O Estatuto do corpo nos dispositivos foucaultianos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39279 |
Resumo: | Michel Foucault produziu um importante deslocamento na reflexão política ao desembaraçar-se da figura imponente do Estado, bem como da ideia de primazia das relações econômicas, das quais as relações de poder seriam uma espécie de efeito ou consequência. Para o filósofo, o poder se conjuga no plural e infiltra nos corpos. Foucault compreende o campo político como arena na qual forças empreendem um combate agônico. Nesse sentido, este trabalho pretende discutir o estatuto do corpo nos dispositivos. Se, como defendido por Foucault, necessariamente as relações de poder atravessam e se inscrevem nos corpos, propomos que a investigação deste processo pode elucidar a eficácia dos dispositivos e apontar modos de ultrapassá-los para, assim, instaurar novos dispositivos sustentados em outros jogos de verdade. Deste modo, considerar-se-á a dimensão corporal tanto no processo de inscrição e exercício político como no que concerne às possibilidades de questionar e resistir à dominação. Esta discussão aponta também para o lugar do corpo nas práticas de liberdade, a partir da tensão transfiguradora entre a corporeidade e a finitude. Caso esta leitura esteja correta, isto é, se a dimensão corpórea é fundamental para o investimento político e também para as ações de resistência, seria autorizado propor o corpo como campo de batalha ou, em outras palavras, o corpo como dispositivo, nossa hipótese principal. |
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O Estatuto do corpo nos dispositivos foucaultianosThe status of body in the foucauldian apparatusesMichel FoucaultCorpoDispositivoRelações de poderPráticas de liberdadeMichel FoucaultBodyApparatusPower relationsPractices of freedomMichel Foucault produziu um importante deslocamento na reflexão política ao desembaraçar-se da figura imponente do Estado, bem como da ideia de primazia das relações econômicas, das quais as relações de poder seriam uma espécie de efeito ou consequência. Para o filósofo, o poder se conjuga no plural e infiltra nos corpos. Foucault compreende o campo político como arena na qual forças empreendem um combate agônico. Nesse sentido, este trabalho pretende discutir o estatuto do corpo nos dispositivos. Se, como defendido por Foucault, necessariamente as relações de poder atravessam e se inscrevem nos corpos, propomos que a investigação deste processo pode elucidar a eficácia dos dispositivos e apontar modos de ultrapassá-los para, assim, instaurar novos dispositivos sustentados em outros jogos de verdade. Deste modo, considerar-se-á a dimensão corporal tanto no processo de inscrição e exercício político como no que concerne às possibilidades de questionar e resistir à dominação. Esta discussão aponta também para o lugar do corpo nas práticas de liberdade, a partir da tensão transfiguradora entre a corporeidade e a finitude. Caso esta leitura esteja correta, isto é, se a dimensão corpórea é fundamental para o investimento político e também para as ações de resistência, seria autorizado propor o corpo como campo de batalha ou, em outras palavras, o corpo como dispositivo, nossa hipótese principal.Michel Foucault has produced an important shift in the political debate by getting rid of the imposing figure of the state as well as the idea of the primacy of economic relations in which relations of power would be a kind of effect or consequence. For the philosopher, the power is plural and infiltrates bodies. Foucault understands the political field as an arena in which forces undertake an agonizing combat. Therefore, this research will discuss the status of the body in the apparatus. If, as argued by Foucault, power relations necessarily go through and fall on the bodies, we propose that the investigation of this process may elucidate the effectiveness of the apparatus and point out ways to overcome them, thus introducing new apparatuses supported in other games of truth. This discussion also points to the place of the body in the practice of freedom, from the tension between the body and the finitude. If this reading is correct, ie, if the bodily dimension is fundamental to the political investment and also for the actions of resistance, would be authorized to propose the body as a battlefield or, in other words, the body as an apparatus, our hypothesis.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Teles, Edson Luís de Almeida [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Priscila da [UNIFESP]2016-06-23T13:35:19Z2016-06-23T13:35:19Z2014-04-29info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion122 f.application/pdfSILVA, Priscila da. O Estatuto do corpo nos dispositivos foucaultianos. 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.Publico-39279.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-09T15:09:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/39279Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-09T15:09:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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