Ideologias animadas : a criança e o desenho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606966 |
Resumo: | Orientador: Ana Luiza Bustamante Smolka |
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Ideologias animadas : a criança e o desenhoThe child and the cartoon : cosiderations of ideological aspectsCriançasDesenho animadoIdeologiaSignificação (Psicologia)ChildrenAnimated cartoonsIdeologySignification (Psychology)Orientador: Ana Luiza Bustamante SmolkaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta dissertação problematiza a influência dos desenhos animados sobre o público infantil e investiga o processo de recepção deste tipo de produção em crianças, em dois ambientes escolares diferentes. Refletindo sobre os repertórios culturais, elementos constitutivos do mundo infantil e contexto da recepção das mídias como partes integrantes essenciais do processo comunicativo, tem também o intuito de discutir o funcionamento da ideologia que permeia as condições de produção. O desenvolvimento teórico da presente proposta está ancorado, principalmente, em dois autores, Bakhtin e Vygotski. As análises das interações verbais das crianças, durante e depois da recepção do desenho animado ¿Tio Patinhas¿, colocam em evidência e nos permitem compreender diversos aspectos que atuam no âmbito das relações sociais - o imaginário coletivo, gêneros discursivos, imaginação e significação na recepção e compreensão dos desenhos animadosAbstract: The present work investigates the influence of cartoons as social production and inquires about the process of their reception by children. Assuming that: 1. cultural repertories are constitutive of the children¿s world; and 2. the context of midia reception is an essential part of the contemporary communicative process; it has also the aim to discuss the functioning of the ideology which pervades the conditions of production. The empirical study was conducted in two different school environments and the theoretical development of the proposal was mainly anchored on two authors, Bakhtin and Vygotski. The analysis of the verbal interactions of children, during and after reception of the cartoon "Duck Tales", places in evidence and allow us to understand several aspects operating within the framework of social relations - the collective imagination, gender discourses, imagination and meaning in receiving and understanding of cartoonsMestradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteMestre em Educação[s.n.]Smolka, Ana Luiza Bustamante, 1948-Rocha, Maria Sílvia Pinto de Moura Librandi daBanks-Leite, LuciNogueira, Ana Lúcia HortaCosta, Belarmino Cesar Guimarães daUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBortoletto, Maira20082008-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf118 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606966BORTOLETTO, Maira. Ideologias animadas: a criança e o desenho. 2008. 118 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606966. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423778porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:10:34Zoai::423778Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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