Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/71326 |
Resumo: | O livro Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia apresenta estudos que abordam questões centrais para a agenda de debates do campo da educação. São estudos que contam com análises decorrentes de trabalho empírico, e que, atentas às variáveis: espaço, tempo e história, se renovam. Pensar a docência, a escola e a cultura escolar a partir dos referenciais da História da Educação e da Psicologia possibilita inserir na discussão novos recortes, com destaque àqueles ligados à saúde. Os estudos apresentados contribuem para a compreensão de aspectos do mundo da educação no cenário contemporâneo que, analisadas na perspectiva histórica, explicitam suas origens e transformações. |
id |
UFSP_926c1d2e91f49dc4db73de3187f64db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71326 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da PsicologiaDocênciaHistória da EducaçãoPsicologia da EducaçãoCultura escolarO livro Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia apresenta estudos que abordam questões centrais para a agenda de debates do campo da educação. São estudos que contam com análises decorrentes de trabalho empírico, e que, atentas às variáveis: espaço, tempo e história, se renovam. Pensar a docência, a escola e a cultura escolar a partir dos referenciais da História da Educação e da Psicologia possibilita inserir na discussão novos recortes, com destaque àqueles ligados à saúde. Os estudos apresentados contribuem para a compreensão de aspectos do mundo da educação no cenário contemporâneo que, analisadas na perspectiva histórica, explicitam suas origens e transformações.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São Paulohttp://lattes.cnpq.br/9931089607245261http://lattes.cnpq.br/0092223865139147Candido, Renata MarcílioLourenço, Arlindo da Silva2024-07-02T19:24:54Z2024-07-02T19:24:54Z2024info:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion260 p.application/pdfCANDIDO, R. M; LOURENÇO, A. S. (Org.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024.9786585919326https://hdl.handle.net/11600/71326porColeção PPGE - volume 12São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-14T01:45:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71326Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-14T01:45:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia |
title |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia |
spellingShingle |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia Candido, Renata Marcílio Docência História da Educação Psicologia da Educação Cultura escolar |
title_short |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia |
title_full |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia |
title_fullStr |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia |
title_full_unstemmed |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia |
title_sort |
Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia |
author |
Candido, Renata Marcílio |
author_facet |
Candido, Renata Marcílio Lourenço, Arlindo da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lourenço, Arlindo da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9931089607245261 http://lattes.cnpq.br/0092223865139147 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Candido, Renata Marcílio Lourenço, Arlindo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência História da Educação Psicologia da Educação Cultura escolar |
topic |
Docência História da Educação Psicologia da Educação Cultura escolar |
description |
O livro Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia apresenta estudos que abordam questões centrais para a agenda de debates do campo da educação. São estudos que contam com análises decorrentes de trabalho empírico, e que, atentas às variáveis: espaço, tempo e história, se renovam. Pensar a docência, a escola e a cultura escolar a partir dos referenciais da História da Educação e da Psicologia possibilita inserir na discussão novos recortes, com destaque àqueles ligados à saúde. Os estudos apresentados contribuem para a compreensão de aspectos do mundo da educação no cenário contemporâneo que, analisadas na perspectiva histórica, explicitam suas origens e transformações. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-07-02T19:24:54Z 2024-07-02T19:24:54Z 2024 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CANDIDO, R. M; LOURENÇO, A. S. (Org.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024. 9786585919326 https://hdl.handle.net/11600/71326 |
identifier_str_mv |
CANDIDO, R. M; LOURENÇO, A. S. (Org.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da História e da Psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024. 9786585919326 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/71326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Coleção PPGE - volume 12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
260 p. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268385126514688 |