O ensino da Cultura Oceânica nos anos iniciais da educação básica: um estudo do currículo Municipal de São Vicente/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Silvia Adriana Leandro Gomes da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/66183
Resumo: O oceano é o maior ecossistema do planeta Terra, todavia o equilíbrio marinho vem sendo comprometido pelas ações antrópicas. No Brasil, questões sociais, culturais, econômicas são as grandes causas do agravamento dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente o oceano. Dessa forma é inegável a importância do desenvolvimento do tema oceano no currículo escolar. O objetivo desta pesquisa é investigar em que medida as habilidades presentes na matriz curricular dos anos iniciais do município de São Vicente, se alinham aos conceitos fundamentais presentes nos Princípios da Cultura Oceânica. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi uma análise documental. A coleta de dados se deu a partir do levantamento bibliográfico e a análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo como descreve Bardin (2016). Nos resultados, os conceitos foram categorizados, analisados e consolidados por meio de tabelas. Cada tabela relacionou o princípio da cultura oceânica como categoria e os conceitos como subcategorias em cada área do conhecimento. Foi possível identificar que há aproximações entre as habilidades curriculares e determinados conceitos fundamentais da cultura oceânica em algumas disciplinas tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto na Base Comum Municipal de São Vicente; nem todos os conceitos fundamentais tiveram aproximação com as habilidades curriculares; poucas habilidades foram construídas pelo município que se relacionavam com conceitos de cultura oceânica. Com esses resultados foi possível compreender que o currículo é um documento norteador, que deve ser revisto e discutido e que investir em alfabetização oceânica na educação formal pode aumentar a conscientização ambiental entre docentes e discentes. Além disso incluir projetos de educação ambiental no projeto político pedagógico podem fomentar a alfabetização oceânica, assim como investir em formação para professores, comunidades de prática e parceria entre educação básica e universidades.
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No Brasil, questões sociais, culturais, econômicas são as grandes causas do agravamento dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente o oceano. Dessa forma é inegável a importância do desenvolvimento do tema oceano no currículo escolar. O objetivo desta pesquisa é investigar em que medida as habilidades presentes na matriz curricular dos anos iniciais do município de São Vicente, se alinham aos conceitos fundamentais presentes nos Princípios da Cultura Oceânica. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi uma análise documental. A coleta de dados se deu a partir do levantamento bibliográfico e a análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo como descreve Bardin (2016). Nos resultados, os conceitos foram categorizados, analisados e consolidados por meio de tabelas. Cada tabela relacionou o princípio da cultura oceânica como categoria e os conceitos como subcategorias em cada área do conhecimento. Foi possível identificar que há aproximações entre as habilidades curriculares e determinados conceitos fundamentais da cultura oceânica em algumas disciplinas tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto na Base Comum Municipal de São Vicente; nem todos os conceitos fundamentais tiveram aproximação com as habilidades curriculares; poucas habilidades foram construídas pelo município que se relacionavam com conceitos de cultura oceânica. Com esses resultados foi possível compreender que o currículo é um documento norteador, que deve ser revisto e discutido e que investir em alfabetização oceânica na educação formal pode aumentar a conscientização ambiental entre docentes e discentes. Além disso incluir projetos de educação ambiental no projeto político pedagógico podem fomentar a alfabetização oceânica, assim como investir em formação para professores, comunidades de prática e parceria entre educação básica e universidades.The ocean is the largest ecosystem on planet Earth, but the marine balance has been compromised by human actions. In Brazil, social, cultural and economic issues are the main causes of the worsening of environmental problems that directly or indirectly affect the ocean. Thus, the importance of developing the ocean theme in the school curriculum is undeniable. The objective of this research is to investigate the extent to which the skills present in the curricular matrix of the early years of the municipality of São Vicente are aligned with the fundamental concepts present in the Principles of Oceanic Culture. The research is a case study, with a qualitative approach. The methodology used was a documental analysis. Data collection was based on the bibliographic survey and the data analysis used was content analysis, as described by Bardin (2016). In the results, the concepts were categorized, analyzed and consolidated through tables. Each table listed the oceanic