Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/72026 |
Resumo: | A pesquisa revela discussões que estiveram presentes na introdução de novos saberes sistematizados para o ensino de matemática consolidados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Trata-se de um estudo desenvolvido na perspectiva da história cultural e, para isso, utilizaram-se como referenciais teórico-metodológicos os conceitos oriundos dos estudos de: Julia (2001); Certeau (2015); Hofstetter e Schneuwly (2017); Bertini, Morais e Valente (2017), e Valente (2021). Limita-se em analisar os pareceres elaborados entre o final de 1995, quando terminada a primeira versão dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino, e agosto de 1996, com foco na história da matemática, na utilização da calculadora e no bloco de conteúdos Tratamento da Informação. O objetivo era verificar como ocorreu o processo de escrita oficial dos PCNs. A análise revela transformações no processo de sistematização de conteúdos e nas orientações de ensino durante o processo de elaboração daquele documento curricular. Constatou-se, com a pesquisa, que as discussões provenientes dos pareceres de matemática em relação à primeira versão dos PCNs alavancaram novos saberes que foram consolidados na versão final dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino. |
id |
UFSP_5a2b2c6fe45ac6779ed246511693fb46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/72026 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensinoNATIONAL MATHEMATICS CURRICULAR PARAMETERS: dynamics of its production and new knowledge for teachingPareceresParâmetros Curriculares NacionaisEnsino de matemáticaCurrículoA pesquisa revela discussões que estiveram presentes na introdução de novos saberes sistematizados para o ensino de matemática consolidados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Trata-se de um estudo desenvolvido na perspectiva da história cultural e, para isso, utilizaram-se como referenciais teórico-metodológicos os conceitos oriundos dos estudos de: Julia (2001); Certeau (2015); Hofstetter e Schneuwly (2017); Bertini, Morais e Valente (2017), e Valente (2021). Limita-se em analisar os pareceres elaborados entre o final de 1995, quando terminada a primeira versão dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino, e agosto de 1996, com foco na história da matemática, na utilização da calculadora e no bloco de conteúdos Tratamento da Informação. O objetivo era verificar como ocorreu o processo de escrita oficial dos PCNs. A análise revela transformações no processo de sistematização de conteúdos e nas orientações de ensino durante o processo de elaboração daquele documento curricular. Constatou-se, com a pesquisa, que as discussões provenientes dos pareceres de matemática em relação à primeira versão dos PCNs alavancaram novos saberes que foram consolidados na versão final dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloValente, Wagner Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0648590779429965http://lattes.cnpq.br/1118630707013543Metz, Lauro Igor2024-09-26T19:11:55Z2024-09-26T19:11:55Z2024-03-26info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion108 f.application/pdfMETZ, L. I. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino. 2024. 108 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2024.https://hdl.handle.net/11600/72026porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-09-27T04:08:14Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72026Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-09-27T04:08:14Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino NATIONAL MATHEMATICS CURRICULAR PARAMETERS: dynamics of its production and new knowledge for teaching |
title |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino |
spellingShingle |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino Metz, Lauro Igor Pareceres Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino de matemática Currículo |
title_short |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino |
title_full |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino |
title_fullStr |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino |
title_full_unstemmed |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino |
title_sort |
Parâmetros curriculares nacionais de matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino |
author |
Metz, Lauro Igor |
author_facet |
Metz, Lauro Igor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0648590779429965 http://lattes.cnpq.br/1118630707013543 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Metz, Lauro Igor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pareceres Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino de matemática Currículo |
topic |
Pareceres Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino de matemática Currículo |
description |
A pesquisa revela discussões que estiveram presentes na introdução de novos saberes sistematizados para o ensino de matemática consolidados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Trata-se de um estudo desenvolvido na perspectiva da história cultural e, para isso, utilizaram-se como referenciais teórico-metodológicos os conceitos oriundos dos estudos de: Julia (2001); Certeau (2015); Hofstetter e Schneuwly (2017); Bertini, Morais e Valente (2017), e Valente (2021). Limita-se em analisar os pareceres elaborados entre o final de 1995, quando terminada a primeira versão dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino, e agosto de 1996, com foco na história da matemática, na utilização da calculadora e no bloco de conteúdos Tratamento da Informação. O objetivo era verificar como ocorreu o processo de escrita oficial dos PCNs. A análise revela transformações no processo de sistematização de conteúdos e nas orientações de ensino durante o processo de elaboração daquele documento curricular. Constatou-se, com a pesquisa, que as discussões provenientes dos pareceres de matemática em relação à primeira versão dos PCNs alavancaram novos saberes que foram consolidados na versão final dos PCNs de matemática para os dois primeiros ciclos de ensino. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-26T19:11:55Z 2024-09-26T19:11:55Z 2024-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
METZ, L. I. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino. 2024. 108 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2024. https://hdl.handle.net/11600/72026 |
identifier_str_mv |
METZ, L. I. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática: dinâmicas de sua produção e novos saberes para o ensino. 2024. 108 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/72026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
108 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268268159959040 |