Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cogo,Ana Luísa Petersen
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pedro,Eva Néri Rubim, Silva,Ana Paula Scheffer Schell da, Schatkoski,Aline Modelski, Catalan,Vanessa Menezes, Alves,Rosa Helena Kreutz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000200006
Resumo: Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.
id USP-24_c91a25e1dba2dca3c4c311a1c40a8ee6
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342009000200006
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduaçãoEducação em enfermagemEducação à distânciaTecnologia educacionalInstrução por computadorTrata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000200006Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.2 2009reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-62342009000200006info:eu-repo/semantics/openAccessCogo,Ana Luísa PetersenPedro,Eva Néri RubimSilva,Ana Paula Scheffer Schell daSchatkoski,Aline ModelskiCatalan,Vanessa MenezesAlves,Rosa Helena Kreutzpor2015-07-29T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342009000200006Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-07-29T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
title Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
spellingShingle Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
Cogo,Ana Luísa Petersen
Educação em enfermagem
Educação à distância
Tecnologia educacional
Instrução por computador
title_short Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
title_full Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
title_fullStr Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
title_full_unstemmed Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
title_sort Objetos educacionais digitais em enfermagem: avaliação por docentes de um curso de graduação
author Cogo,Ana Luísa Petersen
author_facet Cogo,Ana Luísa Petersen
Pedro,Eva Néri Rubim
Silva,Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski,Aline Modelski
Catalan,Vanessa Menezes
Alves,Rosa Helena Kreutz
author_role author
author2 Pedro,Eva Néri Rubim
Silva,Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski,Aline Modelski
Catalan,Vanessa Menezes
Alves,Rosa Helena Kreutz
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cogo,Ana Luísa Petersen
Pedro,Eva Néri Rubim
Silva,Ana Paula Scheffer Schell da
Schatkoski,Aline Modelski
Catalan,Vanessa Menezes
Alves,Rosa Helena Kreutz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação à distância
Tecnologia educacional
Instrução por computador
topic Educação em enfermagem
Educação à distância
Tecnologia educacional
Instrução por computador
description Trata-se de investigação sobre a utilização de objetos educacionais digitais nas formas de hipertexto, jogo educativo e simulação sobre o tema oxigenoterapia junto a docentes do curso de graduação em enfermagem. Estudo transversal do tipo exploratório, com 10 docentes selecionados de forma intencional, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2006. Para coleta de dados foi utilizado um questionário, utilizando-se uma escala do tipo Likert para avaliar a adequação dos conteúdos, da apresentação visual e a utilização dos objetos educacionais. Os dados foram organizados e processados pela estatística descritiva. Os resultados apontaram que os docentes foram favoráveis à apresentação dos objetos educacionais, assim como à adequação dos conteúdos mostrados e a utilização dos mesmos com o conteúdo sobre oxigenoterapia. Não foi significativa a relação da opinião dos professores com a faixa etária ou com o seu conhecimento em informática, assim como o tempo de docência e os conteúdos ministrados.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-62342009000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.43 n.2 2009
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936532862959616