PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809
Resumo: A tese apresenta resultados de investigação cujo objetivo geral foi analisar e explicitar as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais que regulamentam os atuais cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, por meio da Resolução CNE nº 01/2006, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação. Com efeito, elegeu-se o seguinte problema de pesquisa: quais as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais preconizadas pela Resolução CNE nº 01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação? Para tanto, foi necessário: i) sistematizar teoricamente a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil e os pressupostos da Pedagogia como Ciência da Educação com base no Materialismo Histórico-Dialético (MHD); ii) analisar as significações construídas por coordenadores e professores-formadores de cursos de Licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia ao estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas possíveis contribuições para a formação profissional de professores e pedagogos; iii) identificar nos Projetos Pedagógicos (PPCs) e junto aos seus coordenadores se, e de que modo, ocorre o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos pesquisados; iv) examinar o conceito de Pedagogia formulado por professores formadores e coordenadores dos cursos; v) analisar as possíveis distinções conceituais elaboradas pelos participantes da pesquisa entre a Pedagogia e as Ciências da Educação; vi) avaliar como os participantes da pesquisa percebem o debate epistemológico sobre a Pedagogia em relação às áreas de atuação profissional do pedagogo previstas nas DCNP (2006). Teoricamente, a investigação está respaldada em contributos do MHD, especialmente, as categorias historicidade, totalidade, contradição e práxis. Além disso, o estudo ancora-se nas produções de pesquisadores que defendem a especificidade epistêmica da Pedagogia como Ciência da Educação, tais como: Schmied-Kowarzik (1983); Estrela (1992); Franco (2008); Pimenta (2006); Pinto (2006); Saviani (2012) e Libâneo (2021). Realizou-se, assim, uma investigação teórico-empírica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O locus foram quatro cursos de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia. Assim, colaboraram com a investigação, os quatro coordenadores dos cursos pesquisados, além do total de quatro professores-formadores, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados empíricos produzidos foram analisados com base em princípios do referencial teórico-metodológico dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013), além da análise documental sobre os PPCs e suas Matrizes Curriculares (MC). Os resultados evidenciam que nos PPCs e MC dos cursos pesquisados a discussão sobre a natureza epistemológica da Pedagogia como campo de conhecimento é embrionária. Por outro lado, os depoimentos dos entrevistados evidenciam densa fundamentação teórica sobre a Pedagogia e seu estatuto epistêmico. Eles reconhecem, entretanto, que o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos de Licenciatura em Pedagogia é incipiente, o que resulta, muitas vezes, na falta de compreensão dos discentes sobre a complexidade do objeto de estudo da Ciência Pedagógica e em visões reducionistas sobre o campo profissional do pedagogo reduzido à docência. A realização da pesquisa teórica e empírica permite-nos afirmar que com a aprovação das DCNP (2006) a formação profissional do pedagogo está subsumida na figura do professor, tendo em vista as orientações restritivas dessa legislação e suas imprecisões teóricas e conceituais. Pontua-se, ainda, que as DCNP (2006) contribuíram, paradoxalmente, para o agravamento de problemas crônicos na formação profissional de professores e pedagogos e, consequentemente, para a redução da potencialidade teórico-prática da Ciência Pedagógica no Brasil. Portanto, sinaliza-se a urgência de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, as quais devem ser construídas em aderência com os fundamentos epistemológicos da área, o que poderá contribuir para o fortalecimento do seu campo disciplinar e a legitimidade do seu estatuto científico e profissional no contexto brasileiro.
