Faz de conta: do olhar dos educadores ao brincar das crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12904 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Faz de conta: do olhar dos educadores ao brincar das criançasBrincarCriançasEducadores de InfânciaFaz de contaPlaySymbolic playChildrenChildhood educatorsRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente documento reporta o relatório da Prática Profissional Supervisionada (PPS) Módulo II, que decorreu entre outubro de 2019 e fevereiro de 2020 em valência de jardim de infância, com 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O relatório visa apresentar de forma reflexiva e fundamentada o trabalho e percurso desenvolvidos na prática educativa, tendo em conta as intencionalidades educativas definidas para a ação pedagógica, o processo de investigação decorrente da análise de uma problemática emergente no contexto educativo e analisar o percurso feito nos dois módulos da PPS caraterizando a minha identidade profissional enquanto educadora de infância. As crianças demonstraram capacidade para reproduzir vivências do dia a dia em brincadeiras de faz de conta. Esta circunstância suscitou o interesse em investigar as caraterísticas destas brincadeiras e de que maneira as crianças se envolviam nessas brincadeiras, considerando os recursos que utilizavam e como os exploravam, e quais os fatores condicionantes dessas brincadeiras. Esta investigação, de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso intrínseco procurou: (i) Conhecer as perceções dos educadores de infância sobre as brincadeiras de faz de conta e as práticas que desenvolvem a este nível no contexto de educação pré-escolar; (ii) Entender o destaque que as crianças conferem às brincadeiras de faz de conta no contexto de jardim de infância e (iii) Caraterizar o modo como as crianças em idade pré-escolar se envolvem nas brincadeiras de faz de conta. Participaram neste estudo 25 crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos e três educadoras de infância da instituição. Os dados foram recolhidos através da/o: (i) observação naturalista; (ii) questionário aberto às três educadoras de infância; (iii) entrevista aberta às crianças e (iv) pesquisa documental. Os resultados mostram que na opinião das educadoras de infância, as brincadeiras de faz de conta promovem o desenvolvimento da criança a diversos níveis e que estas profissionais recorrem as estratégias de natureza organizativa e relacional para promover este tipo de brincadeiras. No que concerne ao destaque que as crianças conferem a estas brincadeiras, os resultados demonstram que os meninos preferem áreas dos jogos e as meninas áreas de faz de conta (casinha e supermercado). Quando as crianças brincam ao faz de conta a modalidade que mais utilizam é o brincar em grupo, e as interações estabelecidas entre elas são maioritariamente de natureza positiva. Os brinquedos / materiais que mais utilizam são os de natureza simbólica, apesar de usarem também recursos de natureza construtiva e diversa. Nem a idade das crianças nem os recursos tiveram influência na forma como as crianças brincaram. Já o género parece exercer influência nas brincadeiras, bem como o contexto familiar das crianças.ABSTRACT This document reports the elaboration of the Supervised Professional Practice (SPP) Module II, which took place between October 2019 and February 2020 in a kindergarten, with 25 children aged between 4 and 6 years. The report aims to present in a reflective and grounded way the work and path developed during the educational practice, taking into account the educational intentions defined for the pedagogical action, the research process resulting from the analysis of an emerging problem in the educational context and analyze the path done in the two modules of SPP featuring my professional identity as a childhood educator. Children demonstrated the ability to reproduce everyday experiences in symbolic play. This circumstance aroused interest in understanding the characteristics of these child’s play and how children were involved in this kind of play, considering the resources they used and how they explored them, and what are the conditioning factors of these child’s play. This qualitative research was part of an intrinsic case study, having defined three objectives: (i) To know the perceptions of early childhood educators about symbolic play and the practices they develop at this level in the context of pre-school education; (ii) Understand the emphasis that children give to symbolic play in the context of kindergarten and (iii) Characterize the way pre-school children get involved in symbolic play. The study included 25 children aged between 4 and 6 years old and three childhood educators at the institution. The data were collected through: (i) naturalistic observation; (ii) questionnaire open to the three childhood educators; (iii) open interviews with children and (iv) documentary research. The results show that in the opinion of childhood educators, symbolic play promote child development at different levels and that these professionals use strategies of an organizational and relational nature to promote this type of play. Regarding the emphasis that children give to this kind of play, the results show that boys prefer gaming areas and girls’ areas for symbolic play (house and supermarket). The results also made it possible to realize that when children do symbolic play, the modality they use the most is group play, and the interactions established between them are mostly of a positive nature. The toys / materials they use the most are symbolic in nature, although they also use resources of a constructive and diverse nature. Neither the age of the children nor the resources had an influence on the way the children played. Gender, on the other hand, seems to exert an influence on play, as well as the family context of children.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaNunes, ClarisseRCIPLFontes, Joana Isabel Ferreira Carvalho2021-02-22T10:41:16Z2020-06-042020-06-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12904TID:202628582porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:43Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:56.548502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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