Process of speech acquisition and development of autistic children with or without autistic regression

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tamanaha, Ana Carina [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado, Gislaine Mara Guerra, Loebmann, Carla, Perissinoto, Jacy [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8498
http://dx.doi.org/10.1590/2317-1782/201420130021
Resumo: OBJETIVO:Comparar a trajetória de aquisição e desenvolvimento de fala de crianças autistas com e sem história de regressão autística.MÉTODOS:A amostra foi constituída por 64 crianças autistas, de três a dez anos, de ambos os gêneros, diagnosticadas por equipe multidisciplinar. Foram investigadas na anamnese: menção ou não ao episódio de regressão de fala relatada pelos pais; número de palavras produzidas num período mínimo de três meses anterior à detecção da regressão; menção ou não a episódio de regressão de comportamentos sociais concomitantes à parada na fala; e a produção verbal aos três anos de idade. Adotou-se nível de significância de 5%.RESULTADOS:Trinta e um por cento das crianças apresentaram menção à regressão. Destas, 100% também apresentaram perda de habilidades lúdicas e sociais. A média de palavras produzidas anteriormente à detecção de regressão foi cinco. Os grupos com e sem menção à regressão não diferiram quanto à trajetória de aquisição e desenvolvimento de fala.CONCLUSÕES:Foi possível comparar a trajetória de desenvolvimento de fala de crianças autistas com e sem história de regressão e verificar que as crianças acometidas por período de regressão autística não indicaram tendência de desfecho clínico mais positivo em relação à produção de fala.
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