Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52635 |
Resumo: | Esta Investigação Objetiva Analisar Como E Quais Saberes Matemáticos Articulam-Se Na Matéria Escolar Trabalhos Manuais Ao Longo De Sua Escolarização No Curso Primário Nos Estados De São Paulo E Rio De Janeiro, Locais De Disseminação De Ideais Da Educação. O Período Que Concerne À Pesquisa É Delimitado Segundo A Atuação Dos Trabalhos Manuais Como Uma Matéria Escolar Nos Programas Primários Dos Estados Paulista E Fluminense (1890 " 1950). As Teorias Da História Cultural (Chartier, 2002, 2010, 2011), Da História Das Disciplinas Escolares E Finalidades De Ensino (Chervel, 1990), Além Dos Conceitos De Disciplinarização E Saberes "A" E "Para Ensinar" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) São Empregados Na Análise De Programas De Ensino Primário, Artigos De Revistas Pedagógicas E Manuais Escolares Na Construção De Uma Narrativa Histórica Acerca Das Articulações. A Análise Das Fontes Possibilitou Constatar Que Essas Articulações Não São Isentas Do Momento Educacional, Espaço E Finalidades De Ensino Da Escola Primária E Da Pr |
id |
UFSP_ad765ec66da7c3fd4884c1eda9ab138e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52635 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP]2020-03-25T12:10:17Z2020-03-25T12:10:17Z2018-08-20https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/526352018-0576.pdfEsta Investigação Objetiva Analisar Como E Quais Saberes Matemáticos Articulam-Se Na Matéria Escolar Trabalhos Manuais Ao Longo De Sua Escolarização No Curso Primário Nos Estados De São Paulo E Rio De Janeiro, Locais De Disseminação De Ideais Da Educação. O Período Que Concerne À Pesquisa É Delimitado Segundo A Atuação Dos Trabalhos Manuais Como Uma Matéria Escolar Nos Programas Primários Dos Estados Paulista E Fluminense (1890 " 1950). As Teorias Da História Cultural (Chartier, 2002, 2010, 2011), Da História Das Disciplinas Escolares E Finalidades De Ensino (Chervel, 1990), Além Dos Conceitos De Disciplinarização E Saberes "A" E "Para Ensinar" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) São Empregados Na Análise De Programas De Ensino Primário, Artigos De Revistas Pedagógicas E Manuais Escolares Na Construção De Uma Narrativa Histórica Acerca Das Articulações. A Análise Das Fontes Possibilitou Constatar Que Essas Articulações Não São Isentas Do Momento Educacional, Espaço E Finalidades De Ensino Da Escola Primária E Da PrThis Research Aims At Analyzing How And What Mathematical Knowledge Are Articulated With The Subject Manual Work During The Primary School In The States Of São Paulo And Rio De Janeiro, Places Of Dissemination Of Education Ideals. The Research Period Is Delimited According To The Performance Of The Manual Works As A School Subject In The Primary Programs Of São Paulo And Rio De Janeiro States (1890-1950). The Theories Of Cultural History (Chartier, 2002, 2010, 2011), The History Of School Subjects And Teaching Purposes (Chervel, 1990), As Well As The Concepts Of Disciplinarization And "Knowledge For Teaching" And "Knowledge To Teach" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) Are Employed In Analysis Of Primary Education Programs, Articles Of Pedagogical Journals And School Textbooks In The Construction Of A Historical Narrative About The Articulations. The Analysis Of The Sources Became Possible To Verify That These Articulations Are Not Exempt From The Educational Moment, Space And Teaching Purposes Of The Primary SchooDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)190 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Saberes MatemáticosTrabalhos ManuaisEnsino PrimárioFinalidades De EnsinoMathematical KnowledgeManual WorksPrimary SchoolTeaching PurposesSaberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducação E Saúde Na Infância E AdolescênciaMultidisciplinarEducação E Saúde Na Infância E Na Adolescência: Problemas Crônicos E Perspectivas AtuaisORIGINAL2018-0576.pdfapplication/pdf1937185${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/1/2018-0576.pdfa8e7f948fb7f6bd68f8c634618e8b17fMD51open accessTEXT2018-0576.pdf.txt2018-0576.pdf.txtExtracted texttext/plain493316${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/5/2018-0576.pdf.txta59a1942a0ef22196bee5c1daaa9877cMD55open accessTHUMBNAIL2018-0576.pdf.jpg2018-0576.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3539${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/7/2018-0576.pdf.jpgba4584fae54ab544fde441362bf650bbMD57open access11600/526352023-05-15 10:50:30.621open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52635Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:50:30Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) |
title |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) |
spellingShingle |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP] Saberes Matemáticos Trabalhos Manuais Ensino Primário Finalidades De Ensino Mathematical Knowledge Manual Works Primary School Teaching Purposes |
title_short |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) |
title_full |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) |
title_fullStr |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) |
title_full_unstemmed |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) |
title_sort |
Saberes Matemáticos Na Matéria Trabalhos Manuais: Processos De Escolarização Do Fazer, São Paulo E Rio De Janeiro (1890-1960) |
author |
Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP] |
author_facet |
Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frizzarini, Claudia Regina Boen [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Silva, Maria Celia Leme Da [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Matemáticos Trabalhos Manuais Ensino Primário Finalidades De Ensino |
topic |
Saberes Matemáticos Trabalhos Manuais Ensino Primário Finalidades De Ensino Mathematical Knowledge Manual Works Primary School Teaching Purposes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical Knowledge Manual Works Primary School Teaching Purposes |
description |
Esta Investigação Objetiva Analisar Como E Quais Saberes Matemáticos Articulam-Se Na Matéria Escolar Trabalhos Manuais Ao Longo De Sua Escolarização No Curso Primário Nos Estados De São Paulo E Rio De Janeiro, Locais De Disseminação De Ideais Da Educação. O Período Que Concerne À Pesquisa É Delimitado Segundo A Atuação Dos Trabalhos Manuais Como Uma Matéria Escolar Nos Programas Primários Dos Estados Paulista E Fluminense (1890 " 1950). As Teorias Da História Cultural (Chartier, 2002, 2010, 2011), Da História Das Disciplinas Escolares E Finalidades De Ensino (Chervel, 1990), Além Dos Conceitos De Disciplinarização E Saberes "A" E "Para Ensinar" (Hofstetter, Schneuwly, 2017) São Empregados Na Análise De Programas De Ensino Primário, Artigos De Revistas Pedagógicas E Manuais Escolares Na Construção De Uma Narrativa Histórica Acerca Das Articulações. A Análise Das Fontes Possibilitou Constatar Que Essas Articulações Não São Isentas Do Momento Educacional, Espaço E Finalidades De Ensino Da Escola Primária E Da Pr |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52635 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0576.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6391070 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52635 |
identifier_str_mv |
2018-0576.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
190 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/1/2018-0576.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/5/2018-0576.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52635/7/2018-0576.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8e7f948fb7f6bd68f8c634618e8b17f a59a1942a0ef22196bee5c1daaa9877c ba4584fae54ab544fde441362bf650bb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764209732190208 |