PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809 |
Resumo: | A tese apresenta resultados de investigação cujo objetivo geral foi analisar e explicitar as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais que regulamentam os atuais cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, por meio da Resolução CNE nº 01/2006, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação. Com efeito, elegeu-se o seguinte problema de pesquisa: quais as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais preconizadas pela Resolução CNE nº 01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação? Para tanto, foi necessário: i) sistematizar teoricamente a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil e os pressupostos da Pedagogia como Ciência da Educação com base no Materialismo Histórico-Dialético (MHD); ii) analisar as significações construídas por coordenadores e professores-formadores de cursos de Licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia ao estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas possíveis contribuições para a formação profissional de professores e pedagogos; iii) identificar nos Projetos Pedagógicos (PPCs) e junto aos seus coordenadores se, e de que modo, ocorre o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos pesquisados; iv) examinar o conceito de Pedagogia formulado por professores formadores e coordenadores dos cursos; v) analisar as possíveis distinções conceituais elaboradas pelos participantes da pesquisa entre a Pedagogia e as Ciências da Educação; vi) avaliar como os participantes da pesquisa percebem o debate epistemológico sobre a Pedagogia em relação às áreas de atuação profissional do pedagogo previstas nas DCNP (2006). Teoricamente, a investigação está respaldada em contributos do MHD, especialmente, as categorias historicidade, totalidade, contradição e práxis. Além disso, o estudo ancora-se nas produções de pesquisadores que defendem a especificidade epistêmica da Pedagogia como Ciência da Educação, tais como: Schmied-Kowarzik (1983); Estrela (1992); Franco (2008); Pimenta (2006); Pinto (2006); Saviani (2012) e Libâneo (2021). Realizou-se, assim, uma investigação teórico-empírica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O locus foram quatro cursos de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia. Assim, colaboraram com a investigação, os quatro coordenadores dos cursos pesquisados, além do total de quatro professores-formadores, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados empíricos produzidos foram analisados com base em princípios do referencial teórico-metodológico dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013), além da análise documental sobre os PPCs e suas Matrizes Curriculares (MC). Os resultados evidenciam que nos PPCs e MC dos cursos pesquisados a discussão sobre a natureza epistemológica da Pedagogia como campo de conhecimento é embrionária. Por outro lado, os depoimentos dos entrevistados evidenciam densa fundamentação teórica sobre a Pedagogia e seu estatuto epistêmico. Eles reconhecem, entretanto, que o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos de Licenciatura em Pedagogia é incipiente, o que resulta, muitas vezes, na falta de compreensão dos discentes sobre a complexidade do objeto de estudo da Ciência Pedagógica e em visões reducionistas sobre o campo profissional do pedagogo reduzido à docência. A realização da pesquisa teórica e empírica permite-nos afirmar que com a aprovação das DCNP (2006) a formação profissional do pedagogo está subsumida na figura do professor, tendo em vista as orientações restritivas dessa legislação e suas imprecisões teóricas e conceituais. Pontua-se, ainda, que as DCNP (2006) contribuíram, paradoxalmente, para o agravamento de problemas crônicos na formação profissional de professores e pedagogos e, consequentemente, para a redução da potencialidade teórico-prática da Ciência Pedagógica no Brasil. Portanto, sinaliza-se a urgência de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, as quais devem ser construídas em aderência com os fundamentos epistemológicos da área, o que poderá contribuir para o fortalecimento do seu campo disciplinar e a legitimidade do seu estatuto científico e profissional no contexto brasileiro. |
id |
UFSP_9d7d56d51bacf6139544618266eb7f18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70809 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxisPedagogy as a science of education in Brazil: (dis)articulations between epistemology and praxisPedagogiaCiência da EducaçãoEpistemologia da PedagogiaLicenciatura em PedagogiaFormação profissional de pedagogosA tese apresenta resultados de investigação cujo objetivo geral foi analisar e explicitar as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais que regulamentam os atuais cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, por meio da Resolução CNE nº 01/2006, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação. Com efeito, elegeu-se o seguinte problema de pesquisa: quais as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais preconizadas pela Resolução CNE nº 01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação? Para tanto, foi necessário: i) sistematizar teoricamente a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil e os pressupostos da Pedagogia como Ciência da Educação com base no Materialismo Histórico-Dialético (MHD); ii) analisar as significações