As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657520 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52626 |
Resumo: | Este Texto É O Resultado De Uma Pesquisa No Âmbito Da História Da Educação Matemática Que Tem Por Tema O Saber Medidas Nas Orientações Do Ensino Paulista, 1890-1950. Com Intenção De Caracterizar Historicamente As Mobilizações E Finalidades De Ensino Do Saber Medidas Nas Propostas Para A Escola, Neste Estudo Se Admitiu Como Fontes Os Programas De Ensino Paulistas, Manuais E Revistas Publicadas No Período. A Pesquisa Foi Subsidiada Por Elementos Da História Cultural (Chartier, 2000), Cultura Escolar (Julia, 2001) E Mais Especificadamente Pela História Das Disciplinas Escolares (Chervel, 1990). Mediante Este Aparato Teórico-Metodológico, Leituras Da Composição De Diferentes Matérias, Como Aritmética, Geometria E Desenho, Confirmaram A Tese De Que O Saber Medidas, Por Seu Estatuto Próprio, Se Configura Por Diferentes Mobilizações E Finalidades, O Que Se Constitui Como "Artes De Medir", Que Por Vezes Foram Decorrentes Dos Diálogos Com Os Movimentos Pedagógicos Que Circularam À Época. A Análise Da Documentação Educ |
id |
UFSP_ad474f902065e93f9e2af719bd145100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52626 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Trindade, Deoclecia De Andrade [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]2020-03-25T12:10:16Z2020-03-25T12:10:16Z2018-10-01https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657520https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526262018-0567.pdfEste Texto É O Resultado De Uma Pesquisa No Âmbito Da História Da Educação Matemática Que Tem Por Tema O Saber Medidas Nas Orientações Do Ensino Paulista, 1890-1950. Com Intenção De Caracterizar Historicamente As Mobilizações E Finalidades De Ensino Do Saber Medidas Nas Propostas Para A Escola, Neste Estudo Se Admitiu Como Fontes Os Programas De Ensino Paulistas, Manuais E Revistas Publicadas No Período. A Pesquisa Foi Subsidiada Por Elementos Da História Cultural (Chartier, 2000), Cultura Escolar (Julia, 2001) E Mais Especificadamente Pela História Das Disciplinas Escolares (Chervel, 1990). Mediante Este Aparato Teórico-Metodológico, Leituras Da Composição De Diferentes Matérias, Como Aritmética, Geometria E Desenho, Confirmaram A Tese De Que O Saber Medidas, Por Seu Estatuto Próprio, Se Configura Por Diferentes Mobilizações E Finalidades, O Que Se Constitui Como "Artes De Medir", Que Por Vezes Foram Decorrentes Dos Diálogos Com Os Movimentos Pedagógicos Que Circularam À Época. A Análise Da Documentação EducThis Text Is The Result Of A Research In The History Of Mathematical Education That Has As Its Theme The Knowledge Measures In The Guidelines For Primary School In São Paulo/Brazil, 1890-1950. With The Intention Of Characterizing Historically The Mobilizations And Purposes Of Teaching Of The Knowledge Measures In The Proposals For The School, In This Study It Was Admitted As Sources The Teaching Programs Of São Paulo, Manuals And Journals Published In The Period. The Research Was Subsidized By Elements Of Cultural History (Chartier, 2000), School Culture (Julia, 2001) And More Specifically By The History Of The School Subjects (Chervel, 1990). From This Theoretical-Methodological Apparatus, Readings Of The Composition Of Different Subjects, Such As Arithmetic, Geometry And Drawing, Confirmed The Thesis That The Knowledge Measures, By Its Own Statute In The Primary School, Is Configured By Different Mobilizations And Purposes, Which Constitutes Such As "Arts Of Measuring", Which Sometimes Resulted From The DiaDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)190 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Saber MedidasFinalidades De EnsinoMatérias EscolaresEnsino PrimárioKnowledge MeasuresPurposes Of TeachingSchool SubjectsPrimary EducationAs Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINAL2018-0567.pdfapplication/pdf1718699${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52626/1/2018-0567.pdf7b1f9d9cbd3473ebc2967007f9b7539fMD51open accessTEXT2018-0567.pdf.txt2018-0567.pdf.txtExtracted texttext/plain512498${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52626/5/2018-0567.pdf.txt101fe7b8ca0905d49cda25a7978b5321MD55open accessTHUMBNAIL2018-0567.pdf.jpg2018-0567.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3761${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52626/7/2018-0567.pdf.jpga198989e814cd2e15a4f01d031224be8MD57open access11600/526262023-05-15 10:54:04.638open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52626Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:54:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 |
title |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 |
spellingShingle |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 Trindade, Deoclecia De Andrade [UNIFESP] Saber Medidas Finalidades De Ensino Matérias Escolares Ensino Primário Knowledge Measures Purposes Of Teaching School Subjects Primary Education |
title_short |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 |
title_full |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 |
title_fullStr |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 |
title_full_unstemmed |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 |
title_sort |
As Artes De Medir: Saberes Matemáticos No Ensino Primário De São Paulo, 1890 - 1950 |
author |
Trindade, Deoclecia De Andrade [UNIFESP] |
author_facet |
Trindade, Deoclecia De Andrade [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Deoclecia De Andrade [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saber Medidas Finalidades De Ensino Matérias Escolares Ensino Primário |
topic |
Saber Medidas Finalidades De Ensino Matérias Escolares Ensino Primário Knowledge Measures Purposes Of Teaching School Subjects Primary Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Knowledge Measures Purposes Of Teaching School Subjects Primary Education |
description |
Este Texto É O Resultado De Uma Pesquisa No Âmbito Da História Da Educação Matemática Que Tem Por Tema O Saber Medidas Nas Orientações Do Ensino Paulista, 1890-1950. Com Intenção De Caracterizar Historicamente As Mobilizações E Finalidades De Ensino Do Saber Medidas Nas Propostas Para A Escola, Neste Estudo Se Admitiu Como Fontes Os Programas De Ensino Paulistas, Manuais E Revistas Publicadas No Período. A Pesquisa Foi Subsidiada Por Elementos Da História Cultural (Chartier, 2000), Cultura Escolar (Julia, 2001) E Mais Especificadamente Pela História Das Disciplinas Escolares (Chervel, 1990). Mediante Este Aparato Teórico-Metodológico, Leituras Da Composição De Diferentes Matérias, Como Aritmética, Geometria E Desenho, Confirmaram A Tese De Que O Saber Medidas, Por Seu Estatuto Próprio, Se Configura Por Diferentes Mobilizações E Finalidades, O Que Se Constitui Como "Artes De Medir", Que Por Vezes Foram Decorrentes Dos Diálogos Com Os Movimentos Pedagógicos Que Circularam À Época. A Análise Da Documentação Educ |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657520 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52626 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0567.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6657520 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52626 |
identifier_str_mv |
2018-0567.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
190 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52626/1/2018-0567.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52626/5/2018-0567.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52626/7/2018-0567.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7b1f9d9cbd3473ebc2967007f9b7539f 101fe7b8ca0905d49cda25a7978b5321 a198989e814cd2e15a4f01d031224be8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764250379190272 |