O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorça, Alessandra Carneiro [UNIFESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24312
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar o papel da pós-graduação lato sensu na prática profissional do fisioterapeuta na cidade de Goiânia, enfocando a formação de competência técnica e cognitiva. Foi realizado um estudo quali-quantitativo com uso de questionário semi-estruturado contendo os eixos: o perfil dos egressos, a formação de competência técnica e cognitiva, a relação com o mercado de trabalho e as expectativas dos egressos em relação à pós-graduação lato sensu. Foram analisados 46 questionários respondidos pelos egressos dos cursos de pósgradua ção lato sensu que realizaram o curso no período de 2000 a 2004 e que trabalhavam na cidade no período da coleta. A maioria dos egressos encontrava-se na faixa etária de 20 a 30 anos, era do sexo feminino (78%), concluiu a graduação entre 2001 e 2004 em instituições particulares ou estaduais, nas áreas de conhecimento de fisioterapia hospitalar e neurológica, realizou a especialização entre um e cinco anos após formados e trabalhava em hospitais. Em relação à competência técnica, foi observado que a especialização contribuiu para o aprendizado e aprimoramento de novas técnicas, para melhorar a capacidade de realizar exame físico, diagnóstico e tratamento diferenciado. Quanto à competência cognitiva, observou-se aprimoramento do raciocínio clínico, diminuição das incertezas e inseguranças e melhora da capacidade de comunicação multiprofissional. Verificou-se que a maioria dos egressos percebeu um ganho de crescimento profissional após a especialização. No tocante ao mercado de trabalho, observou-se que ocorreram mudanças de cargo ou promoção com a nova titulação e que apareceram mais oportunidades de emprego, incluindo a docência universitária, porém, a remuneração não se diferenciou. Em relação às expectativas quanto ao curso e aos motivos que os levaram a fazer pós-graduação, a maioria das respostas direcionou o ganho de conhecimento teórico, prático e científico e, também, novas oportunidades de emprego. Para a maioria, as expectativas referentes ao curso foram cumpridas. Dentre os pontos positivos, foram mencionados a presença de ótimos professores, compromissados com a proposta de ensino e, como pontos negativos, a falta de prática na especialização e o sistema de aula mensal, que tornaram o curso cansativo.
id UFSP_892a4973e790ea4d28dbd6f537cda2db
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/24312
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Dorça, Alessandra Carneiro [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Iochida, Lucia Christina [UNIFESP]2015-12-06T23:47:48Z2015-12-06T23:47:48Z2007DORÇA, Alessandra Carneiro. O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2007.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24312Tese-11219.pdfEsta pesquisa buscou analisar o papel da pós-graduação lato sensu na prática profissional do fisioterapeuta na cidade de Goiânia, enfocando a formação de competência técnica e cognitiva. Foi realizado um estudo quali-quantitativo com uso de questionário semi-estruturado contendo os eixos: o perfil dos egressos, a formação de competência técnica e cognitiva, a relação com o mercado de trabalho e as expectativas dos egressos em relação à pós-graduação lato sensu. Foram analisados 46 questionários respondidos pelos egressos dos cursos de pósgradua ção lato sensu que realizaram o curso no período de 2000 a 2004 e que trabalhavam na cidade no período da coleta. A maioria dos egressos encontrava-se na faixa etária de 20 a 30 anos, era do sexo feminino (78%), concluiu a graduação entre 2001 e 2004 em instituições particulares ou estaduais, nas áreas de conhecimento de fisioterapia hospitalar e neurológica, realizou a especialização entre um e cinco anos após formados e trabalhava em hospitais. Em relação à competência técnica, foi observado que a especialização contribuiu para o aprendizado e aprimoramento de novas técnicas, para melhorar a capacidade de realizar exame físico, diagnóstico e tratamento diferenciado. Quanto à competência cognitiva, observou-se aprimoramento do raciocínio clínico, diminuição das incertezas e inseguranças e melhora da capacidade de comunicação multiprofissional. Verificou-se que a maioria dos egressos percebeu um ganho de crescimento profissional após a especialização. No tocante ao mercado de trabalho, observou-se que ocorreram mudanças de cargo ou promoção com a nova titulação e que apareceram mais oportunidades de emprego, incluindo a docência universitária, porém, a remuneração não se diferenciou. Em relação às expectativas quanto ao curso e aos motivos que os levaram a fazer pós-graduação, a maioria das respostas direcionou o ganho de conhecimento teórico, prático e científico e, também, novas oportunidades de emprego. Para a maioria, as expectativas referentes ao curso foram cumpridas. Dentre os pontos positivos, foram mencionados a presença de ótimos professores, compromissados com a proposta de ensino e, como pontos negativos, a falta de prática na especialização e o sistema de aula mensal, que tornaram o curso cansativo.The present study aimed to show the role of graduate school (lato sensu) on the practice of the physical therapists working in the city of Goiania, state of Goiás, Brazil. The focus was their education focusing on the aspects of knowledge acquisition and technical competence. To achieve these goals the study was designed to have both qualitative and quantitative approaches, using a semistructured questionnaire to obtain data on the profile of the alumni, their cognitive and technical competence, their acquisitions on the job market and their expectations. The research subjects were 46 alumni of lato sensu courses who graduated between the years 2000 and 2004. Results: Most of them had ages between 20 and 30 years, 78% were females, and specialized in hospital and neurological areas. The lato sensu courses were done from one to five years after graduation, and most of the professionals worked at hospitals. According to the subjects, the course contributed for their learning and enhanced their technical competence. They also stated that their confidence was improved by the courses, and that they feel more comfortable working and communicating in multiprofessional environments and teams. Concerning job opportunities, most of the subjects reported