Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Metz, Lauro Igor
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/72026
Resumo: A pesquisa revela discussões que estiveram presentes na introdução de novos saberes sistematizados para o ensino de matemática consolidados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Trata-se de um estudo desenvolvido na perspectiva da história cultural e, para isso, utilizaram-se como referenciais teórico-metodológicos os conceitos oriundos dos estudos de: Julia (2001); Certeau (2015); Hofstetter e Schneuwly (2017); Bertini, Morais e Valente (2017), e Valente (2021). Limita-se em analisar os pareceres elaborados entre o final de 1995, quando terminada a primeira versão dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino, e agosto de 1996, com foco na história da matemática, na utilização da calculadora e no bloco de conteúdos Tratamento da Informação. O objetivo era verificar como ocorreu o processo de escrita oficial dos PCNs. A análise revela transformações no processo de sistematização de conteúdos e nas orientações de ensino durante o processo de elaboração daquele documento curricular. Constatou-se, com a pesquisa, que as discussões provenientes dos pareceres de matemática em relação à primeira versão dos PCNs alavancaram novos saberes que foram consolidados na versão final dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino.
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