O ensino de ciências na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000w9zf
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445
Resumo: Este trabalho explora a importância do ensino de ciências na educação infantil destacando as práticas docentes. Atividades práticas no ensinode ciências em escolas de educação infantil não são apenas viáveis, mas também essenciais para a aprendizagem das crianças. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem investigativa da prática laboratorial como meio de alcançar uma aprendizagem significativa. Além disso, enfatiza o papel dos professores no estímulo da curiosidade e do interesse dos alunos pelo mundo que os rodeia, salientando a importância de adaptar as atividades às necessidades e interesses das crianças. Como dito, é destacado o uso de laboratórios de ciências como ferramentas valiosas para a compreensão de conceitos científicos e para a promoção de uma aprendizagem mais envolvente e significativa, pois o ensino de ciências desde a infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de comunicação, leitura e escrita, atribuindo significado e contexto aos conceitos científicos desde os estágios iniciais da educação.
id UFSP_5da4887d266be034b338d22856c0e60e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70445
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O ensino de ciências na educação infantilEducação InfantilEnsino de ciênciasPrática em laboratórioPapel do professorAprendizagem engajadoraEste trabalho explora a importância do ensino de ciências na educação infantil destacando as práticas docentes. Atividades práticas no ensinode ciências em escolas de educação infantil não são apenas viáveis, mas também essenciais para a aprendizagem das crianças. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem investigativa da prática laboratorial como meio de alcançar uma aprendizagem significativa. Além disso, enfatiza o papel dos professores no estímulo da curiosidade e do interesse dos alunos pelo mundo que os rodeia, salientando a importância de adaptar as atividades às necessidades e interesses das crianças. Como dito, é destacado o uso de laboratórios de ciências como ferramentas valiosas para a compreensão de conceitos científicos e para a promoção de uma aprendizagem mais envolvente e significativa, pois o ensino de ciências desde a infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de comunicação, leitura e escrita, atribuindo significado e contexto aos conceitos científicos desde os estágios iniciais da educação.Universidade Federal de São PauloTestoni, Leonardo André [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1385972728034443https://lattes.cnpq.br/9549347880426078Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP]2024-01-12T17:26:19Z2024-01-12T17:26:19Z2023-12-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445ark:/48912/001300000w9zfporDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T17:47:56Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70445Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:40:58.834385Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências na educação infantil
title O ensino de ciências na educação infantil
spellingShingle O ensino de ciências na educação infantil
Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP]
Educação Infantil
Ensino de ciências
Prática em laboratório
Papel do professor
Aprendizagem engajadora
title_short O ensino de ciências na educação infantil
title_full O ensino de ciências na educação infantil
title_fullStr O ensino de ciências na educação infantil
title_full_unstemmed O ensino de ciências na educação infantil
title_sort O ensino de ciências na educação infantil
author Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP]
author_facet Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Testoni, Leonardo André [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1385972728034443
https://lattes.cnpq.br/9549347880426078
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Franciele Santos Soares da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Ensino de ciências
Prática em laboratório
Papel do professor
Aprendizagem engajadora
topic Educação Infantil
Ensino de ciências
Prática em laboratório
Papel do professor
Aprendizagem engajadora
description Este trabalho explora a importância do ensino de ciências na educação infantil destacando as práticas docentes. Atividades práticas no ensinode ciências em escolas de educação infantil não são apenas viáveis, mas também essenciais para a aprendizagem das crianças. Este estudo destaca a necessidade de uma abordagem investigativa da prática laboratorial como meio de alcançar uma aprendizagem significativa. Além disso, enfatiza o papel dos professores no estímulo da curiosidade e do interesse dos alunos pelo mundo que os rodeia, salientando a importância de adaptar as atividades às necessidades e interesses das crianças. Como dito, é destacado o uso de laboratórios de ciências como ferramentas valiosas para a compreensão de conceitos científicos e para a promoção de uma aprendizagem mais envolvente e significativa, pois o ensino de ciências desde a infância desempenha um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de comunicação, leitura e escrita, atribuindo significado e contexto aos conceitos científicos desde os estágios iniciais da educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15
2024-01-12T17:26:19Z
2024-01-12T17:26:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000w9zf
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70445
identifier_str_mv ark:/48912/001300000w9zf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602527756648448