Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65807 |
Resumo: | A pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o discurso ocidental que constrói um estereótipo do Oriente. O choque entre Ocidente e Oriente cria diversas representações que podem ser vistas em diferentes mídias como por exemplo as histórias em quadrinho. O que Frank Miller faz em “Os 300 de Esparta” e “Holy Terror” são construções de estereótipos que, se bem analisadas dentro da sala de aula, podem ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento crítico do educando. |
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Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolarHistória em quadrinhosOrientalismoEstereótipoRepresentaçãoA pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o discurso ocidental que constrói um estereótipo do Oriente. O choque entre Ocidente e Oriente cria diversas representações que podem ser vistas em diferentes mídias como por exemplo as histórias em quadrinho. O que Frank Miller faz em “Os 300 de Esparta” e “Holy Terror” são construções de estereótipos que, se bem analisadas dentro da sala de aula, podem ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento crítico do educando.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloNemi, Ana Lucia Lana [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3238114239917472http://lattes.cnpq.br/7824201552849449Santos, Lucas Bernardo dos Santos [UNIFESP]2022-10-26T16:16:40Z2022-10-26T16:16:40Z2022-08-27info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion110application/pdfSANTOS, L. B.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65807porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T01:05:18Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65807Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T01:05:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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A pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o discurso ocidental que constrói um estereótipo do Oriente. O choque entre Ocidente e Oriente cria diversas representações que podem ser vistas em diferentes mídias como por exemplo as histórias em quadrinho. O que Frank Miller faz em “Os 300 de Esparta” e “Holy Terror” são construções de estereótipos que, se bem analisadas dentro da sala de aula, podem ser uma grande ferramenta para o desenvolvimento crítico do educando. |
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