O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde recomendam o ensino da promoção da saúde no sentido de adequar os currículos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi caracterizar o ensino da promoção da saúde em cursos de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, identificando sua inserção curricular, estratégias educativas e mudanças propiciadas pelas DCN. A coleta de dados compreendeu análise documental dos planos de ensino e entrevistas com coordenadoras de cursos de fonoaudiologia. Os dados obtidos a partir dos planos de ensino foram sistematizados, considerando: denominação, inserção curricular, carga horária, objetivos, conteúdos e estratégias didáticas. Os núcleos que orientaram a análise temática das entrevistas foram concepções e mudanças curriculares. A promoção da saúde é abordada nas disciplinas em que predominam práticas tradicionais e, durante o estágio, em diferentes cenários de atuação. Na visão das coordenadoras, o ensino da promoção da saúde é relevante para a atuação do fonoaudiólogo no SUS, embora seja necessário incrementar o número de professores com experiência na área de saúde pública. |
id |
UFSP_673f6302279e9281b90ec621b94122c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/6028 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP]Moraes, Ana Alcídia de AraújoRuiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Universidade Federal do AmazonasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:41:58Z2015-06-14T13:41:58Z2010-12-01Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 219-234, 2010.0103-7307http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013S0103-73072010000300013.pdfS0103-7307201000030001310.1590/S0103-73072010000300013As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde recomendam o ensino da promoção da saúde no sentido de adequar os currículos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi caracterizar o ensino da promoção da saúde em cursos de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, identificando sua inserção curricular, estratégias educativas e mudanças propiciadas pelas DCN. A coleta de dados compreendeu análise documental dos planos de ensino e entrevistas com coordenadoras de cursos de fonoaudiologia. Os dados obtidos a partir dos planos de ensino foram sistematizados, considerando: denominação, inserção curricular, carga horária, objetivos, conteúdos e estratégias didáticas. Os núcleos que orientaram a análise temática das entrevistas foram concepções e mudanças curriculares. A promoção da saúde é abordada nas disciplinas em que predominam práticas tradicionais e, durante o estágio, em diferentes cenários de atuação. Na visão das coordenadoras, o ensino da promoção da saúde é relevante para a atuação do fonoaudiólogo no SUS, embora seja necessário incrementar o número de professores com experiência na área de saúde pública.The National Curriculum Guidelines (NCG) for the courses on health recommend the teaching of health promotion in order to adapt curricula to the National Health System (NHS). The aim of this study was to characterize the teaching of health promotion in courses on speech-language therapy in the city of São Paulo, identifying its curricular insertion, educational strategies and changes offered by the NCG. Data collection consisted of documental review of teaching plans and interviews with coordinators of speech-language therapy courses. Data obtained from the teaching plans were systematized considering the name, curricular integration, teaching time, goals, content and teaching strategies. The nuclei that guided the thematic analysis of the interviews were conceptions and curriculum changes. Health promotion is taught in subjects with traditional practices and during internship, in different performance settings. In the coordinators' point of view, health promotion teaching is relevant for the insertion of a speech therapist in the NHS, although it is necessary to increase the number of experienced teachers in the public health area.Universidade Federal do AmazonasUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeUNIFESP, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em SaúdeSciELO219-234porUNICAMP - Faculdade de EducaçãoPro-Posiçõesfonoaudiologiapromoção da saúdeeducação superiorensinospeech-language therapyhealth promotionhigher educationteachingO ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São PauloThe teaching of health promotion in speech-language therapy graduate courses in the city of São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-73072010000300013.pdfapplication/pdf117802${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/1/S0103-73072010000300013.pdf8800e834f71c8d3e6abb4f1cbc2cbe68MD51open accessTEXTS0103-73072010000300013.pdf.txtS0103-73072010000300013.pdf.txtExtracted texttext/plain43733${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/18/S0103-73072010000300013.pdf.txt59fda36df035918e520dfa67021fbb9eMD518open accessTHUMBNAILS0103-73072010000300013.pdf.jpgS0103-73072010000300013.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3642${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/20/S0103-73072010000300013.pdf.jpgf72107a7318b69c734c946845d35a8eaMD520open access11600/60282023-05-31 10:10:39.548open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/6028Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-31T13:10:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching of health promotion in speech-language therapy graduate courses in the city of São Paulo |
title |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo |
spellingShingle |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP] fonoaudiologia promoção da saúde educação superior ensino speech-language therapy health promotion higher education teaching |
title_short |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo |
title_full |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo |
title_fullStr |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo |
title_full_unstemmed |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo |
title_sort |
O ensino da promoção da saúde na graduação de fonoaudiologia na cidade de São Paulo |
author |
Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP] |
author_facet |
Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP] Moraes, Ana Alcídia de Araújo Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Ana Alcídia de Araújo Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casanova, Isis Alexandrina [UNIFESP] Moraes, Ana Alcídia de Araújo Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fonoaudiologia promoção da saúde educação superior ensino |
topic |
fonoaudiologia promoção da saúde educação superior ensino speech-language therapy health promotion higher education teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
speech-language therapy health promotion higher education teaching |
description |
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde recomendam o ensino da promoção da saúde no sentido de adequar os currículos ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo deste estudo foi caracterizar o ensino da promoção da saúde em cursos de fonoaudiologia da cidade de São Paulo, identificando sua inserção curricular, estratégias educativas e mudanças propiciadas pelas DCN. A coleta de dados compreendeu análise documental dos planos de ensino e entrevistas com coordenadoras de cursos de fonoaudiologia. Os dados obtidos a partir dos planos de ensino foram sistematizados, considerando: denominação, inserção curricular, carga horária, objetivos, conteúdos e estratégias didáticas. Os núcleos que orientaram a análise temática das entrevistas foram concepções e mudanças curriculares. A promoção da saúde é abordada nas disciplinas em que predominam práticas tradicionais e, durante o estágio, em diferentes cenários de atuação. Na visão das coordenadoras, o ensino da promoção da saúde é relevante para a atuação do fonoaudiólogo no SUS, embora seja necessário incrementar o número de professores com experiência na área de saúde pública. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:41:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 219-234, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
0103-7307 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S0103-73072010000300013.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S0103-73072010000300013 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S0103-73072010000300013 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 21, n. 3, p. 219-234, 2010. 0103-7307 S0103-73072010000300013.pdf S0103-73072010000300013 10.1590/S0103-73072010000300013 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/6028 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072010000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
219-234 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/1/S0103-73072010000300013.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/18/S0103-73072010000300013.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/6028/20/S0103-73072010000300013.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8800e834f71c8d3e6abb4f1cbc2cbe68 59fda36df035918e520dfa67021fbb9e f72107a7318b69c734c946845d35a8ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460252344123392 |