Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo, Viviane [UNIFESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18058
Resumo: Objetivo: 0 objetivo do presente estudo foi desenvolver, implementar e avaliar um curso baseado na tecnologia Web em cirurgia experimental para alunos do curso de graduacao em Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESPEPM). 0 curso tradicional em cirurgia experimental, baseado em palestras formais e atividades laboratoriais, e oferecido na grade curricular do terceiro ano medico desta Universidade. A parte teorica do curso foi desenvolvida e implementada na Web e oferecida aos alunos no segundo semestre do ano de 2001. A efetividade do curso, o ganho em conhecimento obtido pelos alunos e suas atitudes em relacao a este novo ambiente de aprendizado foram avaliados. Os processos de desenvolvimento e implementacao deste novo formato de curso tambem foram descritos e discutidos. Metodos: A populacao do estudo foi de 66 estudantes do terceiro ano medico desta Universidade que, durante cinco semanas, participaram do curso e o avaliaram. 0 desenho de pesquisa usado foi: Um Grupo Pre e Pos-teste Sem Grupo Controle. Seis questionarios de avaliacao baseados em uma escala de Likert de cinco pontos foram apresentados aos alunos no web site do curso. A efetividade do curso e o ganho dos alunos em conhecimento sobre cirurgia experimental foram determinados pela analise dos seguintes dados: os resultados das avaliacoes, as notas dos testes pre e pos-curso e as variaveis do rastreamento dos alunos. Resultados: Os resultados demonstraram niveis altos de funcionalidade do curso e de efetividade do seu material. 0 grau de aceitacao entre os estudantes tambem foi alto. 0 ganho em conhecimento foi estatisticamente significativo apos o curso (p < 0,001). A correlacao entre o ganho e o desempenho dos alunos na atividade interativa (notas do video quiz), embora positiva e significativa, foi muito fraca. Este estudo apresentou evidencias de que os videos interativos sao uteis para os cursos baseados na Web, especialmente por influenciarem no ganho em conhecimento. Nao houve correlacao entre o ganho e o tempo que os alunos gastaram navegando nas paginas do curso. Conclusoes: o Curso Teorico de Tecnica Operatoria e Cirurgia Experimental para a graduacao medica na Web foi desenvolvido e implementado com exito. A avaliacao realizada mostrou que o curso e efetivo e aceito entre os alunos. 0 material didatico on-line de alta qualidade, os graus elevados de funcionalidade e de aceitacao do curso...(au)
id UFSP_855dbd7e262ef1e9068a5b42fef43fb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/18058
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Bernardo, Viviane [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sigulem, Daniel [UNIFESP]2015-12-06T23:02:20Z2015-12-06T23:02:20Z2002BERNARDO, Viviane. Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina. 2002. 104 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2002.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18058epm-017983.pdfPublico-18058Objetivo: 0 objetivo do presente estudo foi desenvolver, implementar e avaliar um curso baseado na tecnologia Web em cirurgia experimental para alunos do curso de graduacao em Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESPEPM). 0 curso tradicional em cirurgia experimental, baseado em palestras formais e atividades laboratoriais, e oferecido na grade curricular do terceiro ano medico desta Universidade. A parte teorica do curso foi desenvolvida e implementada na Web e oferecida aos alunos no segundo semestre do ano de 2001. A efetividade do curso, o ganho em conhecimento obtido pelos alunos e suas atitudes em relacao a este novo ambiente de aprendizado foram avaliados. Os processos de desenvolvimento e implementacao deste novo formato de curso tambem foram descritos e discutidos. Metodos: A populacao do estudo foi de 66 estudantes do terceiro ano medico desta Universidade que, durante cinco semanas, participaram do curso e o avaliaram. 0 desenho de pesquisa usado foi: Um Grupo Pre e Pos-teste Sem Grupo Controle. Seis questionarios de avaliacao baseados em uma escala de Likert de cinco pontos foram apresentados aos alunos no web site do curso. A efetividade do curso e o ganho dos alunos em conhecimento sobre cirurgia experimental foram determinados pela analise dos seguintes dados: os resultados das avaliacoes, as notas dos testes pre e pos-curso e as variaveis do rastreamento dos alunos. Resultados: Os resultados demonstraram niveis altos de funcionalidade do curso e de efetividade do seu material. 