A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/68451
Resumo: O intuito desta dissertação é a investigação das possíveis relações entre o bordado e a literatura. No início do mestrado, o objeto de pesquisa inicial eram os aspectos testemunhais da série Ça va Aller, produção em bordado e fotografia da artista marfinense Joana Choumali. Com o andamento da pesquisa, a percepção das relações entre o bordado e a literatura ampliou e promoveu diálogos com outras produções artísticas, como a série Bastidores (1997), da artista brasileira Rosana Paulino, e tecidos manchados da artista mexicana Teresa Margolles. O diálogo com a literatura é inserida na pesquisa a partir da relação entre os bordados do coletivo Savane Rutongo-Kabuye, produzidos pós-genocídio de Ruanda (1994), e o livro Baratas de autoria da escritora ruandense Scholastique Mukasonga. Os argumentos teóricos evocados na pesquisa partem de conceitos sobre corpo-memória e oralitura, termos cunhados por Leda Maria Martins. Em relação ao testemunho e sua relação com a memória e linguagens artísticas, como a fotografia, a perspectiva do crítico brasileiro Márcio Seligmann-Silva é de suma importância. Além disso, a relação do bordado, vestígio e testemunha serão tratados através de análises da professora Aleida Assman e da teórica Jeanne-Marie Gagnebin.
id UFSP_775c6f4379342cf95c827256a090dd05
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/68451
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1921642933020819Vidal, PalomaGuarulhos2023-07-04T20:49:05Z2023-07-04T20:49:05Z2023-02-28https://repositorio.unifesp.br/11600/68451O intuito desta dissertação é a investigação das possíveis relações entre o bordado e a literatura. No início do mestrado, o objeto de pesquisa inicial eram os aspectos testemunhais da série Ça va Aller, produção em bordado e fotografia da artista marfinense Joana Choumali. Com o andamento da pesquisa, a percepção das relações entre o bordado e a literatura ampliou e promoveu diálogos com outras produções artísticas, como a série Bastidores (1997), da artista brasileira Rosana Paulino, e tecidos manchados da artista mexicana Teresa Margolles. O diálogo com a literatura é inserida na pesquisa a partir da relação entre os bordados do coletivo Savane Rutongo-Kabuye, produzidos pós-genocídio de Ruanda (1994), e o livro Baratas de autoria da escritora ruandense Scholastique Mukasonga. Os argumentos teóricos evocados na pesquisa partem de conceitos sobre corpo-memória e oralitura, termos cunhados por Leda Maria Martins. Em relação ao testemunho e sua relação com a memória e linguagens artísticas, como a fotografia, a perspectiva do crítico brasileiro Márcio Seligmann-Silva é de suma importância. Além disso, a relação do bordado, vestígio e testemunha serão tratados através de análises da professora Aleida Assman e da teórica Jeanne-Marie Gagnebin.Le but de cette thèse est d'étudier les relations possibles entre la broderie et la littérature. Au début du master, l'objet de recherches initiales était les aspects testimoniaux de la série Ça va aller, réalisation en broderie et photographie de l'artiste ivoirienne Joana Choumali. Au fur et à mesure que la recherche avançait, la perception de la relation entre broderie et littérature s'est élargie et a favorisé des dialogues avec d'autres produits artistiques, comme la série Bastidores (1997), de l'artiste brésilienne Rosana Paulino, et les tissus tachés de l'artiste mexicaine Teresa Margolles. Le dialogue avec la littérature s'insère dans la recherche à partir du rapport entre la broderie du collectif Savanee Rutongo - Kabuye, réalisé après le génocide rwandais (1994), et le livre Cafards de l'écrivaine rwandaise Scholastique Mukasonga. Les arguments théoriques évoqués dans la recherche sont utilisés des concepts de mémoire corporelle et d'oraliture, termes inventés par Leda Maria Martins. En ce qui concerne le témoignage et sa relation avec la mémoire et les langages artistiques, comme la photographie, le point de vue du critique brésilien Márcio Seligmann-Silva est d'une importance primordiale. De plus, la relation entre broderie, vestige et témoin sera abordée à travers les analyses de la professeure Aleida Assman et de la théoricienne Jeanne-Marie Gagnebin.Não recebi financiamento85 f.porUniversidade Federal de São Pauloartes visuaiscorpotraumaBordadoLiteraturaChoumali, JoanaPaulino, Rosana, 1967-Margolles, Teresa, 1963-Savane Rutongo-KibuyeMukasonga, ScholastiqueA escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunhoL'écriture comme broderie : dialogues entre littérature et arts plastiques à