Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65807
Resumo: A pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o discurso ocidental que constrói um estereótipo do Oriente. O choque entre Ocidente e Oriente cria diversas representações que podem ser vistas em diferentes mídias como por exemplo as histórias em quadrinho. O que Frank Miller faz em “Os 300 de Esparta” e “Holy Terror” são construções de estereótipos que, se bem analisadas dentro da sala de aula, podem ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento crítico do educando.
id UFSP_acbf3d2b3e750d0e910dfa36b453742a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65807
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolarHistória em quadrinhosOrientalismoEstereótipoRepresentaçãoA pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o discurso ocidental que constrói um estereótipo do Oriente. O choque entre Ocidente e Oriente cria diversas representações que podem ser vistas em diferentes mídias como por exemplo as histórias em quadrinho. O que Frank Miller faz em “Os 300 de Esparta” e “Holy Terror” são construções de estereótipos que, se bem analisadas dentro da sala de aula, podem ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento crítico do educando.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloNemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3238114239917472http://lattes.cnpq.br/7824201552849449Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]2022-10-26T16:16:40Z2022-10-26T16:16:40Z2022-08-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion110application/pdfSANTOS, L. B.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65807porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T01:05:18Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65807Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T01:05:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
title Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
spellingShingle Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]
História em quadrinhos
Orientalismo
Estereótipo
Representação
title_short Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
title_full Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
title_fullStr Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
title_full_unstemmed Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
title_sort Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
author Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]
author_facet Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/3238114239917472
http://lattes.cnpq.br/7824201552849449
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História em quadrinhos
Orientalismo
Estereótipo
Representação
topic História em quadrinhos
Orientalismo
Estereótipo
Representação
description A pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o discurso ocidental que constrói um estereótipo do Oriente. O choque entre Ocidente e Oriente cria diversas representações que podem ser vistas em diferentes mídias como por exemplo as histórias em quadrinho. O que Frank Miller faz em “Os 300 de Esparta” e “Holy Terror” são construções de estereótipos que, se bem analisadas dentro da sala de aula, podem ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento crítico do educando.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26T16:16:40Z
2022-10-26T16:16:40Z
2022-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, L. B.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65807
identifier_str_mv SANTOS, L. B.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 110
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268377442549760