construídas por coordenadores e professores-formadores de cursos de Licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia ao estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas possíveis contribuições para a formação profissional de professores e pedagogos; iii) identificar nos Projetos Pedagógicos (PPCs) e junto aos seus coordenadores se, e de que modo, ocorre o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos pesquisados; iv) examinar o conceito de Pedagogia formulado por professores formadores e coordenadores dos cursos; v) analisar as possíveis distinções conceituais elaboradas pelos participantes da pesquisa entre a Pedagogia e as Ciências da Educação; vi) avaliar como os participantes da pesquisa percebem o debate epistemológico sobre a Pedagogia em relação às áreas de atuação profissional do pedagogo previstas nas DCNP (2006). Teoricamente, a investigação está respaldada em contributos do MHD, especialmente, as categorias historicidade, totalidade, contradição e práxis. Além disso, o estudo ancora-se nas produções de pesquisadores que defendem a especificidade epistêmica da Pedagogia como Ciência da Educação, tais como: Schmied-Kowarzik (1983); Estrela (1992); Franco (2008); Pimenta (2006); Pinto (2006); Saviani (2012) e Libâneo (2021). Realizou-se, assim, uma investigação teórico-empírica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O locus foram quatro cursos de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia. Assim, colaboraram com a investigação, os quatro coordenadores dos cursos pesquisados, além do total de quatro professores-formadores, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados empíricos produzidos foram analisados com base em princípios do referencial teórico-metodológico dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013), além da análise documental sobre os PPCs e suas Matrizes Curriculares (MC). Os resultados evidenciam que nos PPCs e MC dos cursos pesquisados a discussão sobre a natureza epistemológica da Pedagogia como campo de conhecimento é embrionária. Por outro lado, os depoimentos dos entrevistados evidenciam densa fundamentação teórica sobre a Pedagogia e seu estatuto epistêmico. Eles reconhecem, entretanto, que o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos de Licenciatura em Pedagogia é incipiente, o que resulta, muitas vezes, na falta de compreensão dos discentes sobre a complexidade do objeto de estudo da Ciência Pedagógica e em visões reducionistas sobre o campo profissional do pedagogo reduzido à docência. A realização da pesquisa teórica e empírica permite-nos afirmar que com a aprovação das DCNP (2006) a formação profissional do pedagogo está subsumida na figura do professor, tendo em vista as orientações restritivas dessa legislação e suas imprecisões teóricas e conceituais. Pontua-se, ainda, que as DCNP (2006) contribuíram, paradoxalmente, para o agravamento de problemas crônicos na formação profissional de professores e pedagogos e, consequentemente, para a redução da potencialidade teórico-prática da Ciência Pedagógica no Brasil. Portanto, sinaliza-se a urgência de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, as quais devem ser construídas em aderência com os fundamentos epistemológicos da área, o que poderá contribuir para o fortalecimento do seu campo disciplinar e a legitimidade do seu estatuto científico e profissional no contexto brasileiro.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloPinto, Umberto de Andrade [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2255702986791645http://lattes.cnpq.br/6299718397135208Universidade Federal de São PauloMoreira, Jefferson da Silva [UNIFESP]2024-03-01T20:18:19Z2024-03-01T20:18:19Z2023info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion336 f.application/pdfMoreira, Jefferson da Silva. Pedagogia como ciência da educação no Brasil: (des)articulações entre epistemologia e práxis. Orientador: Umberto de Andrade Pinto. 2023. 336 p. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - São Paulo, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809porGuarulhos (SP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T21:20:20Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70809Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T21:20:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis Pedagogy as a science of education in Brazil: (dis)articulations between epistemology and praxis |
title |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis |
spellingShingle |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP] Pedagogia Ciência da Educação Epistemologia da Pedagogia Licenciatura em Pedagogia Formação profissional de pedagogos |
title_short |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis |
title_full |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis |
title_fullStr |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis |
title_sort |
PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: (des)articulações entre epistemologia e práxis |
author |
Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Umberto de Andrade [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/2255702986791645 http://lattes.cnpq.br/6299718397135208 Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Jefferson da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Ciência da Educação Epistemologia da Pedagogia Licenciatura em Pedagogia Formação profissional de pedagogos |