travers le témoignageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosLiteratura e autonomia: questões de estética e ética.ORIGINALJordana _final (1).docx.pdfJordana _final (1).docx.pdfapplication/pdf27635212${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/1/Jordana%20_final%20%281%29.docx.pdfff00893f2ec0a966ecd8c0369ab1fd22MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85839${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/2/license.txt6dbc54a4378413d5bba97a70ce7a0692MD52open accessTEXTJordana _final (1).docx.pdf.txtJordana _final (1).docx.pdf.txtExtracted texttext/plain126753${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/6/Jordana%20_final%20%281%29.docx.pdf.txtd56bbc922ecef919b96320d74e86f284MD56open accessTHUMBNAILJordana _final (1).docx.pdf.jpgJordana _final (1).docx.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3847${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/8/Jordana%20_final%20%281%29.docx.pdf.jpgb93e0d03d4be52c09b0004b30521dacfMD58open access11600/684512023-07-04 18:00:17.525open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-07-04T21:00:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv L'écriture comme broderie : dialogues entre littérature et arts plastiques à travers le témoignage
title A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
spellingShingle A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]
artes visuais
corpo
trauma
Bordado
Literatura
Choumali, Joana
Paulino, Rosana, 1967-
Margolles, Teresa, 1963-
Savane Rutongo-Kibuye
Mukasonga, Scholastique
title_short A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
title_full A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
title_fullStr A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
title_full_unstemmed A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
title_sort A escrita como bordado: diálogos entre literatura e artes visuais através do testemunho
author Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]
author_facet Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1921642933020819
dc.contributor.author.fl_str_mv Braz, Jordana Aparecida Alvaro [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vidal, Paloma
contributor_str_mv Vidal, Paloma
dc.subject.por.fl_str_mv artes visuais
corpo
trauma
Bordado
Literatura
Choumali, Joana
Paulino, Rosana, 1967-
Margolles, Teresa, 1963-
Savane Rutongo-Kibuye
Mukasonga, Scholastique
topic artes visuais
corpo
trauma
Bordado
Literatura
Choumali, Joana
Paulino, Rosana, 1967-
Margolles, Teresa, 1963-
Savane Rutongo-Kibuye
Mukasonga, Scholastique
description O intuito desta dissertação é a investigação das possíveis relações entre o bordado e a literatura. No início do mestrado, o objeto de pesquisa inicial eram os aspectos testemunhais da série Ça va Aller, produção em bordado e fotografia da artista marfinense Joana Choumali. Com o andamento da pesquisa, a percepção das relações entre o bordado e a literatura ampliou e promoveu diálogos com outras produções artísticas, como a série Bastidores (1997), da artista brasileira Rosana Paulino, e tecidos manchados da artista mexicana Teresa Margolles. O diálogo com a literatura é inserida na pesquisa a partir da relação entre os bordados do coletivo Savane Rutongo-Kabuye, produzidos pós-genocídio de Ruanda (1994), e o livro Baratas de autoria da escritora ruandense Scholastique Mukasonga. Os argumentos teóricos evocados na pesquisa partem de conceitos sobre corpo-memória e oralitura, termos cunhados por Leda Maria Martins. Em relação ao testemunho e sua relação com a memória e linguagens artísticas, como a fotografia, a perspectiva do crítico brasileiro Márcio Seligmann-Silva é de suma importância. Além disso, a relação do bordado, vestígio e testemunha serão tratados através de análises da professora Aleida Assman e da teórica Jeanne-Marie Gagnebin.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-04T20:49:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-04T20:49:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/68451
url https://repositorio.unifesp.br/11600/68451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/1/Jordana%20_final%20%281%29.docx.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/6/Jordana%20_final%20%281%29.docx.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/68451/8/Jordana%20_final%20%281%29.docx.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ff00893f2ec0a966ecd8c0369ab1fd22
6dbc54a4378413d5bba97a70ce7a0692
d56bbc922ecef919b96320d74e86f284
b93e0d03d4be52c09b0004b30521dacf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764217929957376