A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814 |
Resumo: | A terapia ocupacional é uma profissão que abrange os campos da saúde, social e da educação. Apesar de pouco conhecida, a área da terapia ocupacional na educação vem crescendo cada dia mais e visa a inclusão escolar de crianças com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento bibliográfico de artigos com as temáticas de terapia ocupacional, deficiência visual e educação inclusiva em 3 sítios eletrônicos: portal CAPES, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP. Foram encontrados 3 artigos que possuíam os 3 temas: terapia ocupacional – deficiência visual – educação especial/educação inclusiva ou inclusão escolar. Apesar dos resultados terem sido limitados, a análise dos artigos selecionados indica despreparo de profissionais da área da educação em promover a inclusão escolar de crianças com deficiência visual, além da escassez de estrutura física e de recursos. Notou-se a necessidade de mais estudos na área da terapia ocupacional com pessoas deficientes visuais na esfera da educação inclusiva |
id |
UFSP_7525dc35b62a87e94a00ead3d9f6958d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49814 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográficaTerapia OcupacionalDeficiência VisualEducação InclusivaEducação EspecialInclusão EscolarOccupational TherapyVisual ImpairmentInclusive EducationSpecial EducationSchool InclusionA terapia ocupacional é uma profissão que abrange os campos da saúde, social e da educação. Apesar de pouco conhecida, a área da terapia ocupacional na educação vem crescendo cada dia mais e visa a inclusão escolar de crianças com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento bibliográfico de artigos com as temáticas de terapia ocupacional, deficiência visual e educação inclusiva em 3 sítios eletrônicos: portal CAPES, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP. Foram encontrados 3 artigos que possuíam os 3 temas: terapia ocupacional – deficiência visual – educação especial/educação inclusiva ou inclusão escolar. Apesar dos resultados terem sido limitados, a análise dos artigos selecionados indica despreparo de profissionais da área da educação em promover a inclusão escolar de crianças com deficiência visual, além da escassez de estrutura física e de recursos. Notou-se a necessidade de mais estudos na área da terapia ocupacional com pessoas deficientes visuais na esfera da educação inclusivaThe occupational therapy profession combines the health, social and educational domains. Although being little known, occupational therapy within the educational domain is an expanding field. It strives for the inclusion of children with disabilities, which can include physical, intellectual, hearing or visual impairments. This study aimed to perform a bibliographic research of scientific papers with topics that include occupational therapy, visual impairment and inclusive education from three particular websites: CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel), the Brazilian Journal of Occupational Therapy from the Federal University of São Carlos and the Journal of Occupational Therapy from University of São Paulo. Three papers were selected for including all three following subjects: occupational therapy – visual impairment – special education/inclusive education or school inclusion. Despite limited results, this bibliographic research suggests deficiencies of infrastructure, resources and professional knowledge in the educational domain when promoting the inclusion of children with visual impairments. This study has also observed a demand for more research in the area of occupational therapy interventions for visually impaired individuals within the inclusive education domainUniversidade Federal de São PauloSilva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7118155019861351http://lattes.cnpq.br/6810230883064702Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP]2019-04-15T19:37:51Z2019-04-15T19:37:51Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion31 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T12:25:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49814Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T12:25:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica |
title |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica |
spellingShingle |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP] Terapia Ocupacional Deficiência Visual Educação Inclusiva Educação Especial Inclusão Escolar Occupational Therapy Visual Impairment Inclusive Education Special Education School Inclusion |
title_short |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica |
title_full |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica |
title_fullStr |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica |
title_full_unstemmed |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica |
title_sort |
A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica |
author |
Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP] |
author_facet |
Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7118155019861351 http://lattes.cnpq.br/6810230883064702 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Terapia Ocupacional Deficiência Visual Educação Inclusiva Educação Especial Inclusão Escolar Occupational Therapy Visual Impairment Inclusive Education Special Education School Inclusion |
topic |
Terapia Ocupacional Deficiência Visual Educação Inclusiva Educação Especial Inclusão Escolar Occupational Therapy Visual Impairment Inclusive Education Special Education School Inclusion |
description |
A terapia ocupacional é uma profissão que abrange os campos da saúde, social e da educação. Apesar de pouco conhecida, a área da terapia ocupacional na educação vem crescendo cada dia mais e visa a inclusão escolar de crianças com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento bibliográfico de artigos com as temáticas de terapia ocupacional, deficiência visual e educação inclusiva em 3 sítios eletrônicos: portal CAPES, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP. Foram encontrados 3 artigos que possuíam os 3 temas: terapia ocupacional – deficiência visual – educação especial/educação inclusiva ou inclusão escolar. Apesar dos resultados terem sido limitados, a análise dos artigos selecionados indica despreparo de profissionais da área da educação em promover a inclusão escolar de crianças com deficiência visual, além da escassez de estrutura física e de recursos. Notou-se a necessidade de mais estudos na área da terapia ocupacional com pessoas deficientes visuais na esfera da educação inclusiva |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-10 2019-04-15T19:37:51Z 2019-04-15T19:37:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
31 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Santos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268411282194432 |