O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moraes, Ana Alcídia de Araújo, Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde recomendam o ensino da promoção da saúde no sentido de adequar os currículos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi caracterizar o ensino da promoção da saúde em cursos de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, identificando sua inserção curricular, estratégias educativas e mudanças propiciadas pelas DCN. A coleta de dados compreendeu análise documental dos planos de ensino e entrevistas com coordenadoras de cursos de fonoaudiologia. Os dados obtidos a partir dos planos de ensino foram sistematizados, considerando: denominação, inserção curricular, carga horária, objetivos, conteúdos e estratégias didáticas. Os núcleos que orientaram a análise temática das entrevistas foram concepções e mudanças curriculares. A promoção da saúde é abordada nas disciplinas em que predominam práticas tradicionais e, durante o estágio, em diferentes cenários de atuação. Na visão das coordenadoras, o ensino da promoção da saúde é relevante para a atuação do fonoaudiólogo no SUS, embora seja necessário incrementar o número de professores com experiência na área de saúde pública.
id UFSP_673f6302279e9281b90ec621b94122c6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/6028
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]Moraes, Ana Alcídia de AraújoRuiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Universidade Federal do AmazonasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:41:58Z2015-06-14T13:41:58Z2010-12-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 219-234, 2010.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013S0103-73072010000300013.pdfS0103-7307201000030001310.1590/S0103-73072010000300013As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde recomendam o ensino da promoção da saúde no sentido de adequar os currículos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi caracterizar o ensino da promoção da saúde em cursos de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, identificando sua inserção curricular, estratégias educativas e mudanças propiciadas pelas DCN. A coleta de dados compreendeu análise documental dos planos de ensino e entrevistas com coordenadoras de cursos de fonoaudiologia. Os dados obtidos a partir dos planos de ensino foram sistematizados, considerando: denominação, inserção curricular, carga horária, objetivos, conteúdos e estratégias didáticas. Os núcleos que orientaram a análise temática das entrevistas foram concepções e mudanças curriculares. A promoção da saúde é abordada nas disciplinas em que predominam práticas tradicionais e, durante o estágio, em diferentes cenários de atuação. Na visão das coordenadoras, o ensino da promoção da saúde é relevante para a atuação do fonoaudiólogo no SUS, embora seja necessário incrementar o número de professores com experiência na área de saúde pública.The National Curriculum Guidelines (NCG) for the courses on health recommend the teaching of health promotion in order to adapt curricula to the National Health System (NHS). The aim of this study was to characterize the teaching of health promotion in courses on speech-language therapy in the city of São Paulo, identifying its curricular insertion, educational strategies and changes offered by the NCG. Data collection consisted of documental review of teaching plans and interviews with coordinators of speech-language therapy courses. Data obtained from the teaching plans were systematized considering the name, curricular integration, teaching time, goals, content and teaching strategies. The nuclei that guided the thematic analysis of the interviews were conceptions and curriculum changes. Health promotion is taught in subjects with traditional practices and during internship, in different performance settings. In the coordinators' point of view, health promotion teaching is relevant for the insertion of a speech therapist in the NHS, although it is necessary to increase the number of experienced teachers in the public health area.Universidade Federal do AmazonasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUNIFESP, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeSciELO219-234porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-Posiçõesfonoaudiologiapromoção da saúdeeducação superiorensinospeech-language therapyhealth promotionhigher educationteachingO ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São PauloThe teaching of health promotion in speech-language therapy graduate courses in the city of São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072010000300013.pdfapplication/pdf117802${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/1/S0103-73072010000300013.pdf8800e834f71c8d3e6abb4f1cbc2cbe68MD51open accessTEXTS0103-73072010000300013.pdf.txtS0103-73072010000300013.pdf.txtExtracted texttext/plain43733${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/18/S0103-73072010000300013.pdf.txt59fda36df035918e520dfa67021fbb9eMD518open accessTHUMBNAILS0103-73072010000300013.pdf.jpgS0103-73072010000300013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3642${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/20/S0103-73072010000300013.pdf.jpgf72107a7318b69c734c946845d35a8eaMD520open access11600/60282023-05-31 10:10:39.548open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6028Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-31T13:10:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of health promotion in speech-language therapy graduate courses in the city of São Paulo
title O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
spellingShingle O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]
fonoaudiologia
promoção da saúde
educação superior
ensino
speech-language therapy
health promotion
higher education
teaching
title_short O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
title_full O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
title_fullStr O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
title_full_unstemmed O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
title_sort O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
author Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]
author_facet Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]
Moraes, Ana Alcídia de Araújo
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
author_role author
author2 Moraes, Ana Alcídia de Araújo
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]
Moraes, Ana Alcídia de Araújo
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv fonoaudiologia
promoção da saúde
educação superior
ensino
topic fonoaudiologia
promoção da saúde
educação superior
ensino
speech-language therapy
health promotion
higher education
teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv speech-language therapy
health promotion
higher education
teaching
description As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde recomendam o ensino da promoção da saúde no sentido de adequar os currículos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi caracterizar o ensino da promoção da saúde em cursos de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, identificando sua inserção curricular, estratégias educativas e mudanças propiciadas pelas DCN. A coleta de dados compreendeu análise documental dos planos de ensino e entrevistas com coordenadoras de cursos de fonoaudiologia. Os dados obtidos a partir dos planos de ensino foram sistematizados, considerando: denominação, inserção curricular, carga horária, objetivos, conteúdos e estratégias didáticas. Os núcleos que orientaram a análise temática das entrevistas foram concepções e mudanças curriculares. A promoção da saúde é abordada nas disciplinas em que predominam práticas tradicionais e, durante o estágio, em diferentes cenários de atuação. Na visão das coordenadoras, o ensino da promoção da saúde é relevante para a atuação do fonoaudiólogo no SUS, embora seja necessário incrementar o número de professores com experiência na área de saúde pública.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:41:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 219-234, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-7307
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0103-73072010000300013.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0103-73072010000300013
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-73072010000300013
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 219-234, 2010.
0103-7307
S0103-73072010000300013.pdf
S0103-73072010000300013
10.1590/S0103-73072010000300013
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 219-234
dc.publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv UNICAMP - Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/1/S0103-73072010000300013.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/18/S0103-73072010000300013.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/20/S0103-73072010000300013.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8800e834f71c8d3e6abb4f1cbc2cbe68
59fda36df035918e520dfa67021fbb9e
f72107a7318b69c734c946845d35a8ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460252344123392