id UFSP_9d7d56d51bacf6139544618266eb7f18
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70809
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxisPedagogy as a science of education in Brazil: (dis)articulations between epistemology and praxisPedagogiaCiência da EducaçãoEpistemologia da PedagogiaLicenciatura em PedagogiaFormação profissional de pedagogosA tese apresenta resultados de investigação cujo objetivo geral foi analisar e explicitar as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais que regulamentam os atuais cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, por meio da Resolução CNE nº 01/2006, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação. Com efeito, elegeu-se o seguinte problema de pesquisa: quais as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais preconizadas pela Resolução CNE nº 01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação? Para tanto, foi necessário: i) sistematizar teoricamente a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil e os pressupostos da Pedagogia como Ciência da Educação com base no Materialismo Histórico-Dialético (MHD); ii) analisar as significações construídas por coordenadores e professores-formadores de cursos de Licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia ao estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas possíveis contribuições para a formação profissional de professores e pedagogos; iii) identificar nos Projetos Pedagógicos (PPCs) e junto aos seus coordenadores se, e de que modo, ocorre o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos pesquisados; iv) examinar o conceito de Pedagogia formulado por professores formadores e coordenadores dos cursos; v) analisar as possíveis distinções conceituais elaboradas pelos participantes da pesquisa entre a Pedagogia e as Ciências da Educação; vi) avaliar como os participantes da pesquisa percebem o debate epistemológico sobre a Pedagogia em relação às áreas de atuação profissional do pedagogo previstas nas DCNP (2006). Teoricamente, a investigação está respaldada em contributos do MHD, especialmente, as categorias historicidade, totalidade, contradição e práxis. Além disso, o estudo ancora-se nas produções de pesquisadores que defendem a especificidade epistêmica da Pedagogia como Ciência da Educação, tais como: Schmied-Kowarzik (1983); Estrela (1992); Franco (2008); Pimenta (2006); Pinto (2006); Saviani (2012) e Libâneo (2021). Realizou-se, assim, uma investigação teórico-empírica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O locus foram quatro cursos de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia. Assim, colaboraram com a investigação, os quatro coordenadores dos cursos pesquisados, além do total de quatro professores-formadores, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados empíricos produzidos foram analisados com base em princípios do referencial teórico-metodológico dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013), além da análise documental sobre os PPCs e suas Matrizes Curriculares (MC). Os resultados evidenciam que nos PPCs e MC dos cursos pesquisados a discussão sobre a natureza epistemológica da Pedagogia como campo de conhecimento é embrionária. Por outro lado, os depoimentos dos entrevistados evidenciam densa fundamentação teórica sobre a Pedagogia e seu estatuto epistêmico. Eles reconhecem, entretanto, que o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos de Licenciatura em Pedagogia é incipiente, o que resulta, muitas vezes, na falta de compreensão dos discentes sobre a complexidade do objeto de estudo da Ciência Pedagógica e em visões reducionistas sobre o campo profissional do pedagogo reduzido à docência. A realização da pesquisa teórica e empírica permite-nos afirmar que com a aprovação das DCNP (2006) a formação profissional do pedagogo está subsumida na figura do professor, tendo em vista as orientações restritivas dessa legislação e suas imprecisões teóricas e conceituais. Pontua-se, ainda, que as DCNP (2006) contribuíram, paradoxalmente, para o agravamento de problemas crônicos na formação profissional de professores e pedagogos e, consequentemente, para a redução da potencialidade teórico-prática da Ciência Pedagógica no Brasil. Portanto, sinaliza-se a urgência de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, as quais devem ser construídas em aderência com os fundamentos epistemológicos da área, o que poderá contribuir para o fortalecimento do seu campo disciplinar e a legitimidade do seu estatuto científico e profissional no contexto brasileiro.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPinto, Umberto de Andrade [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2255702986791645http://lattes.cnpq.br/6299718397135208Universidade Federal de São PauloMoreira, Jefferson da Silva [UNIFESP]2024-03-01T20:18:19Z2024-03-01T20:18:19Z2023info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion336 f.application/pdfMoreira, Jefferson da Silva. Pedagogia como ciência da educação no Brasil: (des)articulações entre epistemologia e práxis. Orientador: Umberto de Andrade Pinto. 2023. 336 p. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - São Paulo, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809porGuarulhos (SP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T21:20:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70809Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T21:20:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
Pedagogy as a science of education in Brazil: (dis)articulations between epistemology and praxis
title PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
spellingShingle PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP]
Pedagogia
Ciência da Educação
Epistemologia da Pedagogia
Licenciatura em Pedagogia
Formação profissional de pedagogos
title_short PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