more recognition and the appearance of new job opportunities; many were invited for teaching positions, at local universities. But there were no pay rises, in the same function. As for their motivation and expectations to pursue the graduate course, most reported the need to complement their knowledge, in theory and mainly in practice, that is, according to most, insufficient during the undergraduate years. The belief that they would have new job and career opportunities was also manifested. The majority of subjects declared that their expectations were satisfied, and that one major contributor was the quality of the courses and teachers. Some considered the courses to be very intense and tiresome.BV UNIFESP: Teses e dissertações121 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Fisioterapia/históriaEducação SuperiorBrasilEducação de Pós-graduaçãoCompetência ProfissionalO papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeutaThe paper of postgraduate training in the broad sense for the practice of professional physiotherapistinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-11219.pdfTese-11219.pdfapplication/pdf599496${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24312/1/Tese-11219.pdf024724aba4fa87bf7100fa91cff19049MD51open accessTEXTTese-11219.pdf.txtTese-11219.pdf.txtExtracted texttext/plain204225${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24312/2/Tese-11219.pdf.txt1bdd14da6854a745c61fe0dc2be87b58MD52open accessTHUMBNAILTese-11219.pdf.jpgTese-11219.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4416${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24312/4/Tese-11219.pdf.jpgd2c76af62a2f2ab664f10819bda137b5MD54open access11600/243122023-05-15 01:19:25.181open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/24312Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:19:25Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The paper of postgraduate training in the broad sense for the practice of professional physiotherapist
title O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
spellingShingle O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
Dorça, Alessandra Carneiro [UNIFESP]
Fisioterapia/história
Educação Superior
Brasil
Educação de Pós-graduação
Competência Profissional
title_short O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
title_full O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
title_fullStr O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
title_full_unstemmed O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
title_sort O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta
author Dorça, Alessandra Carneiro [UNIFESP]
author_facet Dorça, Alessandra Carneiro [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Dorça, Alessandra Carneiro [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Iochida, Lucia Christina [UNIFESP]
contributor_str_mv Iochida, Lucia Christina [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia/história
Educação Superior
Brasil
Educação de Pós-graduação
Competência Profissional
topic Fisioterapia/história
Educação Superior
Brasil
Educação de Pós-graduação
Competência Profissional
description Esta pesquisa buscou analisar o papel da pós-graduação lato sensu na prática profissional do fisioterapeuta na cidade de Goiânia, enfocando a formação de competência técnica e cognitiva. Foi realizado um estudo quali-quantitativo com uso de questionário semi-estruturado contendo os eixos: o perfil dos egressos, a formação de competência técnica e cognitiva, a relação com o mercado de trabalho e as expectativas dos egressos em relação à pós-graduação lato sensu. Foram analisados 46 questionários respondidos pelos egressos dos cursos de pósgradua ção lato sensu que realizaram o curso no período de 2000 a 2004 e que trabalhavam na cidade no período da coleta. A maioria dos egressos encontrava-se na faixa etária de 20 a 30 anos, era do sexo feminino (78%), concluiu a graduação entre 2001 e 2004 em instituições particulares ou estaduais, nas áreas de conhecimento de fisioterapia hospitalar e neurológica, realizou a especialização entre um e cinco anos após formados e trabalhava em hospitais. Em relação à competência técnica, foi observado que a especialização contribuiu para o aprendizado e aprimoramento de novas técnicas, para melhorar a capacidade de realizar exame físico, diagnóstico e tratamento diferenciado. Quanto à competência cognitiva, observou-se aprimoramento do raciocínio clínico, diminuição das incertezas e inseguranças e melhora da capacidade de comunicação multiprofissional. Verificou-se que a maioria dos egressos percebeu um ganho de crescimento profissional após a especialização. No tocante ao mercado de trabalho, observou-se que ocorreram mudanças de cargo ou promoção com a nova titulação e que apareceram mais oportunidades de emprego, incluindo a docência universitária, porém, a remuneração não se diferenciou. Em relação às expectativas quanto ao curso e aos motivos que os levaram a fazer pós-graduação, a maioria das respostas direcionou o ganho de conhecimento teórico, prático e científico e, também, novas oportunidades de emprego. Para a maioria, as expectativas referentes ao curso foram cumpridas. Dentre os pontos positivos, foram mencionados a presença de ótimos professores, compromissados com a proposta de ensino e, como pontos negativos, a falta de prática na especialização e o sistema de aula mensal, que tornaram o curso cansativo.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:47:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:47:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DORÇA, Alessandra Carneiro. O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24312
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-11219.pdf
identifier_str_mv DORÇA, Alessandra Carneiro. O papel da Pós-graduação lato sensu na capacitação para a prática do profissional fisioterapeuta. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2007.
Tese-11219.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/24312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24312/1/Tese-11219.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24312/2/Tese-11219.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/24312/4/Tese-11219.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 024724aba4fa87bf7100fa91cff19049
1bdd14da6854a745c61fe0dc2be87b58
d2c76af62a2f2ab664f10819bda137b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764150185656320