Menina hoje, cientista amanhã: incentivos para educação e emancipação de gênero na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Samara [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71413
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata da importância do incentivo para meninas no campo das Ciências e Tecnologias, refletindo sobre estratégias de educação para o empoderamento feminino, desde a pequena infância. Parte da apresentação da minha experiência no contexto do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) na Educação Infantil, com a participação no projeto da Banca da Ciência (BC), que teve a intenção de viabilizar a divulgação das ciências de forma lúdica e interativa em escolas públicas de Guarulhos. Os procedimentos metodológicos deste trabalho envolvem a pesquisa documental, com análise de publicações nacionais e internacionais, como a "Agenda 2030" da Organização das Nações Unidas - ONU Brasil (2015) e o documento "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática - STEM" da Unesco (2018). Assim como realiza um levantamento e análise de pesquisas no Banco de Teses e Dissertações de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e artigos do Banco Periódicos CAPES sobre Gênero, Ciências e Educação Infantil. As análises revelam que os documentos significam um importante passo para construção de ações de iniciativas de gênero, políticas concebidas para incentivar a participação de meninas nas Ciências. Revelam como as políticas afirmativas de educação e gênero são importantes para incentivar jovens meninas a se reconhecerem e a participarem em carreiras científicas. Considerando que a sociedade brasileira ainda é permeada pelo sexismo e pelas desigualdades de gênero no campo da ciências, os resultados da pesquisa apontam para a importância da construção de uma educação emancipatória, que traga as meninas e mulheres para as áreas das ciências. Incentivar o debate sobre gênero e ciência, desde a pequena infância, é uma luta política, de valorização da capacidade profissional feminina e de reconhecimento de sua produção científica.
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Os procedimentos metodológicos deste trabalho envolvem a pesquisa documental, com análise de publicações nacionais e internacionais, como a "Agenda 2030" da Organização das Nações Unidas - ONU Brasil (2015) e o documento "Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática - STEM" da Unesco (2018). Assim como realiza um levantamento e análise de pesquisas no Banco de Teses e Dissertações de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e artigos do Banco Periódicos CAPES sobre Gênero, Ciências e Educação Infantil. As análises revelam que os documentos significam um importante passo para construção de ações de iniciativas de gênero, políticas concebidas para incentivar a participação de meninas nas Ciências. Revelam como as políticas afirmativas de educação e gênero são importantes para incentivar jovens meninas a se reconhecerem e a participarem em carreiras científicas. Considerando que a sociedade brasileira ainda é permeada pelo sexismo e pelas desigualdades de gênero no campo da ciências, os resultados da pesquisa apontam para a importância da construção de uma educação emancipatória, que traga as meninas e mulheres para as áreas das ciências. Incentivar o debate sobre gênero e ciência, desde a pequena infância, é uma luta política, de valorização da capacidade profissional feminina e de reconhecimento de sua produção científica.This final paper deals with the importance of encouraging girls in the field of Science and Technology, reflecting on educational strategies for female empowerment, starting from early childhood. Part of the presentation of my experience in the context of the Institutional Initiation Program for Teaching (PIBID) in Early Childhood Education, with participation in the Science Bank (BC) project, which aimed to facilitate the dissemination of science in a playful and interactive way in public schools in Guarulhos. The methodological procedures of this work involve documentary research, with analysis of national and international publications, such as the "Agenda 2030" of the United Nations - UN Brazil (2015) and the document "Decipher the code: education of girls and women in science , technology, engineering and mathematics - STEM" from UNESCO (2018). As well as the survey and analysis of research in the Bank of Theses and Dissertations of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and articles in the CAPES Periodicals Bank on Gender, Sciences and Early Childhood Education. The analyzes reveal that the documents represent an important step towards building gender initiative actions, policies designed to encourage the participation of girls in Science. They reveal how important affirmative education and gender policies are to encourage young girls to recognize themselves and participate in scientific careers. Considering that Brazilian society is still permeated by sexism and gender inequalities in the field of science, the research results point to the importance of building an emancipatory education, which brings girls and women into the areas of science. Encouraging the debate on gender and Science, from early childhood, is a political struggle, valuing female professional capacity and recognizing their scientific production.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFinco, Danielahttp://lattes.cnpq.br/5868721280642490http://lattes.cnpq.br/4326655036476904Santos, Samara [UNIFESP]2024-07-12T21:37:48Z2024-07-12T21:37:48Z2024-06-15info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion80 f.application/pdfSantos, Samara SIlva. Menina hoje, cientista amanhã: incentivos para educação e emancipação de gênero na infância. 2024. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11600/71413porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T02:24:02Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71413Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T02:24:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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