Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Renata Marcílio
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lourenço, Arlindo da Silva
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71326
Resumo: O livro Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia apresenta estudos que abordam questões centrais para a agenda de debates do campo da educação. São estudos que contam com análises decorrentes de trabalho empírico, e que, atentas às variáveis: espaço, tempo e história, se renovam. Pensar a docência, a escola e a cultura escolar a partir dos referenciais da História da Educação e da Psicologia possibilita inserir na discussão novos recortes, com destaque àqueles ligados à saúde. Os estudos apresentados contribuem para a compreensão de aspectos do mundo da educação no cenário contemporâneo que, analisadas na perspectiva histórica, explicitam suas origens e transformações.
id UFSP_926c1d2e91f49dc4db73de3187f64db2
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71326
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da PsicologiaDocênciaHistória da EducaçãoPsicologia da EducaçãoCultura escolarO livro Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia apresenta estudos que abordam questões centrais para a agenda de debates do campo da educação. São estudos que contam com análises decorrentes de trabalho empírico, e que, atentas às variáveis: espaço, tempo e história, se renovam. Pensar a docência, a escola e a cultura escolar a partir dos referenciais da História da Educação e da Psicologia possibilita inserir na discussão novos recortes, com destaque àqueles ligados à saúde. Os estudos apresentados contribuem para a compreensão de aspectos do mundo da educação no cenário contemporâneo que, analisadas na perspectiva histórica, explicitam suas origens e transformações.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulohttp://lattes.cnpq.br/9931089607245261http://lattes.cnpq.br/0092223865139147Candido, Renata MarcílioLourenço, Arlindo da Silva2024-07-02T19:24:54Z2024-07-02T19:24:54Z2024info:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion260 p.application/pdfCANDIDO, R. M; LOURENÇO, A. S. (Org.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024.9786585919326https://hdl.handle.net/11600/71326porColeção PPGE - volume 12São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:45:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71326Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:45:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
title Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
spellingShingle Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
Candido, Renata Marcílio
Docência
História da Educação
Psicologia da Educação
Cultura escolar
title_short Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
title_full Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
title_fullStr Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
title_full_unstemmed Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
title_sort Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
author Candido, Renata Marcílio
author_facet Candido, Renata Marcílio
Lourenço, Arlindo da Silva
author_role author
author2 Lourenço, Arlindo da Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9931089607245261
http://lattes.cnpq.br/0092223865139147
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Renata Marcílio
Lourenço, Arlindo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
História da Educação
Psicologia da Educação
Cultura escolar
topic Docência
História da Educação
Psicologia da Educação
Cultura escolar
description O livro Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia apresenta estudos que abordam questões centrais para a agenda de debates do campo da educação. São estudos que contam com análises decorrentes de trabalho empírico, e que, atentas às variáveis: espaço, tempo e história, se renovam. Pensar a docência, a escola e a cultura escolar a partir dos referenciais da História da Educação e da Psicologia possibilita inserir na discussão novos recortes, com destaque àqueles ligados à saúde. Os estudos apresentados contribuem para a compreensão de aspectos do mundo da educação no cenário contemporâneo que, analisadas na perspectiva histórica, explicitam suas origens e transformações.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-02T19:24:54Z
2024-07-02T19:24:54Z
2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CANDIDO, R. M; LOURENÇO, A. S. (Org.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024.
9786585919326
https://hdl.handle.net/11600/71326
identifier_str_mv CANDIDO, R. M; LOURENÇO, A. S. (Org.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024.
9786585919326
url https://hdl.handle.net/11600/71326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PPGE - volume 12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 260 p.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268385126514688