Análise multimodal dos marcadores interacionais e de linguagem de crianças com transtorno do espectro do autismo em sessões de musicoterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carolina Ferreira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67310
Resumo: O objetivo do estudo foi investigar os marcadores interacionais e de linguagem de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo, desencadeados em sessões de musicoterapia. Tratou-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 31 crianças, na faixa entre 2 e 8 anos e com diagnóstico multidisciplinar de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para traçarmos o perfil inicial das crianças foi aplicado a escala Perfil de Avaliação Musicoterapia Individualizada – IMTAP; para avaliação dos comportamentos não adaptativos aplicados-se em forma de entrevista, o Autism Behavior Checklist – ABC; e para avaliação das habilidades de linguagem, a ADL 2. Em seguida foram filmadas sessões de musicoterapia e ocorrências como ocorrências de direcionamento de olhar, de atenção compartilhada, de produção linguística e de pulso compartilhado, por meio da ferramenta ELAN. Em média, foram transmitidas 31,5 ocorrências de direcionamento do olhar, 20,1 de atenção compartilhada, 32,5 de produção de palavras e 30,8 de frases e 5 de pulso compartilhado. Houve correlação inversa significativa entre a idade e o direcionamento do olhar. Os índices da IMTAP correlacionaram-se com os marcadores de linguagem, pulso compartilhado e valor total do ABC. Em resumo, a análise multimodal realizada por meio da ferramenta ELAN permitiu o mapeamento das ocorrências de direcionamento do olhar, de atenção compartilhada, da produção linguística e do pulso compartilhado. Portanto, esses achados podem contribuir para o embasamento científico do uso da música em contexto clínico para crianças com TEA.
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