-08-03T17:23:13Z 2023-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Thila Pedrozo. Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954 |
identifier_str_mv |
LIMA, Thila Pedrozo. Adolescentes em conflito com a lei e violência escolar: Uma perspectiva além do estereótipo de ameaça à sociedade. 2023. Dissertação (Mestrado) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
60 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268363722981376 |