0 grau de aceitacao entre os estudantes tambem foi alto. 0 ganho em conhecimento foi estatisticamente significativo apos o curso (p < 0,001). A correlacao entre o ganho e o desempenho dos alunos na atividade interativa (notas do video quiz), embora positiva e significativa, foi muito fraca. Este estudo apresentou evidencias de que os videos interativos sao uteis para os cursos baseados na Web, especialmente por influenciarem no ganho em conhecimento. Nao houve correlacao entre o ganho e o tempo que os alunos gastaram navegando nas paginas do curso. Conclusoes: o Curso Teorico de Tecnica Operatoria e Cirurgia Experimental para a graduacao medica na Web foi desenvolvido e implementado com exito. A avaliacao realizada mostrou que o curso e efetivo e aceito entre os alunos. 0 material didatico on-line de alta qualidade, os graus elevados de funcionalidade e de aceitacao do curso...(au)Objectives: The aim of this study was to develop, implement and evaluate a webbased course on experimental surgery for undergraduate medical students. The traditional experimental surgery course, based on formal lectures and laboratory activities, is part of the third-year medical curriculum of the Federal University of São Paulo (UNIFESP-EPM). The theoretical portion of the course was developed and implemented in a web-based format and offered to medical students in October 2002. The course effectiveness, the students’ knowledge gain and their attitude towards this new course format were assessed. The process involved in developing and implementing web-based learning was also described and discussed. Methods: The study population was composed of 66 third-year medical students from our University. During five weeks, these students attended the course and went through an evaluation process. The study design used was: One group pre- and post-tests design without control group. Six on-line evaluation questionnaires, consisting of fivepoint Likert scale questions, were submitted to the students. To determine the course effectiveness and the students´ knowledge gain, the following data were analyzed: the students´ evaluation results, their pre- and post- tests scores and their web session variables. Results: The results demonstrated high levels of course functionality, as well as the effectiveness of its material. The level of acceptance among medical students was also high. The students´ knowledge gain was statistically significant after the course (p < 0.001). Correlation between the students´ gain and their performance in the interactive activity (students´ video quiz grades) was very weak. This study presented evidences that videos quizzes are useful for web-based courses, especially for influencing the knowledge gain. Correlation between the gain and the time students spent on-line was not found. Conclusions: The development and the implementation of the web-based course on Experimental Surgery were successfully accomplished. The evaluation conducted showed that a web-based course for undergraduate medical students is effective and favorably accepted among them. The good quality of the on-line content, the high levels of course functionality and students’ acceptance contributed to its effectiveness. Hence, it will be adopted in the third-year undergraduate medical curriculum at UNIFESP-EPM. In order to increase the value of the Web in medical undergraduate settings, studies such as this should be widely implemented to help the teachers to adapt their pedagogy to this ever-changing medium, as well as to the needs and demands of medical students. We encourage to rethink medical curriculum strategies involving the Web.BV UNIFESP: Teses e dissertações104 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Educação a DistânciaInternetAvaliação educacionalInstrução por computadorEducação médicaEnsino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicinaWeb-based learning: development, implementation and assessment of an undergraduate medical courseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola Paulista de Medicina (EPM)Gestão e Informática em Saúde - EPMORIGINALPublico-18058.pdfPublico-18058.pdfapplication/pdf547477${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18058/1/Publico-18058.pdf71079f7c124221cd0e7317fa9f6844e9MD51open accessTEXTPublico-18058.pdf.txtPublico-18058.pdf.txtExtracted texttext/plain187928${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18058/3/Publico-18058.pdf.txt4ff8cbe04261c258b6053cb86fc2452aMD53open accessTHUMBNAILPublico-18058.pdf.jpgPublico-18058.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3579${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18058/5/Publico-18058.pdf.jpgff4c6d23198991cafa0048deaa8260b9MD55open access11600/180582022-07-29 19:52:33.622open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/18058Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-29T22:52:33Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Web-based learning: development, implementation and assessment of an undergraduate medical course
title Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
spellingShingle Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
Bernardo, Viviane [UNIFESP]
Educação a Distância
Internet
Avaliação educacional
Instrução por computador
Educação médica
title_short Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
title_full Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
title_fullStr Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
title_full_unstemmed Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
title_sort Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina
author Bernardo, Viviane [UNIFESP]
author_facet Bernardo, Viviane [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo, Viviane [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sigulem, Daniel [UNIFESP]
contributor_str_mv Sigulem, Daniel [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Internet
Avaliação educacional
Instrução por computador
Educação médica
topic Educação a Distância
Internet
Avaliação educacional
Instrução por computador
Educação médica
description Objetivo: 0 objetivo do presente estudo foi desenvolver, implementar e avaliar um curso baseado na tecnologia Web em cirurgia experimental para alunos do curso de graduacao em Medicina da Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESPEPM). 0 curso tradicional em cirurgia experimental, baseado em palestras formais e atividades laboratoriais, e oferecido na grade curricular do terceiro ano medico desta Universidade. A parte teorica do curso foi desenvolvida e implementada na Web e oferecida aos alunos no segundo semestre do ano de 2001. A efetividade do curso, o ganho em conhecimento obtido pelos alunos e suas atitudes em relacao a este novo ambiente de aprendizado foram avaliados. Os processos de desenvolvimento e implementacao deste novo formato de curso tambem foram descritos e discutidos. Metodos: A populacao do estudo foi de 66 estudantes do terceiro ano medico desta Universidade que, durante cinco semanas, participaram do curso e o avaliaram. 0 desenho de pesquisa usado foi: Um Grupo Pre e Pos-teste Sem Grupo Controle. Seis questionarios de avaliacao baseados em uma escala de Likert de cinco pontos foram apresentados aos alunos no web site do curso. A efetividade do curso e o ganho dos alunos em conhecimento sobre cirurgia experimental foram determinados pela analise dos seguintes dados: os resultados das avaliacoes, as notas dos testes pre e pos-curso e as variaveis do rastreamento dos alunos. Resultados: Os resultados demonstraram niveis altos de funcionalidade do curso e de efetividade do seu material. 0 grau de aceitacao entre os estudantes tambem foi alto. 0 ganho em conhecimento foi estatisticamente significativo apos o curso (p < 0,001). A correlacao entre o ganho e o desempenho dos alunos na atividade interativa (notas do video quiz), embora positiva e significativa, foi muito fraca. Este estudo apresentou evidencias de que os videos interativos sao uteis para os cursos baseados na Web, especialmente por influenciarem no ganho em conhecimento. Nao houve correlacao entre o ganho e o tempo que os alunos gastaram navegando nas paginas do curso. Conclusoes: o Curso Teorico de Tecnica Operatoria e Cirurgia Experimental para a graduacao medica na Web foi desenvolvido e implementado com exito. A avaliacao realizada mostrou que o curso e efetivo e aceito entre os alunos. 0 material didatico on-line de alta qualidade, os graus elevados de funcionalidade e de aceitacao do curso...(au)
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:02:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:02:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BERNARDO, Viviane. Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina. 2002. 104 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2002.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18058
dc.identifier.file.none.fl_str_mv epm-017983.pdf
Publico-18058
identifier_str_mv BERNARDO, Viviane. Ensino baseado na Web: desenvolvimento, implementação e avaliação de um curso de graduação em medicina. 2002. 104 p. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2002.
epm-017983.pdf
Publico-18058
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18058/1/Publico-18058.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18058/3/Publico-18058.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/18058/5/Publico-18058.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71079f7c124221cd0e7317fa9f6844e9
4ff8cbe04261c258b6053cb86fc2452a
ff4c6d23198991cafa0048deaa8260b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764121830064128