Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63157 |
Resumo: | Este estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente. |
id |
UFSP_733d0a3a6d732dd123f1040ebb1e1918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63157 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicialThink teaching with art: articulation of life trajectories, aesthetic and theoretical experiences of undergraduates in Initial formationFormação inicial de professoresDidáticaarteTrajetórias de vidaIdentidades DocentesEste estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente.This study investigates how artistic creation and perception enhance the ways of thinking aboutteaching by students in initial teacher education. As a general objective of the research, we seekto understand how the space for initial training in undergraduate courses, specifically in the Didactics discipline, enables reflection on teaching, articulating the conceptual and the aesthetic fields. The research analyzes two artistic and authorial productions by undergraduates in the discipline of didactics carried out in the second semester of 2021 from the activity "My teachingtrajectory". The teaching conceptions and reflections on being a teacher were built, in a biographical perspective, from life trajectories, theoretical and aesthetic references, showing identity dimensions of the subjects and poetic creations as an action of critical reflection on theteaching professionNão recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAraujo, Betania Libanio Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/3104010388590983http://lattes.cnpq.br/4486545267174490ALENCAR-REIS, Anna Cecília de2022-02-24T17:47:29Z2022-02-24T17:47:29Z2022-02-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion51 f.application/pdfALENCAR-REIS, A. C. de. Pensar a docência com arte: articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://hdl.handle.net/11600/63157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:54:04Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63157Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:54:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial Think teaching with art: articulation of life trajectories, aesthetic and theoretical experiences of undergraduates in Initial formation |
title |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial |
spellingShingle |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial ALENCAR-REIS, Anna Cecília de Formação inicial de professores Didática arte Trajetórias de vida Identidades Docentes |
title_short |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial |
title_full |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial |
title_fullStr |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial |
title_full_unstemmed |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial |
title_sort |
Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial |
author |
ALENCAR-REIS, Anna Cecília de |
author_facet |
ALENCAR-REIS, Anna Cecília de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Betania Libanio Dantas de http://lattes.cnpq.br/3104010388590983 http://lattes.cnpq.br/4486545267174490 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALENCAR-REIS, Anna Cecília de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Didática arte Trajetórias de vida Identidades Docentes |
topic |
Formação inicial de professores Didática arte Trajetórias de vida Identidades Docentes |
description |
Este estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-24T17:47:29Z 2022-02-24T17:47:29Z 2022-02-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALENCAR-REIS, A. C. de. Pensar a docência com arte: articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. https://hdl.handle.net/11600/63157 |
identifier_str_mv |
ALENCAR-REIS, A. C. de. Pensar a docência com arte: articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
51 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268319995265024 |