topic |
Pedagogia Ciência da Educação Epistemologia da Pedagogia Licenciatura em Pedagogia Formação profissional de pedagogos |
description |
A tese apresenta resultados de investigação cujo objetivo geral foi analisar e explicitar as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais que regulamentam os atuais cursos de graduação em Pedagogia no Brasil, por meio da Resolução CNE nº 01/2006, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação. Com efeito, elegeu-se o seguinte problema de pesquisa: quais as (des)articulações existentes entre as orientações oficiais preconizadas pela Resolução CNE nº 01/2006, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, com as bases epistemológicas da Pedagogia como Ciência da Educação? Para tanto, foi necessário: i) sistematizar teoricamente a trajetória histórica do curso de Pedagogia no Brasil e os pressupostos da Pedagogia como Ciência da Educação com base no Materialismo Histórico-Dialético (MHD); ii) analisar as significações construídas por coordenadores e professores-formadores de cursos de Licenciatura em Pedagogia do estado da Bahia ao estatuto epistemológico da Pedagogia como campo de conhecimento e suas possíveis contribuições para a formação profissional de professores e pedagogos; iii) identificar nos Projetos Pedagógicos (PPCs) e junto aos seus coordenadores se, e de que modo, ocorre o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos pesquisados; iv) examinar o conceito de Pedagogia formulado por professores formadores e coordenadores dos cursos; v) analisar as possíveis distinções conceituais elaboradas pelos participantes da pesquisa entre a Pedagogia e as Ciências da Educação; vi) avaliar como os participantes da pesquisa percebem o debate epistemológico sobre a Pedagogia em relação às áreas de atuação profissional do pedagogo previstas nas DCNP (2006). Teoricamente, a investigação está respaldada em contributos do MHD, especialmente, as categorias historicidade, totalidade, contradição e práxis. Além disso, o estudo ancora-se nas produções de pesquisadores que defendem a especificidade epistêmica da Pedagogia como Ciência da Educação, tais como: Schmied-Kowarzik (1983); Estrela (1992); Franco (2008); Pimenta (2006); Pinto (2006); Saviani (2012) e Libâneo (2021). Realizou-se, assim, uma investigação teórico-empírica, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. O locus foram quatro cursos de Licenciatura em Pedagogia de universidades públicas do estado da Bahia. Assim, colaboraram com a investigação, os quatro coordenadores dos cursos pesquisados, além do total de quatro professores-formadores, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas. Os dados empíricos produzidos foram analisados com base em princípios do referencial teórico-metodológico dos núcleos de significação (Aguiar; Ozella, 2013), além da análise documental sobre os PPCs e suas Matrizes Curriculares (MC). Os resultados evidenciam que nos PPCs e MC dos cursos pesquisados a discussão sobre a natureza epistemológica da Pedagogia como campo de conhecimento é embrionária. Por outro lado, os depoimentos dos entrevistados evidenciam densa fundamentação teórica sobre a Pedagogia e seu estatuto epistêmico. Eles reconhecem, entretanto, que o debate sobre a Pedagogia como campo de conhecimento no interior dos cursos de Licenciatura em Pedagogia é incipiente, o que resulta, muitas vezes, na falta de compreensão dos discentes sobre a complexidade do objeto de estudo da Ciência Pedagógica e em visões reducionistas sobre o campo profissional do pedagogo reduzido à docência. A realização da pesquisa teórica e empírica permite-nos afirmar que com a aprovação das DCNP (2006) a formação profissional do pedagogo está subsumida na figura do professor, tendo em vista as orientações restritivas dessa legislação e suas imprecisões teóricas e conceituais. Pontua-se, ainda, que as DCNP (2006) contribuíram, paradoxalmente, para o agravamento de problemas crônicos na formação profissional de professores e pedagogos e, consequentemente, para a redução da potencialidade teórico-prática da Ciência Pedagógica no Brasil. Portanto, sinaliza-se a urgência de Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia, as quais devem ser construídas em aderência com os fundamentos epistemológicos da área, o que poderá contribuir para o fortalecimento do seu campo disciplinar e a legitimidade do seu estatuto científico e profissional no contexto brasileiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-03-01T20:18:19Z 2024-03-01T20:18:19Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Moreira, Jefferson da Silva. Pedagogia como ciência da educação no Brasil: (des)articulações entre epistemologia e práxis. Orientador: Umberto de Andrade Pinto. 2023. 336 p. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - São Paulo, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809 |
identifier_str_mv |
Moreira, Jefferson da Silva. Pedagogia como ciência da educação no Brasil: (des)articulações entre epistemologia e práxis. Orientador: Umberto de Andrade Pinto. 2023. 336 p. Tese (Doutorado em Educação) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - São Paulo, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70809 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
336 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos (SP) |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268301404012544 |