“Saindo do armário”: a política de letramento “Acervo dos professores” em uma escola paulistana de território vulnerável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Paula Redigolo Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69405
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a política de letramento Projeto Acervo dos Professores (PAP), desenhada e implementada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), no âmbito do Programa Sala de Leitura. Essa política visa “ampliar o espaço de formação de leitores”, oportunizando que “professores e estudantes formem uma comunidade leitora fluente” (São Paulo, 2020). O quadro teórico-metodológico mobilizado advém dos Estudos do Letramento de abordagem sociocultural e histórica (Street, 1993, 2014; Graff, 2016; Kleiman, 1995; Kleiman; Sito, 2016; Barton, 1994; Barton; Hamilton, 2000), especificamente de pesquisas que tematizam políticas, programas e ações em torno do letramento (Amaral, 2022; Araújo, 2013; Firmino, 2015, 2020; Kalman, 2004a, 2004b, 2008; Macedo, 2020), bem como dos Estudos sobre Desenho e Implementação de Políticas Públicas (Barreira; Carvalho, 2001; Arretche, 2001; Di Giusto; Ribeiro, 2019). Como a política visa a formação de leitores, tanto entre alunos quanto entre professores, as categorias de análise implicam identificar, seguindo Kalman (1996) e Araújo (2008, 2013), as condições de disponibilidade – os recursos destinados à infraestrutura e ao espaço físico (equipamentos, mobiliário, o acervo e os critérios de seleção e distribuição dos livros); além das condições de acesso – as estratégias e os mediadores previstos para a promoção de práticas de leitura; e dos modos de apropriação – as maneiras como os leitores se apropriam de práticas de leitura, e os artefatos e textos disponíveis decorrentes da política. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativista (Lankshear; Knobel, 2008) que abarca instrumentos diversos. De um lado, tem-se o recurso à análise documental, a fim de compreender os elementos que constituem a política (o diagnóstico de que parte, as diretrizes, estratégias e arranjos). De outro, de modo complementar, busca-se compreender a adesão por parte de um pequeno grupo de agentes responsáveis por sua implementação, no âmbito de uma escola estadual paulista. Como campo, optou-se por uma escola localizada em território vulnerável na região metropolitana de São Paulo, dado que nestas localidades, segundo Ribeiro e Vóvio (2017), as condições sociais, econômicas e culturais afetam a qualidade das oportunidades educacionais, o que pode gerar maiores obstáculos para a distribuição de bens por parte da escola, e para a formação do leitor. O estudo revelou que o PAP é uma política de letramento suplementar, focada em disponibilizar livros para professores e alunos. No entanto, a falta de recursos e profissionais dedicados à gestão do acervo e a pouca comunicação entre os agentes implementadores podem dificultar sua efetividade. A concepção de letramento da política também apresenta limitações, resultando em desafios na formação dos professores e na criação de uma comunidade leitora. Contudo, a autonomia e dedicação das professoras foram essenciais para potencializar o acervo e promover as práticas de letramento constatadas.
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spelling “Saindo do armário”: a política de letramento “Acervo dos professores” em uma escola paulistana de território vulnerável“Coming out of the closet”: The literacy policy “Collection of teachers” in a São Paulo school in vulnerable territoryPolítica de letramentoFormação do leitorTerritório vulnerávelLiteracy policyReading educationVulnerable territoryProjeto Acervo dos Professores (PAP)A presente pesquisa tem como objeto de estudo a política de letramento Projeto Acervo dos Professores (PAP), desenhada e implementada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), no âmbito do Programa Sala de Leitura. Essa política visa “ampliar o espaço de formação de leitores”, oportunizando que “professores e estudantes formem uma comunidade leitora fluente” (São Paulo, 2020). O quadro teórico-metodológico mobilizado advém dos Estudos do Letramento de abordagem sociocultural e histórica (Street, 1993, 2014; Graff, 2016; Kleiman, 1995; Kleiman; Sito, 2016; Barton, 1994; Barton; Hamilton, 2000), especificamente de pesquisas que tematizam políticas, programas e ações em torno do letramento (Amaral, 2022; Araújo, 2013; Firmino, 2015, 2020; Kalman, 2004a, 2004b, 2008; Macedo, 2020), bem como dos Estudos sobre Desenho e Implementação de Políticas Públicas (Barreira; Carvalho, 2001; Arretche, 2001; Di Giusto; Ribeiro, 2019). Como a política visa a formação de leitores, tanto entre alunos quanto entre professores, as categorias de análise implicam identificar, seguindo Kalman (1996) e Araújo (2008, 2013), as condições de disponibilidade – os recursos destinados à infraestrutura e ao espaço físico (equipamentos, mobiliário, o acervo e os critérios de seleção e distribuição dos livros); além das condições de acesso – as estratégias e os mediadores previstos para a promoção de práticas de leitura; e dos modos de apropriação – as maneiras como os leitores se apropriam de práticas de leitura, e os artefatos e textos disponíveis