Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurindo, Tainá Pinheiro Nunes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65686
Resumo: Objetivo: descrever e analisar a produção científica sobre a assistência pré-natal para mulheres gestantes em situação prisional no Brasil e no mundo. Métodos: revisão integrativa, em que foram analisadas as bases de dados PubMed, Web of Science, Scielo e Biblioteca Virtual da Saúde. Após análise, foram selecionados 34 estudos. Resultados: os estudos foram reunidos em duas categorias: Ações em saúde na assistência pré-natal, nesta categoria foram incluídos estudos que investigam as ações em saúde na assistência pré-natal de mulheres encarceradas, como ações educativas, apoio à amamentação, orientação nutricional, rastreamento e tratamento de sífilis e HIV, tratamento à dependência de drogas lícitas e ilícitas, acesso à exames, medicamentos, consultas, e como se dá a atuação do enfermeiro nesse contexto; e Vivências e Percepções das mulheres no pré-natal, sendo incluídos artigos que apontam as perspectivas e situações vivenciadas pelas mulheres encarceradas durante o pré-natal, apontando a problemática da infraestrutura prisional, da violência, da solidão e do desamparo, da culpa e ansiedade de separação de seus bebês, e da desumanização da assistência em saúde. Considerações finais: O encarceramento é nocivo à saúde das mulheres encarceradas, principalmente das gestantes, já que não possui estrutura física apropriada, além de oferta de alimentação adequada e, serviços e terapêuticas necessárias para a realização de um pré-natal de qualidade. As problemáticas vivenciadas pelas mulheres no pré-natal são semelhantes no cenário nacional e internacional. É fundamental o treinamento dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para que estejam aptos a lidar e atender as demandas e particularidades da gestante encarcerada.
id UFSP_7b8a94c1134efff7a66251f3fadbba41
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65686
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundoPrisãoGravidezMulherMulher grávidaPrisonsPregnancyWomenObjetivo: descrever e analisar a produção científica sobre a assistência pré-natal para mulheres gestantes em situação prisional no Brasil e no mundo. Métodos: revisão integrativa, em que foram analisadas as bases de dados PubMed, Web of Science, Scielo e Biblioteca Virtual da Saúde. Após análise, foram selecionados 34 estudos. Resultados: os estudos foram reunidos em duas categorias: Ações em saúde na assistência pré-natal, nesta categoria foram incluídos estudos que investigam as ações em saúde na assistência pré-natal de mulheres encarceradas, como ações educativas, apoio à amamentação, orientação nutricional, rastreamento e tratamento de sífilis e HIV, tratamento à dependência de drogas lícitas e ilícitas, acesso à exames, medicamentos, consultas, e como se dá a atuação do enfermeiro nesse contexto; e Vivências e Percepções das mulheres no pré-natal, sendo incluídos artigos que apontam as perspectivas e situações vivenciadas pelas mulheres encarceradas durante o pré-natal, apontando a problemática da infraestrutura prisional, da violência, da solidão e do desamparo, da culpa e ansiedade de separação de seus bebês, e da desumanização da assistência em saúde. Considerações finais: O encarceramento é nocivo à saúde das mulheres encarceradas, principalmente das gestantes, já que não possui estrutura física apropriada, além de oferta de alimentação adequada e, serviços e terapêuticas necessárias para a realização de um pré-natal de qualidade. As problemáticas vivenciadas pelas mulheres no pré-natal são semelhantes no cenário nacional e internacional. É fundamental o treinamento dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para que estejam aptos a lidar e atender as demandas e particularidades da gestante encarcerada.Universidade Federal de São PauloRosa, Anderson da Silva [UNIFESP]Silva, Anna Carolina Martins [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1229309214798490http://lattes.cnpq.br/0916786723350340http://lattes.cnpq.br/7980521066172914Laurindo, Tainá Pinheiro Nunes [UNIFESP]2022-10-03T19:26:00Z2022-10-03T19:26:00Z2022-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion25 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65686porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T23:53:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65686Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T23:53:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
title Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
spellingShingle Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
Laurindo, Tainá Pinheiro Nunes [UNIFESP]
Prisão
Gravidez
Mulher
Mulher grávida
Prisons
Pregnancy
Women
title_short Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
title_full Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
title_fullStr Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
title_full_unstemmed Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
title_sort Assistência pré-natal de gestantes no sistema prisional no Brasil e no mundo
author Laurindo, Tainá Pinheiro Nunes [UNIFESP]
author_facet Laurindo, Tainá Pinheiro Nunes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Anderson da Silva [UNIFESP]
Silva, Anna Carolina Martins [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1229309214798490
http://lattes.cnpq.br/0916786723350340
http://lattes.cnpq.br/7980521066172914
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurindo, Tainá Pinheiro Nunes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Prisão
Gravidez
Mulher
Mulher grávida
Prisons
Pregnancy
Women
topic Prisão
Gravidez
Mulher
Mulher grávida
Prisons
Pregnancy
Women
description Objetivo: descrever e analisar a produção científica sobre a assistência pré-natal para mulheres gestantes em situação prisional no Brasil e no mundo. Métodos: revisão integrativa, em que foram analisadas as bases de dados PubMed, Web of Science, Scielo e Biblioteca Virtual da Saúde. Após análise, foram selecionados 34 estudos. Resultados: os estudos foram reunidos em duas categorias: Ações em saúde na assistência pré-natal, nesta categoria foram incluídos estudos que investigam as ações em saúde na assistência pré-natal de mulheres encarceradas, como ações educativas, apoio à amamentação, orientação nutricional, rastreamento e tratamento de sífilis e HIV, tratamento à dependência de drogas lícitas e ilícitas, acesso à exames, medicamentos, consultas, e como se dá a atuação do enfermeiro nesse contexto; e Vivências e Percepções das mulheres no pré-natal, sendo incluídos artigos que apontam as perspectivas e situações vivenciadas pelas mulheres encarceradas durante o pré-natal, apontando a problemática da infraestrutura prisional, da violência, da solidão e do desamparo, da culpa e ansiedade de separação de seus bebês, e da desumanização da assistência em saúde. Considerações finais: O encarceramento é nocivo à saúde das mulheres encarceradas, principalmente das gestantes, já que não possui estrutura física apropriada, além de oferta de alimentação adequada e, serviços e terapêuticas necessárias para a realização de um pré-natal de qualidade. As problemáticas vivenciadas pelas mulheres no pré-natal são semelhantes no cenário nacional e internacional. É fundamental o treinamento dos profissionais de saúde, em especial o enfermeiro, para que estejam aptos a lidar e atender as demandas e particularidades da gestante encarcerada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-03T19:26:00Z
2022-10-03T19:26:00Z
2022-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65686
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 25 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268328142700544