O ensino de ciências na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/001300000w9zf |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445 |
Resumo: | Este trabalho explora a importância do ensino de ciências na educação infantil destacando as práticas docentes. Atividades práticas no ensinode ciências em escolas de educação infantil não são apenas viáveis, mas também essenciais para a aprendizagem das crianças. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem investigativa da prática laboratorial como meio de alcançar uma aprendizagem significativa. Além disso, enfatiza o papel dos professores no estímulo da curiosidade e do interesse dos alunos pelo mundo que os rodeia, salientando a importância de adaptar as atividades às necessidades e interesses das crianças. Como dito, é destacado o uso de laboratórios de ciências como ferramentas valiosas para a compreensão de conceitos científicos e para a promoção de uma aprendizagem mais envolvente e significativa, pois o ensino de ciências desde a infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de comunicação, leitura e escrita, atribuindo significado e contexto aos conceitos científicos desde os estágios iniciais da educação. |
id |
UFSP_5da4887d266be034b338d22856c0e60e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70445 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
O ensino de ciências na educação infantilEducação InfantilEnsino de ciênciasPrática em laboratórioPapel do professorAprendizagem engajadoraEste trabalho explora a importância do ensino de ciências na educação infantil destacando as práticas docentes. Atividades práticas no ensinode ciências em escolas de educação infantil não são apenas viáveis, mas também essenciais para a aprendizagem das crianças. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem investigativa da prática laboratorial como meio de alcançar uma aprendizagem significativa. Além disso, enfatiza o papel dos professores no estímulo da curiosidade e do interesse dos alunos pelo mundo que os rodeia, salientando a importância de adaptar as atividades às necessidades e interesses das crianças. Como dito, é destacado o uso de laboratórios de ciências como ferramentas valiosas para a compreensão de conceitos científicos e para a promoção de uma aprendizagem mais envolvente e significativa, pois o ensino de ciências desde a infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de comunicação, leitura e escrita, atribuindo significado e contexto aos conceitos científicos desde os estágios iniciais da educação.Universidade Federal de São PauloTestoni, Leonardo André [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1385972728034443https://lattes.cnpq.br/9549347880426078Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP]2024-01-12T17:26:19Z2024-01-12T17:26:19Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445ark:/48912/001300000w9zfporDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T17:47:56Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:40:58.834385Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de ciências na educação infantil |
title |
O ensino de ciências na educação infantil |
spellingShingle |
O ensino de ciências na educação infantil Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP] Educação Infantil Ensino de ciências Prática em laboratório Papel do professor Aprendizagem engajadora |
title_short |
O ensino de ciências na educação infantil |
title_full |
O ensino de ciências na educação infantil |
title_fullStr |
O ensino de ciências na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências na educação infantil |
title_sort |
O ensino de ciências na educação infantil |
author |
Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP] |
author_facet |
Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Testoni, Leonardo André [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/1385972728034443 https://lattes.cnpq.br/9549347880426078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Ensino de ciências Prática em laboratório Papel do professor Aprendizagem engajadora |
topic |
Educação Infantil Ensino de ciências Prática em laboratório Papel do professor Aprendizagem engajadora |
description |
Este trabalho explora a importância do ensino de ciências na educação infantil destacando as práticas docentes. Atividades práticas no ensinode ciências em escolas de educação infantil não são apenas viáveis, mas também essenciais para a aprendizagem das crianças. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem investigativa da prática laboratorial como meio de alcançar uma aprendizagem significativa. Além disso, enfatiza o papel dos professores no estímulo da curiosidade e do interesse dos alunos pelo mundo que os rodeia, salientando a importância de adaptar as atividades às necessidades e interesses das crianças. Como dito, é destacado o uso de laboratórios de ciências como ferramentas valiosas para a compreensão de conceitos científicos e para a promoção de uma aprendizagem mais envolvente e significativa, pois o ensino de ciências desde a infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de comunicação, leitura e escrita, atribuindo significado e contexto aos conceitos científicos desde os estágios iniciais da educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 2024-01-12T17:26:19Z 2024-01-12T17:26:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/001300000w9zf |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445 |
identifier_str_mv |
ark:/48912/001300000w9zf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Diadema |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602527756648448 |