A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5203374 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50819 |
Resumo: | Defende-se nesta investigação a tese segundo a qual a partir da experiência de escolarização em ambiente hospitalar, especificamente a partir do modelo da escola móvel, é possível a restituição de sentidos essenciais à escolarização. Partimos da hipótese de que a noção de aprendizagem se aproxima, nesta circunstância, da noção de vitalidade. A restituição deste sentido original se deve ao contato individual com as formas de conhecimento que se opõe a tradição da escola regular, cujo aprendizado é mediado por estruturas que distanciam o aluno dos objetos de aprendizagem; estrutura essa marcada sobretudo por um caráter de impessoalidade. Como durante o tratamento todas as dimensões da vida são redimensionadas, pressupõe-se que os saberes passam também a ser reapropriados de modo distinto. O programa desta investigação, portanto, teve por principal objetivo compreender a experiência da escolarização de adolescentes com câncer do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (Graacc)/ Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Do ponto de vista metodológico tal estudo dividiu-se em três frentes de trabalho: i) levantamento do quadro teórico; ii) pesquisa etnográfica; iii) análise dos dados. Tal empreendimento resultou em dois blocos que compõe a totalidade desta tese. Na primeira parte, discute-se em uma série de artigos, noções que se colocam no pano de fundo desta investigação. O conceito de biopolítica; a perspectiva da antropologia interpretativa como possibilidade metodológica aos estudos desta natureza; o estudo de interface entre as instituições hospital e escola; e a possibilidade fenomenológica do estudo acerca da relação entre saúde e doença são os grandes temas que compõe este primeiro bloco. A segunda parte, ou segundo movimento, consistiu na escrita de sete histórias de vida, sendo 4 de adolescentes e 3 de professores (sendo um coordenador). Tal empreendimento representou o esforço de mostrar de que modo a vida, durante a fase de tratamento por doença de origem neoplásica, redimensiona não somente aspectos corporais, éticos e psicológicos, mas também possibilita redimensionar sentidos relativos à escola a partir da experiência de sua continuidade no ambiente hospitalar. |
id |
UFSP_acfe10768c5335dce99cb998053418e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/50819 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Quiroga, Fernando Lionel [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Covic, Amalia Neide [UNIFESP]2019-06-19T14:58:27Z2019-06-19T14:58:27Z2017-09-13https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5203374https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50819Tese - Fernando Lionel Quiroga.pdfDefende-se nesta investigação a tese segundo a qual a partir da experiência de escolarização em ambiente hospitalar, especificamente a partir do modelo da escola móvel, é possível a restituição de sentidos essenciais à escolarização. Partimos da hipótese de que a noção de aprendizagem se aproxima, nesta circunstância, da noção de vitalidade. A restituição deste sentido original se deve ao contato individual com as formas de conhecimento que se opõe a tradição da escola regular, cujo aprendizado é mediado por estruturas que distanciam o aluno dos objetos de aprendizagem; estrutura essa marcada sobretudo por um caráter de impessoalidade. Como durante o tratamento todas as dimensões da vida são redimensionadas, pressupõe-se que os saberes passam também a ser reapropriados de modo distinto. O programa desta investigação, portanto, teve por principal objetivo compreender a experiência da escolarização de adolescentes com câncer do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (Graacc)/ Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Do ponto de vista metodológico tal estudo dividiu-se em três frentes de trabalho: i) levantamento do quadro teórico; ii) pesquisa etnográfica; iii) análise dos dados. Tal empreendimento resultou em dois blocos que compõe a totalidade desta tese. Na primeira parte, discute-se em uma série de artigos, noções que se colocam no pano de fundo desta investigação. O conceito de biopolítica; a perspectiva da antropologia interpretativa como possibilidade metodológica aos estudos desta natureza; o estudo de interface entre as instituições hospital e escola; e a possibilidade fenomenológica do estudo acerca da relação entre saúde e doença são os grandes temas que compõe este primeiro bloco. A segunda parte, ou segundo movimento, consistiu na escrita de sete histórias de vida, sendo 4 de adolescentes e 3 de professores (sendo um coordenador). Tal empreendimento representou o esforço de mostrar de que modo a vida, durante a fase de tratamento por doença de origem neoplásica, redimensiona não somente aspectos corporais, éticos e psicológicos, mas também possibilita redimensionar sentidos relativos à escola a partir da experiência de sua continuidade no ambiente hospitalar.In this research, we defend the thesis that from the experience of schooling in hospital environment, specifically from the model of the mobile school, it is possible to return essential meanings to schooling. We start from the hypothesis that the notion of learning approaches, in this circumstance, the notion of vitality. The restitution of this original sense is due to the individual contact with the forms of knowledge that oppose themselves to the tradition of regular school, whose learning is mediated by structures that distance the student from learning objects - structure marked mainly by a character of impersonality. As during the treatment all dimensions of life are resized, it is assumed that the knowledges are also re-appropriated, in a different way. The main objective of this research program was to understand the experience of schooling of adolescents with cancer at the Pediatric Oncology Institute (IOP) - Support Group for Adolescent and Child with Cancer (Graacc) / Federal University of São Paulo (Unifesp) . From a methodological point of view, this study was divided into three work fronts: i) survey of the theoretical framework; ii) ethnographic research; iii) data analysis. This enterprise resulted in two blocks that make up the whole of this thesis. In the first part, it is discussed, in a series of articles, notions that stand in the background of this investigation. The concept of biopolitics; The perspective of interpretative anthropology as a methodological possibility for studies of this nature; The study of the interface between hospital and school institutions; And the phenomenological possibility of the study about the relationship between health and disease are the major themes that make up this first block. The second part, or second movement, consisted in the writing of seven life stories, being 4 of adolescents and 3 of teachers (one being a coordinator). This endeavor represented an effort to show how life, during the treatment phase due to neoplastic disease, not only reshapes body, ethical and psychological aspects, but also allows the re-dimensioning of meanings related to the school from the experience of its continuity in the hospital environment.