title_full PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
title_fullStr PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
title_full_unstemmed PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
title_sort PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
author Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP]
author_facet Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Umberto de Andrade [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/2255702986791645
http://lattes.cnpq.br/6299718397135208
Universidade Federal de São Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Ciência da Educação
Epistemologia da Pedagogia
Licenciatura em Pedagogia
Formação profissional de pedagogos
topic Pedagogia
Ciência da Educação
Epistemologia da Pedagogia
Licenciatura em Pedagogia
Formação profissional de pedagogos
description A tese apresenta resultados de investigação cujo objetivo geral foi analisar e explicitar as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais que regulamentam os atuais cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, por meio da Resolução CNE nº 01/2006, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação. Com efeito, elegeu-se o seguinte problema de pesquisa: quais as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais preconizadas pela Resolução CNE nº 01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação? Para tanto, foi necessário: i) sistematizar teoricamente a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil e os pressupostos da Pedagogia como Ciência da Educação com base no Materialismo Histórico-Dialético (MHD); ii) analisar as significações construídas por coordenadores e professores-formadores de cursos de Licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia ao estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas possíveis contribuições para a formação profissional de professores e pedagogos; iii) identificar nos Projetos Pedagógicos (PPCs) e junto aos seus coordenadores se, e de que modo, ocorre o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos pesquisados; iv) examinar o conceito de Pedagogia formulado por professores formadores e coordenadores dos cursos; v) analisar as possíveis distinções conceituais elaboradas pelos participantes da pesquisa entre a Pedagogia e as Ciências da Educação; vi) avaliar como os participantes da pesquisa percebem o debate epistemológico sobre a Pedagogia em relação às áreas de atuação profissional do pedagogo previstas nas DCNP (2006). Teoricamente, a investigação está respaldada em contributos do MHD, especialmente, as categorias historicidade, totalidade, contradição e práxis. Além disso, o estudo ancora-se nas produções de pesquisadores que defendem a especificidade epistêmica da Pedagogia como Ciência da Educação, tais como: Schmied-Kowarzik (1983); Estrela (1992); Franco (2008); Pimenta (2006); Pinto (2006); Saviani (2012) e Libâneo (2021). Realizou-se, assim, uma investigação teórico-empírica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O locus foram quatro cursos de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia. Assim, colaboraram com a investigação, os quatro coordenadores dos cursos pesquisados, além do total de quatro professores-formadores, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados empíricos produzidos foram analisados com base em princípios do referencial teórico-metodológico dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013), além da análise documental sobre os PPCs e suas Matrizes Curriculares (MC). Os resultados evidenciam que nos PPCs e MC dos cursos pesquisados a discussão sobre a natureza epistemológica da Pedagogia como campo de conhecimento é embrionária. Por outro lado, os depoimentos dos entrevistados evidenciam densa fundamentação teórica sobre a Pedagogia e seu estatuto epistêmico. Eles reconhecem, entretanto, que o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos de Licenciatura em Pedagogia é incipiente, o que resulta, muitas vezes, na falta de compreensão dos discentes sobre a complexidade do objeto de estudo da Ciência Pedagógica e em visões reducionistas sobre o campo profissional do pedagogo reduzido à docência. A realização da pesquisa teórica e empírica permite-nos afirmar que com a aprovação das DCNP (2006) a formação profissional do pedagogo está subsumida na figura do professor, tendo em vista as orientações restritivas dessa legislação e suas imprecisões teóricas e conceituais. Pontua-se, ainda, que as DCNP (2006) contribuíram, paradoxalmente, para o agravamento de problemas crônicos na formação profissional de professores e pedagogos e, consequentemente, para a redução da potencialidade teórico-prática da Ciência Pedagógica no Brasil. Portanto, sinaliza-se a urgência de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, as quais devem ser construídas em aderência com os fundamentos epistemológicos da área, o que poderá contribuir para o fortalecimento do seu campo disciplinar e a legitimidade do seu estatuto científico e profissional no contexto brasileiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-01T20:18:19Z
2024-03-01T20:18:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Moreira, Jefferson da Silva. Pedagogia como ciência da educação no Brasil: (des)articulações entre epistemologia e práxis. Orientador: Umberto de Andrade Pinto. 2023. 336 p. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - São Paulo, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809
identifier_str_mv Moreira, Jefferson da Silva. Pedagogia como ciência da educação no Brasil: (des)articulações entre epistemologia e práxis. Orientador: Umberto de Andrade Pinto. 2023. 336 p. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - São Paulo, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 336 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos (SP)
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268301404012544