Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52635
Resumo: Esta Investigação Objetiva Analisar Como E Quais Saberes Matemáticos Articulam-Se Na Matéria Escolar Trabalhos Manuais Ao Longo De Sua Escolarização No Curso Primário Nos Estados De São Paulo E Rio De Janeiro, Locais De Disseminação De Ideais Da Educação. O Período Que Concerne À Pesquisa É Delimitado Segundo A Atuação Dos Trabalhos Manuais Como Uma Matéria Escolar Nos Programas Primários Dos Estados Paulista E Fluminense (1890 " 1950). As Teorias Da História Cultural (Chartier, 2002, 2010, 2011), Da História Das Disciplinas Escolares E Finalidades De Ensino (Chervel, 1990), Além Dos Conceitos De Disciplinarização E Saberes "A" E "Para Ensinar" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) São Empregados Na Análise De Programas De Ensino Primário, Artigos De Revistas Pedagógicas E Manuais Escolares Na Construção De Uma Narrativa Histórica Acerca Das Articulações. A Análise Das Fontes Possibilitou Constatar Que Essas Articulações Não São Isentas Do Momento Educacional, Espaço E Finalidades De Ensino Da Escola Primária E Da Pr
id UFSP_ad765ec66da7c3fd4884c1eda9ab138e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/52635
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]2020-03-25T12:10:17Z2020-03-25T12:10:17Z2018-08-20https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526352018-0576.pdfEsta Investigação Objetiva Analisar Como E Quais Saberes Matemáticos Articulam-Se Na Matéria Escolar Trabalhos Manuais Ao Longo De Sua Escolarização No Curso Primário Nos Estados De São Paulo E Rio De Janeiro, Locais De Disseminação De Ideais Da Educação. O Período Que Concerne À Pesquisa É Delimitado Segundo A Atuação Dos Trabalhos Manuais Como Uma Matéria Escolar Nos Programas Primários Dos Estados Paulista E Fluminense (1890 " 1950). As Teorias Da História Cultural (Chartier, 2002, 2010, 2011), Da História Das Disciplinas Escolares E Finalidades De Ensino (Chervel, 1990), Além Dos Conceitos De Disciplinarização E Saberes "A" E "Para Ensinar" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) São Empregados Na Análise De Programas De Ensino Primário, Artigos De Revistas Pedagógicas E Manuais Escolares Na Construção De Uma Narrativa Histórica Acerca Das Articulações. A Análise Das Fontes Possibilitou Constatar Que Essas Articulações Não São Isentas Do Momento Educacional, Espaço E Finalidades De Ensino Da Escola Primária E Da PrThis Research Aims At Analyzing How And What Mathematical Knowledge Are Articulated With The Subject Manual Work During The Primary School In The States Of São Paulo And Rio De Janeiro, Places Of Dissemination Of Education Ideals. The Research Period Is Delimited According To The Performance Of The Manual Works As A School Subject In The Primary Programs Of São Paulo And Rio De Janeiro States (1890-1950). The Theories Of Cultural History (Chartier, 2002, 2010, 2011), The History Of School Subjects And Teaching Purposes (Chervel, 1990), As Well As The Concepts Of Disciplinarization And "Knowledge For Teaching" And "Knowledge To Teach" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) Are Employed In Analysis Of Primary Education Programs, Articles Of Pedagogical Journals And School Textbooks In The Construction Of A Historical Narrative About The Articulations. The Analysis Of The Sources Became Possible To Verify That These Articulations Are Not Exempt From The Educational Moment, Space And Teaching Purposes Of The Primary SchooDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)190 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Saberes MatemáticosTrabalhos ManuaisEnsino PrimárioFinalidades De EnsinoMathematical KnowledgeManual WorksPrimary SchoolTeaching PurposesSaberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINAL2018-0576.pdfapplication/pdf1937185${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/1/2018-0576.pdfa8e7f948fb7f6bd68f8c634618e8b17fMD51open accessTEXT2018-0576.pdf.txt2018-0576.pdf.txtExtracted texttext/plain493316${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/5/2018-0576.pdf.txta59a1942a0ef22196bee5c1daaa9877cMD55open accessTHUMBNAIL2018-0576.pdf.jpg2018-0576.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3539${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/7/2018-0576.pdf.jpgba4584fae54ab544fde441362bf650bbMD57open access11600/526352023-05-15 10:50:30.621open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52635Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:50:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
title Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
spellingShingle Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
Saberes Matemáticos
Trabalhos Manuais
Ensino Primário
Finalidades De Ensino
Mathematical Knowledge
Manual Works
Primary School
Teaching Purposes
title_short Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
title_full Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
title_fullStr Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
title_full_unstemmed Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
title_sort Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
author Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
author_facet Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]
contributor_str_mv Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes Matemáticos
Trabalhos Manuais
Ensino Primário
Finalidades De Ensino
topic Saberes Matemáticos
Trabalhos Manuais
Ensino Primário
Finalidades De Ensino
Mathematical Knowledge
Manual Works
Primary School
Teaching Purposes
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical Knowledge
Manual Works
Primary School
Teaching Purposes
description Esta Investigação Objetiva Analisar Como E Quais Saberes Matemáticos Articulam-Se Na Matéria Escolar Trabalhos Manuais Ao Longo De Sua Escolarização No Curso Primário Nos Estados De São Paulo E Rio De Janeiro, Locais De Disseminação De Ideais Da Educação. O Período Que Concerne À Pesquisa É Delimitado Segundo A Atuação Dos Trabalhos Manuais Como Uma Matéria Escolar Nos Programas Primários Dos Estados Paulista E Fluminense (1890 " 1950). As Teorias Da História Cultural (Chartier, 2002, 2010, 2011), Da História Das Disciplinas Escolares E Finalidades De Ensino (Chervel, 1990), Além Dos Conceitos De Disciplinarização E Saberes "A" E "Para Ensinar" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) São Empregados Na Análise De Programas De Ensino Primário, Artigos De Revistas Pedagógicas E Manuais Escolares Na Construção De Uma Narrativa Histórica Acerca Das Articulações. A Análise Das Fontes Possibilitou Constatar Que Essas Articulações Não São Isentas Do Momento Educacional, Espaço E Finalidades De Ensino Da Escola Primária E Da Pr
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-25T12:10:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52635
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2018-0576.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52635
identifier_str_mv 2018-0576.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/1/2018-0576.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/5/2018-0576.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/7/2018-0576.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8e7f948fb7f6bd68f8c634618e8b17f
a59a1942a0ef22196bee5c1daaa9877c
ba4584fae54ab544fde441362bf650bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764209732190208