A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Edson Lopes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67913
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender como se dá a recepção de temas culturais veiculados em um episódio de desenho animado por um grupo de adolescentes, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se do pressuposto que tem havido a emergência de novos grupos configurados pelo acesso aos meios de comunicação de massa, que também fazem parte da comunidade escolar, despontando nas salas de aula novas interrogações e perspectivas dentro da diversidade cultural. Nesse contexto, saltam aos olhos novos modos de vida e os novos usos da mídia no cotidiano dos sujeitos, tomados como agentes de suas ações. Nosso referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais que se ocupam dos diferentes aspectos da cultura na análise de fenômenos sociais, envolvendo outras áreas como a Educação. Tomamos as contribuições sobre a centralidade da cultura de Stuart Hall (1997), bem como aquelas de Martín-Barbero (2004) sobre a recepção de produções midiáticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando grupos focais para obter dados orais, posteriormente transcritos e analisados. As principais constatações obtidas dizem respeito aos movimentos imbricados na recepção, como os de identificação e de rejeição, a fim de atribuir sentido aos textos e imagens veiculados, bem como as competências culturais mobilizadas pelos participantes à medida que interagiam com o pesquisador e com o desenho animado.
id UFSP_ab6e8debe46be545849c5525427ecadc
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67913
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Domingos, Edson Lopes [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/0466046199727214http://lattes.cnpq.br/6082754427382954Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]2023-06-07T14:12:20Z2023-06-07T14:12:20Z2010-12-14DOMINGOS, Edson Lopes. A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.https://repositorio.unifesp.br/11600/67913UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO pdf.pdfEste estudo tem como objetivo compreender como se dá a recepção de temas culturais veiculados em um episódio de desenho animado por um grupo de adolescentes, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se do pressuposto que tem havido a emergência de novos grupos configurados pelo acesso aos meios de comunicação de massa, que também fazem parte da comunidade escolar, despontando nas salas de aula novas interrogações e perspectivas dentro da diversidade cultural. Nesse contexto, saltam aos olhos novos modos de vida e os novos usos da mídia no cotidiano dos sujeitos, tomados como agentes de suas ações. Nosso referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais que se ocupam dos diferentes aspectos da cultura na análise de fenômenos sociais, envolvendo outras áreas como a Educação. Tomamos as contribuições sobre a centralidade da cultura de Stuart Hall (1997), bem como aquelas de Martín-Barbero (2004) sobre a recepção de produções midiáticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando grupos focais para obter dados orais, posteriormente transcritos e analisados. As principais constatações obtidas dizem respeito aos movimentos imbricados na recepção, como os de identificação e de rejeição, a fim de atribuir sentido aos textos e imagens veiculados, bem como as competências culturais mobilizadas pelos participantes à medida que interagiam com o pesquisador e com o desenho animado.This study aims at understanding how cultural themes presented in an animated cartoon episode are received by a group of young children, students of the first years of schooling in a public school. It departs from the conjecture that there has been the emergence of new groups formatted by the access to the mass media who are also part of the school community, provoking new interrogations and allowing for new perspectives in the classroom amidst its cultural diversity. In this context, new ways of life and new uses of the media in the subjects‟ everyday lives as agents of their actions meet the eye. Our theoretical reference is based on the Cultural Studies which take on the different aspects of culture in the analysis of social phenomena, intertwining with other areas as Education for instance. The contributions by Stuart Hall (1997) on the centrality of culture, as well as those of Martín-Barbero (2004) on the reception of media receptions are taken in. The research has a qualitative character, using focal groups in order to obtain oral data, later transcribed and analysed. The main findings refer to the movements overlapped in reception, as those of identification and rejection, aiming at attributing meaning to the texts and images presented, as well as the cultural competences mobilized by participants as they interacted with the researcher and with the cartoon.58 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)EducaçãoMídiaRecepção de desenhos animadosEducationMediaReception of animated cartoonsA recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos CulturaisThe reception of TV programs within the school: possibilities of analysis and reflection by students from the perspective of Cultural Studiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679132023-06-07 11:12:20.803metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67913Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The reception of TV programs within the school: possibilities of analysis and reflection by students from the perspective of Cultural Studies
title A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
spellingShingle A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
Domingos, Edson Lopes [UNIFESP]
Educação
Mídia
Recepção de desenhos animados
Education
Media
Reception of animated cartoons
title_short A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
title_full A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
title_fullStr A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
title_full_unstemmed A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
title_sort A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais
author Domingos, Edson Lopes [UNIFESP]
author_facet Domingos, Edson Lopes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0466046199727214
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6082754427382954
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Edson Lopes [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]
contributor_str_mv Vóvio, Claudia Lemos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Mídia
Recepção de desenhos animados
topic Educação
Mídia
Recepção de desenhos animados
Education
Media
Reception of animated cartoons
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Media
Reception of animated cartoons
description Este estudo tem como objetivo compreender como se dá a recepção de temas culturais veiculados em um episódio de desenho animado por um grupo de adolescentes, estudantes do ensino fundamental de uma escola pública paulista. Parte-se do pressuposto que tem havido a emergência de novos grupos configurados pelo acesso aos meios de comunicação de massa, que também fazem parte da comunidade escolar, despontando nas salas de aula novas interrogações e perspectivas dentro da diversidade cultural. Nesse contexto, saltam aos olhos novos modos de vida e os novos usos da mídia no cotidiano dos sujeitos, tomados como agentes de suas ações. Nosso referencial teórico baseia-se nos Estudos Culturais que se ocupam dos diferentes aspectos da cultura na análise de fenômenos sociais, envolvendo outras áreas como a Educação. Tomamos as contribuições sobre a centralidade da cultura de Stuart Hall (1997), bem como aquelas de Martín-Barbero (2004) sobre a recepção de produções midiáticas. A pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando grupos focais para obter dados orais, posteriormente transcritos e analisados. As principais constatações obtidas dizem respeito aos movimentos imbricados na recepção, como os de identificação e de rejeição, a fim de atribuir sentido aos textos e imagens veiculados, bem como as competências culturais mobilizadas pelos participantes à medida que interagiam com o pesquisador e com o desenho animado.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DOMINGOS, Edson Lopes. A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67913
dc.identifier.file.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO pdf.pdf
identifier_str_mv DOMINGOS, Edson Lopes. A recepção de programas de TV no âmbito da escola: possibilidades de análise e de reflexão dos estudantes a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO pdf.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67913
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764271388459008