Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR-REIS, Anna Cecília de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63157
Resumo: Este estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente.
id UFSP_733d0a3a6d732dd123f1040ebb1e1918
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63157
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicialThink teaching with art: articulation of life trajectories, aesthetic and theoretical experiences of undergraduates in Initial formationFormação inicial de professoresDidáticaarteTrajetórias de vidaIdentidades DocentesEste estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente.This study investigates how artistic creation and perception enhance the ways of thinking aboutteaching by students in initial teacher education. As a general objective of the research, we seekto understand how the space for initial training in undergraduate courses, specifically in the Didactics discipline, enables reflection on teaching, articulating the conceptual and the aesthetic fields. The research analyzes two artistic and authorial productions by undergraduates in the discipline of didactics carried out in the second semester of 2021 from the activity "My teachingtrajectory". The teaching conceptions and reflections on being a teacher were built, in a biographical perspective, from life trajectories, theoretical and aesthetic references, showing identity dimensions of the subjects and poetic creations as an action of critical reflection on theteaching professionNão recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloAraujo, Betania Libanio Dantas dehttp://lattes.cnpq.br/3104010388590983http://lattes.cnpq.br/4486545267174490ALENCAR-REIS, Anna Cecília de2022-02-24T17:47:29Z2022-02-24T17:47:29Z2022-02-06info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion51 f.application/pdfALENCAR-REIS, A. C. de. Pensar a docência com arte: articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://hdl.handle.net/11600/63157porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T17:54:04Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63157Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T17:54:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
Think teaching with art: articulation of life trajectories, aesthetic and theoretical experiences of undergraduates in Initial formation
title Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
spellingShingle Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
ALENCAR-REIS, Anna Cecília de
Formação inicial de professores
Didática
arte
Trajetórias de vida
Identidades Docentes
title_short Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
title_full Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
title_fullStr Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
title_full_unstemmed Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
title_sort Pensar a docência com Arte: Articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial
author ALENCAR-REIS, Anna Cecília de
author_facet ALENCAR-REIS, Anna Cecília de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Betania Libanio Dantas de
http://lattes.cnpq.br/3104010388590983
http://lattes.cnpq.br/4486545267174490
dc.contributor.author.fl_str_mv ALENCAR-REIS, Anna Cecília de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Didática
arte
Trajetórias de vida
Identidades Docentes
topic Formação inicial de professores
Didática
arte
Trajetórias de vida
Identidades Docentes
description Este estudo investiga como a criação e a percepção artística potencializa os modos de pensar a docência por alunos na formação inicial de professores. Como objetivo geral da pesquisa, buscamos compreender como o espaço de formação inicial nos cursos de licenciaturas, especificamente na disciplina de Didática, possibilita a reflexão sobre a docência articulando o campo conceitual e o estético. A pesquisa analisa duas produções artísticas e autorais de licenciandos na disciplina de didática realizadas no segundo semestre de 2021 a partir da atividade "Minha trajetória docente”. As concepções de docência e as reflexões sobre o ser professor foram construídas, em uma perspectiva biográfica, a partir das trajetórias de vida, referenciais teóricos e estéticos, evidenciando dimensões identitárias dos sujeitos e criações poéticas como uma ação de reflexão crítica sobre a profissão docente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-24T17:47:29Z
2022-02-24T17:47:29Z
2022-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALENCAR-REIS, A. C. de. Pensar a docência com arte: articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
https://hdl.handle.net/11600/63157
identifier_str_mv ALENCAR-REIS, A. C. de. Pensar a docência com arte: articulação de trajetórias de vidas, experiências estéticas e teóricas de licenciandos na formação inicial. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
url https://hdl.handle.net/11600/63157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 51 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268319995265024