A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67913 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender como se dá a recepção de temas culturais veiculados em um episódio de desenho animado por um grupo de adolescentes, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se do pressuposto que tem havido a emergência de novos grupos configurados pelo acesso aos meios de comunicação de massa, que também fazem parte da comunidade escolar, despontando nas salas de aula novas interrogações e perspectivas dentro da diversidade cultural. Nesse contexto, saltam aos olhos novos modos de vida e os novos usos da mídia no cotidiano dos sujeitos, tomados como agentes de suas ações. Nosso referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais que se ocupam dos diferentes aspectos da cultura na análise de fenômenos sociais, envolvendo outras áreas como a Educação. Tomamos as contribuições sobre a centralidade da cultura de Stuart Hall (1997), bem como aquelas de Martín-Barbero (2004) sobre a recepção de produções midiáticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando grupos focais para obter dados orais, posteriormente transcritos e analisados. As principais constatações obtidas dizem respeito aos movimentos imbricados na recepção, como os de identificação e de rejeição, a fim de atribuir sentido aos textos e imagens veiculados, bem como as competências culturais mobilizadas pelos participantes à medida que interagiam com o pesquisador e com o desenho animado. |
id |
UFSP_ab6e8debe46be545849c5525427ecadc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/67913 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Domingos, Edson Lopes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/0466046199727214http://lattes.cnpq.br/6082754427382954Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]2023-06-07T14:12:20Z2023-06-07T14:12:20Z2010-12-14DOMINGOS, Edson Lopes. A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67913UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO pdf.pdfEste estudo tem como objetivo compreender como se dá a recepção de temas culturais veiculados em um episódio de desenho animado por um grupo de adolescentes, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se do pressuposto que tem havido a emergência de novos grupos configurados pelo acesso aos meios de comunicação de massa, que também fazem parte da comunidade escolar, despontando nas salas de aula novas interrogações e perspectivas dentro da diversidade cultural. Nesse contexto, saltam aos olhos novos modos de vida e os novos usos da mídia no cotidiano dos sujeitos, tomados como agentes de suas ações. Nosso referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais que se ocupam dos diferentes aspectos da cultura na análise de fenômenos sociais, envolvendo outras áreas como a Educação. Tomamos as contribuições sobre a centralidade da cultura de Stuart Hall (1997), bem como aquelas de Martín-Barbero (2004) sobre a recepção de produções midiáticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando grupos focais para obter dados orais, posteriormente transcritos e analisados. As principais constatações obtidas dizem respeito aos movimentos imbricados na recepção, como os de identificação e de rejeição, a fim de atribuir sentido aos textos e imagens veiculados, bem como as competências culturais mobilizadas pelos participantes à medida que interagiam com o pesquisador e com o desenho animado.This study aims at understanding how cultural themes presented in an animated cartoon episode are received by a group of young children, students of the first years of schooling in a public school. It departs from the conjecture that there has been the emergence of new groups formatted by the access to the mass media who are also part of the school community, provoking new interrogations and allowing for new perspectives in the classroom amidst its cultural diversity. In this context, new ways of life and new uses of the media in the subjects‟ everyday lives as agents of their actions meet the eye. Our theoretical reference is based on the Cultural Studies which take on the different aspects of culture in the analysis of social phenomena, intertwining with other areas as Education for instance. The contributions by Stuart Hall (1997) on the centrality of culture, as well as those of Martín-Barbero (2004) on the reception of media receptions are taken in. The research has a qualitative character, using focal groups in order to obtain oral data, later transcribed and analysed. The main findings refer to the movements overlapped in reception, as those of identification and rejection, aiming at attributing meaning to the texts and images presented, as well as the cultural competences mobilized by participants as they interacted with the researcher and with the cartoon.58 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EducaçãoMídiaRecepção de desenhos animadosEducationMediaReception of animated cartoonsA recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos CulturaisThe reception of TV programs within the school: possibilities of analysis and reflection by students from the perspective of Cultural Studiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679132023-06-07 11:12:20.803metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The reception of TV programs within the school: possibilities of analysis and reflection by students from the perspective of Cultural Studies |
title |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais |
spellingShingle |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais Domingos, Edson Lopes [UNIFESP] Educação Mídia Recepção de desenhos animados Education Media Reception of animated cartoons |
title_short |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais |
title_full |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais |
title_fullStr |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais |
title_full_unstemmed |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais |
title_sort |
A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais |
author |
Domingos, Edson Lopes [UNIFESP] |
author_facet |
Domingos, Edson Lopes [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0466046199727214 |
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6082754427382954 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingos, Edson Lopes [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Mídia Recepção de desenhos animados |
topic |
Educação Mídia Recepção de desenhos animados Education Media Reception of animated cartoons |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Media Reception of animated cartoons |
description |
Este estudo tem como objetivo compreender como se dá a recepção de temas culturais veiculados em um episódio de desenho animado por um grupo de adolescentes, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se do pressuposto que tem havido a emergência de novos grupos configurados pelo acesso aos meios de comunicação de massa, que também fazem parte da comunidade escolar, despontando nas salas de aula novas interrogações e perspectivas dentro da diversidade cultural. Nesse contexto, saltam aos olhos novos modos de vida e os novos usos da mídia no cotidiano dos sujeitos, tomados como agentes de suas ações. Nosso referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais que se ocupam dos diferentes aspectos da cultura na análise de fenômenos sociais, envolvendo outras áreas como a Educação. Tomamos as contribuições sobre a centralidade da cultura de Stuart Hall (1997), bem como aquelas de Martín-Barbero (2004) sobre a recepção de produções midiáticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando grupos focais para obter dados orais, posteriormente transcritos e analisados. As principais constatações obtidas dizem respeito aos movimentos imbricados na recepção, como os de identificação e de rejeição, a fim de atribuir sentido aos textos e imagens veiculados, bem como as competências culturais mobilizadas pelos participantes à medida que interagiam com o pesquisador e com o desenho animado. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-12-14 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-07T14:12:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-07T14:12:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DOMINGOS, Edson Lopes. A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67913 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO pdf.pdf |
identifier_str_mv |
DOMINGOS, Edson Lopes. A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO pdf.pdf |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67913 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
58 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764271388459008 |