A mulher emoldurada: o conto Branca de Neve entre o idealismo romântico e a representação feminina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60510 |
Resumo: | No século XIX, o pensamento romântico alemão, bastante marcado por questões nacionais, voltou-se para distintas manifestações literárias possíveis de apreender e explicitar aos alemães suas origens e sua história. Os contos populares recolhidos pelos irmãos Grimm e publicados pela primeira vez em 1812 foram bastante relevantes neste momento. Acredita-se aqui que o conto Branca de Neve pode ser útil para compreensão do momento romântico, com seus ideais tradicionalistas e que, como literatura, ajudou na construção de estereótipos acerca do feminino. Pretende-se analisar o conto a partir das ideias de gênero e de representação, como forma de compreender as relações humanas, definindo suas identidades e como elas são formadas e postas a partir das diferenças nas relações sociais. A fonte será discutida de modo a construir novos significados e diálogos, possibilitando uma nova percepção do feminino a partir do papel da heroína e de sua madrasta, posta como antagonista. A partir desses pontos, é possível deduzir que a literatura como objeto cultural transmitiu e tomou para si pensamentos e construções conservadores que afetariam diretamente a vida social e cotidiana. Delimitou-se tradições e costumes gerais que foram postos de maneira a construir uma imaginada união que, por sua vez, afetou a percepção da figura feminina, fato que permite afirmar que a transmissão e representação das vontades políticas e sociais foi feita por meio de uma linguagem literária e fantasiosa. |
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A mulher emoldurada: o conto Branca de Neve entre o idealismo romântico e a representação femininaThe framed Woman: the Snow White tale between romantic idealism and female representationGêneroRepresentaçãoObjetos culturaisBranca de NeveLiteraturaIrmãos GrimmNo século XIX, o pensamento romântico alemão, bastante marcado por questões nacionais, voltou-se para distintas manifestações literárias possíveis de apreender e explicitar aos alemães suas origens e sua história. Os contos populares recolhidos pelos irmãos Grimm e publicados pela primeira vez em 1812 foram bastante relevantes neste momento. Acredita-se aqui que o conto Branca de Neve pode ser útil para compreensão do momento romântico, com seus ideais tradicionalistas e que, como literatura, ajudou na construção de estereótipos acerca do feminino. Pretende-se analisar o conto a partir das ideias de gênero e de representação, como forma de compreender as relações humanas, definindo suas identidades e como elas são formadas e postas a partir das diferenças nas relações sociais. A fonte será discutida de modo a construir novos significados e diálogos, possibilitando uma nova percepção do feminino a partir do papel da heroína e de sua madrasta, posta como antagonista. A partir desses pontos, é possível deduzir que a literatura como objeto cultural transmitiu e tomou para si pensamentos e construções conservadores que afetariam diretamente a vida social e cotidiana. Delimitou-se tradições e costumes gerais que foram postos de maneira a construir uma imaginada união que, por sua vez, afetou a percepção da figura feminina, fato que permite afirmar que a transmissão e representação das vontades políticas e sociais foi feita por meio de uma linguagem literária e fantasiosa.In the 19th century, German romantic thought, largely marked by national issues, turned to different literary manifestations possible to apprehend and explain to Germans their origins and their history. The folk tales collected by the Grimm brothers and first published in 1812 were quite relevant at this time. It is believed here that the short story Snow White can be useful for understanding the romantic moment, with its traditionalist ideals, which as literature helped in the construction of stereotypes about the feminine. It is intended to analyze the tale from the ideas of gender and representation, as a way of understanding human relations, defining their identities and how they are formed and put from the differences in social relations. The source will be discussed in order to build new meanings and dialogues, enabling a new perception of the feminine from the role of the heroine and her stepmother, put as antagonist. From these points, it is possible to deduce that literature as a cultural object transmitted and took to itself conservative thoughts and constructions that would directly affect social and everyday life. Traditions and general customs were limited in order to build an imagined union that in turn affected the perception of the female figure, so the transmission and representation of political and social wills were made through a literary and fanciful language.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloNemi, Ana Lucia Lanahttp://lattes.cnpq.br/3238114239917472Marques, Verônica Soares [UNIFESP]2021-03-16T14:16:29Z2021-03-16T14:16:29Z2021-03-03info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion80application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60510porUnifesp Campus Guarulhos - Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T22:18:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T22:18:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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