culture principle as a category and the concepts as subcategories in each knowledge area. It was possible to identify that there are approximations between curricular skills and certain the fundamental concepts of oceanic culture in some disciplines both in the Common National Curriculum Base and in the São Vicente Municipal Common Base. Not all fundamental concepts were approached with curricular skills in any school year; few skills were built by the municipality that were related to concepts of oceanic culture. With these results, it was possible to understand that the curriculum is a guiding document, which should be reviewed and discussed and that investing in oceanic literacy in formal education can increase environmental awareness among teachers and students. In addition, including environmental education projects in the pedagogical political project can foster oceanic literacy, as well as investing in training for teachers, communities of practice and partnership between basic education and universities.93 fporUniversidade Federal de São PauloAlfabetização OceânicaBase Nacional Comum CurricularAgenda 2030Objetivo de Desenvolvimento SustentávelOceanic LiteracyCommon National Curriculum BaseAgenda 2030Sustainable Development GoalO ensino da Cultura Oceânica nos anos iniciais da educação básica: um estudo do currículo Municipal de São Vicente/SPThe teaching of Oceanic Culture in the early years of basic education: a study of the Municipal curriculum of São Vicente/SPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPInstituto do Mar (IMar)Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do MarLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85875${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66183/2/license.txt188f41d3993700f2c2885e2e7a7e3306MD52open accessORIGINALDissertaçao_Silvia Adriana Leandro Gomes da CostaPDFA.pdfDissertaçao_Silvia Adriana Leandro Gomes da CostaPDFA.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf980701${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66183/3/Disserta%c3%a7ao_Silvia%20Adriana%20Leandro%20Gomes%20da%20CostaPDFA.pdfd98fd2a7e1020f853ac1f1a0f5ac9832MD53open accessTEXTDissertaçao_Silvia Adriana Leandro Gomes da CostaPDFA.pdf.txtDissertaçao_Silvia Adriana Leandro Gomes da CostaPDFA.pdf.txtExtracted texttext/plain238203${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66183/7/Disserta%c3%a7ao_Silvia%20Adriana%20Leandro%20Gomes%20da%20CostaPDFA.pdf.txt0a2c2f5783f7de703fb756d909cda48fMD57open accessTHUMBNAILDissertaçao_Silvia Adriana Leandro Gomes da CostaPDFA.pdf.jpgDissertaçao_Silvia Adriana Leandro Gomes da CostaPDFA.pdf.jpgIM 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Base Nacional Comum Curricular
Agenda 2030
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
topic Alfabetização Oceânica
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Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
Oceanic Literacy
Common National Curriculum Base
Agenda 2030
Sustainable Development Goal
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Agenda 2030
Sustainable Development Goal
description O oceano é o maior ecossistema do planeta Terra, todavia o equilíbrio marinho vem sendo comprometido pelas ações antrópicas. No Brasil, questões sociais, culturais, econômicas são as grandes causas do agravamento dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente o oceano. Dessa forma é inegável a importância do desenvolvimento do tema oceano no currículo escolar. O objetivo desta pesquisa é investigar em que medida as habilidades presentes na matriz curricular dos anos iniciais do município de São Vicente, se alinham aos conceitos fundamentais presentes nos Princípios da Cultura Oceânica. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi uma análise documental. A coleta de dados se deu a partir do levantamento bibliográfico e a análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo como descreve Bardin (2016). Nos resultados, os conceitos foram categorizados, analisados e consolidados por meio de tabelas. Cada tabela relacionou o princípio da cultura oceânica como categoria e os conceitos como subcategorias em cada área do conhecimento. Foi possível identificar que há aproximações entre as habilidades curriculares e determinados conceitos fundamentais da cultura oceânica em algumas disciplinas tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto na Base Comum Municipal de São Vicente; nem todos os conceitos fundamentais tiveram aproximação com as habilidades curriculares; poucas habilidades foram construídas pelo município que se relacionavam com conceitos de cultura oceânica. Com esses resultados foi possível compreender que o currículo é um documento norteador, que deve ser revisto e discutido e que investir em alfabetização oceânica na educação formal pode aumentar a conscientização ambiental entre docentes e discentes. Além disso incluir projetos de educação ambiental no projeto político pedagógico podem fomentar a alfabetização oceânica, assim como investir em formação para professores, comunidades de prática e parceria entre educação básica e universidades.
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