Analfabetismo e as mulheres do Dique da Vila Gilda de Santos: Lutas e Resistências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisboa, Maria Dinalva de Carvalho [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza, Carlos Norberto de Carvalho Lisboa [UNIFESP]
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63388
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo compreender o analfabetismo na vida das mulheres do Dique Vila Gilda, do município de Santos/SP, os impactos em suas trajetórias e construir com elas propostas de enfrentamento. Realizar estudo bibliográfico e documentação relativos à política de educação, tendo como foco a questão da política educacional de jovens, adultos e idosos. Mapear o analfabetismo de Santos, por meio de documentos, para compreender o existente nas vidas das mulheres do Dique da Vila Gilda. Compreender a política de educação de jovens e adultos do município de Santos. Identificar no território do Dique Vila Gilda as mulheres que não tiveram acesso à educação. A pesquisa foi fundamentada na teoria do conhecimento de Paulo Freire, o qual nos aponta que o analfabetismo é expressão de uma realidade social injusta. Assim, alfabetizar não pode ser reduzido ao ensino da técnica de ler e escrever, nem à memorização de sílabas, palavras e frases. Alfabetizar deve ser processo de reflexão crítica sobre o próprio processo de ler e escrever, problematizando a própria linguagem e a realidade concreta. O processo metodológico adotado - materialismo histórico e dialético - partiu da análise das opressões de gênero e de classe social, e outras, buscando entender de que forma estão imbricadas como expressões da questão social. Assim como resultado podemos afirmar que o analfabetismo das mulheres do Dique da Vila Gilda é sustentado por contexto de injustiça social e ausência de políticas públicas de educação de jovens e adultos - alinhadas aos princípios da educação popular - e combate às opressões.
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