decorrentes da política. Trata-se de um estudo qualitativo-interpretativista (Lankshear; Knobel, 2008) que abarca instrumentos diversos. De um lado, tem-se o recurso à análise documental, a fim de compreender os elementos que constituem a política (o diagnóstico de que parte, as diretrizes, estratégias e arranjos). De outro, de modo complementar, busca-se compreender a adesão por parte de um pequeno grupo de agentes responsáveis por sua implementação, no âmbito de uma escola estadual paulista. Como campo, optou-se por uma escola localizada em território vulnerável na região metropolitana de São Paulo, dado que nestas localidades, segundo Ribeiro e Vóvio (2017), as condições sociais, econômicas e culturais afetam a qualidade das oportunidades educacionais, o que pode gerar maiores obstáculos para a distribuição de bens por parte da escola, e para a formação do leitor. O estudo revelou que o PAP é uma política de letramento suplementar, focada em disponibilizar livros para professores e alunos. No entanto, a falta de recursos e profissionais dedicados à gestão do acervo e a pouca comunicação entre os agentes implementadores podem dificultar sua efetividade. A concepção de letramento da política também apresenta limitações, resultando em desafios na formação dos professores e na criação de uma comunidade leitora. Contudo, a autonomia e dedicação das professoras foram essenciais para potencializar o acervo e promover as práticas de letramento constatadas.The object of this research is the literacy policy Projeto Acervo dos Professores (Teachers' Collection Projet, or PAP, in the Portuguese acronym), designed and implemented by the São Paulo State Department of Education (SEDUC-SP), within the scope of the Sala de Leitura (Reading Room) Program. The policy aims to “expand the scope for reader education,” providing opportunities for “teachers and students to form a fluent reader community” (São Paulo, 2020). The theoretical-methodological framework comes from the Literacy Studies sociocultural and historical approach (Street, 1993, 2014; Graff, 2016; Kleiman, 1995; Kleiman; Sito, 2016; Barton, 1994; Barton; Hamilton, 2000), specifically from research that thematizes policies, programs and actions around literacy (Amaral, 2022; Araújo, 2013; Firmino, 2015, 2020; Kalman, 2004a, 2004b, 2008; Macedo, 2020), as well as Studies on Public Policy Design and Implementation (Barreira; Carvalho, 2001; Arretche, 2001; Di Giusto; Ribeiro, 2019). As the policy aims at reader education both among students and teachers, the categories of analysis imply identifying, following Kalman (1996) and Araújo (2008, 2013), the conditions of availability – the resources destined for infrastructure and physical space (equipment, furniture, collection and criteria for selection and distribution of books); in addition to access conditions – the strategies and mediators provided for the promotion of reading practices; and modes of appropriation – the ways in which readers appropriate reading practices, and the artifacts and texts available arising from policy. This is a qualitative-interpretative study (Lankshear; Knobel, 2008) that includes different instruments. Firstly, it resorts to documental analysis, in order to understand the elements that constitute the policy (its initial diagnosis, its guidelines, strategies and arrangements). We also seek to understand the adhesion on the part of a small group of agents responsible for its implementation, in a state school in the city of São Paulo. We chose a school located in a vulnerable territory in the metropolitan region of São Paulo, given that in these locations, according to Ribeiro and Vóvio (2017), social, economic and cultural conditions affect the quality of educational opportunities, which can generate greater obstacles for the distribution of benefits by the school, and for the education of readers. The study revealed that PAP is a supplementary literacy policy, focused on making books available to teachers and students. However, the lack of resources and professionals dedicated to managing the collection, and the poor communication between implementing agents can hinder its effectiveness. The policy's concept of literacy also has limitations, resulting in challenges in teacher training and in creating a reading community. However, the teachers' autonomy and dedication were essential to enhance the collection and promote the literacy practices observed.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloVóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6082754427382954https://lattes.cnpq.br/8389259257631202Aguiar, Paula Redigolo Alves de2023-10-30T17:24:40Z2023-10-30T17:24:40Z2023-08-30info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion179 f.application/pdfAGUIAR, Paula Redigolo Alves. “Saindo do armário”: A política de letramento “Acervo dos professores” em uma escola paulistana de território vulnerável. Guarulhos, 2023. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69405porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T07:23:18Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69405Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T07:23:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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