Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015 |
Resumo: | O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade. |
id |
UFSP_94c89b4baf4df0e76f0b5bef72669de3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/7566 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP]Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP]Ajzen, Claudia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:45:13Z2015-06-14T13:45:13Z2013-01-01Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013.1516-7313http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015S1516-73132013000100015.pdfS1516-7313201300010001510.1590/S1516-73132013000100015O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade.At the graduation course on Teaching in Health, offered by Cedess/UNIFESP, an online discussion forum was set up. The aim of this study was to identify the cognitive and social skills developed and the thematic units preferred by postgraduate students. The messages were classified according to the cognitive abilities. Content analysis of messages was performed for each category. Students developed cognitive and social skills in the three categories. The discussed topics showed the integration of knowledge at personal, institutional, social and political levels. Students built knowledge in a collective dimension, where the interpersonal interactions and content, mediated by ICTs, have played an important role in learning. These interactions have strengthened learning, understood as a social process, so that the analysis has shifted from the isolated individual into conceiving the relationship among subjects and their roles in society.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPSciELO217-229porPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.Ciência & Educação (Bauru)Formação de professoresTecnologia educacionalFórum de discussãoDocênciaAmbiente virtual de aprendizagemTeacher trainingEducational technologyDiscussion forumVirtual learning environmentEducationFormação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagemDidactic and pedagogic training in health care: cognitive skills developed by postgraduate students in a virtual learning environmentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-73132013000100015.pdfapplication/pdf145696${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/1/S1516-73132013000100015.pdfc44ec637af15a1a1d6d9d56c78d8a191MD51open accessTEXTS1516-73132013000100015.pdf.txtS1516-73132013000100015.pdf.txtExtracted texttext/plain39988${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/21/S1516-73132013000100015.pdf.txt927fd73369e82c657067a0184b58b393MD521open accessTHUMBNAILS1516-73132013000100015.pdf.jpgS1516-73132013000100015.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5831${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/23/S1516-73132013000100015.pdf.jpg912468da184fdc38aa6768ab48e9cfe2MD523open access11600/75662023-06-05 19:05:47.359open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/7566Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:05:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Didactic and pedagogic training in health care: cognitive skills developed by postgraduate students in a virtual learning environment |
title |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem |
spellingShingle |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] Formação de professores Tecnologia educacional Fórum de discussão Docência Ambiente virtual de aprendizagem Teacher training Educational technology Discussion forum Virtual learning environment Education |
title_short |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem |
title_full |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem |
title_fullStr |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem |
title_sort |
Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem |
author |
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] |
author_facet |
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP] Ajzen, Claudia [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP] Ajzen, Claudia [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruiz-Moreno, Lidia [UNIFESP] Leite, Maria Teresa Meirelles [UNIFESP] Ajzen, Claudia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologia educacional Fórum de discussão Docência Ambiente virtual de aprendizagem |
topic |
Formação de professores Tecnologia educacional Fórum de discussão Docência Ambiente virtual de aprendizagem Teacher training Educational technology Discussion forum Virtual learning environment Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Educational technology Discussion forum Virtual learning environment Education |
description |
O fórum de discussão do ambiente virtual Moodle foi adotado na disciplina Formação Didático-Pedagógica em Saúde, oferecida pelo Cedess da UNIFESP. O objetivo deste trabalho foi identificar as habilidades cognitivas e sociais desenvolvidas e as unidades temáticas privilegiadas pelos pós-graduandos. As mensagens foram classificadas segundo as habilidades de: a) propor, concordar, indagar; b) problematizar, discordar, questionar; e c) generalizar, esclarecer, sintetizar, estender. Os alunos desenvolveram habilidades nas três categorias consideradas e a análise de conteúdo das mensagens foi realizada em relação a cada categoria. Os temas abordados evidenciaram a integração de conhecimentos nos níveis pessoal, institucional, social e político. Os alunos construíram conhecimentos numa dimensão coletiva, onde as interações interpessoais e com os conteúdos, mediadas pelas TIC, tiveram importante papel na aprendizagem. Estas interações potencializaram a aprendizagem entendida como processo social, de modo que a análise do processo deslocou-se do indivíduo isolado para as relações dos sujeitos e seus papéis na sociedade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-01-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:45:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1516-7313 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S1516-73132013000100015.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S1516-73132013000100015 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132013000100015 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 217-229, 2013. 1516-7313 S1516-73132013000100015.pdf S1516-73132013000100015 10.1590/S1516-73132013000100015 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7566 http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
217-229 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/1/S1516-73132013000100015.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/21/S1516-73132013000100015.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/7566/23/S1516-73132013000100015.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c44ec637af15a1a1d6d9d56c78d8a191 927fd73369e82c657067a0184b58b393 912468da184fdc38aa6768ab48e9cfe2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764109844840448 |