ΡΙΖΩΜΑΤΑ- raízes na cosmologia de Empédocles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7821759 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59374 |
Resumo: | O escopo principal desta pesquisa é investigar os fundamentos do emprego metafórico do termo ῥιζώματα, por Empédocles, que o colheu no campo semântico da vegetação e transferiu ao discurso cosmológico, para designar a tétrade divina constitutiva de todas as coisas, no fragmento DK 31 B 6. Para isso, em primeiro lugar, buscar-se-á, em textos seletos dos tratados físicos de Aristóteles, identificar o fundo significativo comum que facultou a comutação terminológica de ῥιζώματα por στοιχεῖα, assim como as diferenças que impedem a sinonimização irrestrita entre o termo-noção empedocliano e a palavra-conceito aristotélica. Em seguida, no âmbito dos versos de Empédocles, serão revistas as correspondências entre os deuses “Zeus”, “Hera”, “Nestis” e “Aidoneus”, e os corpos naturais “fogo”, “ar”, “água” e “terra”, bem como a tendência historiográfico-interpretativa de elidir os nomes dos deuses em favor dos quatro elementos naturais. Finalmente, tendo em mente a metaforização básica de ῥιζώματα, procurar-se-á, nos fragmentos e testemunhos, indicações e evidências sobre proveniência e motivos de eleição do termo, assim como aprofundar o entendimento dos seus sentidos e desdobramentos, na cosmologia do filósofo-poeta. |
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