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)224p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Adolescente Gravemente EnfermoDireito À EducaçãoEscolarização HospitalarEtnografiaProdução De SentidosEscola MóvelTeenager Seriously IllRight To EducationHospital SchoolingEthnographyProduction Of MeaningsMobile SchoolA escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaEducação E SaúdeEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINALTese - Fernando Lionel Quiroga.pdfTese - Fernando Lionel Quiroga.pdfapplication/pdf1333133${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50819/1/Tese%20-%20Fernando%20Lionel%20Quiroga.pdf1ba2d9ee765122aa87ad3cb76b5ff51bMD51open accessTEXTTese - Fernando Lionel Quiroga.pdf.txtTese - Fernando Lionel Quiroga.pdf.txtExtracted texttext/plain524594${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50819/5/Tese%20-%20Fernando%20Lionel%20Quiroga.pdf.txt2bbe05c3a7a34264aba9b25d7d493c25MD55open accessTHUMBNAILTese - Fernando Lionel Quiroga.pdf.jpgTese - Fernando Lionel Quiroga.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3674${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50819/7/Tese%20-%20Fernando%20Lionel%20Quiroga.pdf.jpgf64e9409dc896476c90988b28cba401bMD57open access11600/508192023-05-15 10:54:12.356open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:54:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde |
title |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde |
spellingShingle |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde Quiroga, Fernando Lionel [UNIFESP] Adolescente Gravemente Enfermo Direito À Educação Escolarização Hospitalar Etnografia Produção De Sentidos Escola Móvel Teenager Seriously Ill Right To Education Hospital Schooling Ethnography Production Of Meanings Mobile School |
title_short |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde |
title_full |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde |
title_fullStr |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde |
title_full_unstemmed |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde |
title_sort |
A escolarização em ambiente hospitalar: o direito e a vida entre a educação e a saúde |
author |
Quiroga, Fernando Lionel [UNIFESP] |
author_facet |
Quiroga, Fernando Lionel [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quiroga, Fernando Lionel [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Covic, Amalia Neide [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Covic, Amalia Neide [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente Gravemente Enfermo Direito À Educação Escolarização Hospitalar Etnografia Produção De Sentidos Escola Móvel |
topic |
Adolescente Gravemente Enfermo Direito À Educação Escolarização Hospitalar Etnografia Produção De Sentidos Escola Móvel Teenager Seriously Ill Right To Education Hospital Schooling Ethnography Production Of Meanings Mobile School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teenager Seriously Ill Right To Education Hospital Schooling Ethnography Production Of Meanings Mobile School |
description |
Defende-se nesta investigação a tese segundo a qual a partir da experiência de escolarização em ambiente hospitalar, especificamente a partir do modelo da escola móvel, é possível a restituição de sentidos essenciais à escolarização. Partimos da hipótese de que a noção de aprendizagem se aproxima, nesta circunstância, da noção de vitalidade. A restituição deste sentido original se deve ao contato individual com as formas de conhecimento que se opõe a tradição da escola regular, cujo aprendizado é mediado por estruturas que distanciam o aluno dos objetos de aprendizagem; estrutura essa marcada sobretudo por um caráter de impessoalidade. Como durante o tratamento todas as dimensões da vida são redimensionadas, pressupõe-se que os saberes passam também a ser reapropriados de modo distinto. O programa desta investigação, portanto, teve por principal objetivo compreender a experiência da escolarização de adolescentes com câncer do Instituto de Oncologia Pediátrica (IOP) – Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (Graacc)/ Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Do ponto de vista metodológico tal estudo dividiu-se em três frentes de trabalho: i) levantamento do quadro teórico; ii) pesquisa etnográfica; iii) análise dos dados. Tal empreendimento resultou em dois blocos que compõe a totalidade desta tese. Na primeira parte, discute-se em uma série de artigos, noções que se colocam no pano de fundo desta investigação. O conceito de biopolítica; a perspectiva da antropologia interpretativa como possibilidade metodológica aos estudos desta natureza; o estudo de interface entre as instituições hospital e escola; e a possibilidade fenomenológica do estudo acerca da relação entre saúde e doença são os grandes temas que compõe este primeiro bloco. A segunda parte, ou segundo movimento, consistiu na escrita de sete histórias de vida, sendo 4 de adolescentes e 3 de professores (sendo um coordenador). Tal empreendimento representou o esforço de mostrar de que modo a vida, durante a fase de tratamento por doença de origem neoplásica, redimensiona não somente aspectos corporais, éticos e psicológicos, mas também possibilita redimensionar sentidos relativos à escola a partir da experiência de sua continuidade no ambiente hospitalar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-09-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-19T14:58:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-06-19T14:58:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5203374 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50819 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Tese - Fernando Lionel Quiroga.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5203374 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50819 |
identifier_str_mv |
Tese - Fernando Lionel Quiroga.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
224p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50819/1/Tese%20-%20Fernando%20Lionel%20Quiroga.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50819/5/Tese%20-%20Fernando%20Lionel%20Quiroga.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50819/7/Tese%20-%20Fernando%20Lionel%20Quiroga.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1ba2d9ee765122aa87ad3cb76b5ff51b 2bbe05c3a7a34264aba9b25d7d493c25 f64e9409dc896476c90988b28cba401b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764253110730752 |