A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814
Resumo: A terapia ocupacional é uma profissão que abrange os campos da saúde, social e da educação. Apesar de pouco conhecida, a área da terapia ocupacional na educação vem crescendo cada dia mais e visa a inclusão escolar de crianças com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento bibliográfico de artigos com as temáticas de terapia ocupacional, deficiência visual e educação inclusiva em 3 sítios eletrônicos: portal CAPES, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP. Foram encontrados 3 artigos que possuíam os 3 temas: terapia ocupacional – deficiência visual – educação especial/educação inclusiva ou inclusão escolar. Apesar dos resultados terem sido limitados, a análise dos artigos selecionados indica despreparo de profissionais da área da educação em promover a inclusão escolar de crianças com deficiência visual, além da escassez de estrutura física e de recursos. Notou-se a necessidade de mais estudos na área da terapia ocupacional com pessoas deficientes visuais na esfera da educação inclusiva
id UFSP_7525dc35b62a87e94a00ead3d9f6958d
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/49814
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográficaTerapia OcupacionalDeficiência VisualEducação InclusivaEducação EspecialInclusão EscolarOccupational TherapyVisual ImpairmentInclusive EducationSpecial EducationSchool InclusionA terapia ocupacional é uma profissão que abrange os campos da saúde, social e da educação. Apesar de pouco conhecida, a área da terapia ocupacional na educação vem crescendo cada dia mais e visa a inclusão escolar de crianças com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento bibliográfico de artigos com as temáticas de terapia ocupacional, deficiência visual e educação inclusiva em 3 sítios eletrônicos: portal CAPES, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP. Foram encontrados 3 artigos que possuíam os 3 temas: terapia ocupacional – deficiência visual – educação especial/educação inclusiva ou inclusão escolar. Apesar dos resultados terem sido limitados, a análise dos artigos selecionados indica despreparo de profissionais da área da educação em promover a inclusão escolar de crianças com deficiência visual, além da escassez de estrutura física e de recursos. Notou-se a necessidade de mais estudos na área da terapia ocupacional com pessoas deficientes visuais na esfera da educação inclusivaThe occupational therapy profession combines the health, social and educational domains. Although being little known, occupational therapy within the educational domain is an expanding field. It strives for the inclusion of children with disabilities, which can include physical, intellectual, hearing or visual impairments. This study aimed to perform a bibliographic research of scientific papers with topics that include occupational therapy, visual impairment and inclusive education from three particular websites: CAPES (Coordination of Improvement of Higher Education Personnel), the Brazilian Journal of Occupational Therapy from the Federal University of São Carlos and the Journal of Occupational Therapy from University of São Paulo. Three papers were selected for including all three following subjects: occupational therapy – visual impairment – special education/inclusive education or school inclusion. Despite limited results, this bibliographic research suggests deficiencies of infrastructure, resources and professional knowledge in the educational domain when promoting the inclusion of children with visual impairments. This study has also observed a demand for more research in the area of occupational therapy interventions for visually impaired individuals within the inclusive education domainUniversidade Federal de São PauloSilva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7118155019861351http://lattes.cnpq.br/6810230883064702Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP]2019-04-15T19:37:51Z2019-04-15T19:37:51Z2018-12-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion31 f.application/pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T12:25:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/49814Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T12:25:27Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
title A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
spellingShingle A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP]
Terapia Ocupacional
Deficiência Visual
Educação Inclusiva
Educação Especial
Inclusão Escolar
Occupational Therapy
Visual Impairment
Inclusive Education
Special Education
School Inclusion
title_short A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
title_full A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
title_fullStr A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
title_sort A Terapia Ocupacional e a deficiência visual na educação inclusiva: Uma revisão bibliográfica
author Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP]
author_facet Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carla Cilene Baptista da [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7118155019861351
http://lattes.cnpq.br/6810230883064702
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nayla Cristina Oliveira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Deficiência Visual
Educação Inclusiva
Educação Especial
Inclusão Escolar
Occupational Therapy
Visual Impairment
Inclusive Education
Special Education
School Inclusion
topic Terapia Ocupacional
Deficiência Visual
Educação Inclusiva
Educação Especial
Inclusão Escolar
Occupational Therapy
Visual Impairment
Inclusive Education
Special Education
School Inclusion
description A terapia ocupacional é uma profissão que abrange os campos da saúde, social e da educação. Apesar de pouco conhecida, a área da terapia ocupacional na educação vem crescendo cada dia mais e visa a inclusão escolar de crianças com deficiência, seja ela física, intelectual, visual ou auditiva. O presente trabalho teve como objetivo principal o levantamento bibliográfico de artigos com as temáticas de terapia ocupacional, deficiência visual e educação inclusiva em 3 sítios eletrônicos: portal CAPES, Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da USP. Foram encontrados 3 artigos que possuíam os 3 temas: terapia ocupacional – deficiência visual – educação especial/educação inclusiva ou inclusão escolar. Apesar dos resultados terem sido limitados, a análise dos artigos selecionados indica despreparo de profissionais da área da educação em promover a inclusão escolar de crianças com deficiência visual, além da escassez de estrutura física e de recursos. Notou-se a necessidade de mais estudos na área da terapia ocupacional com pessoas deficientes visuais na esfera da educação inclusiva
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
2019-04-15T19:37:51Z
2019-04-15T19:37:51Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 31 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268411282194432