O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JARDIM, ANDREIA M
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300001670c
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60432
Resumo: O brincar de uma criança, em principal, o brincar de faz de conta, pode revelar marcas importantes sobre suas relações sociais, culturais, apropriação da língua, e da constituição de si; está para além de um momento de distração ou de simples prazer para a criança. Compõe-se nesse brincar elementos que são essenciais para a infância; é seu espaço de significação através do imaginário. Considerando essa perspectiva, este estudo, buscou realizar um levantamento bibliográfico para evidenciar o que as produções que abordam esta temática compreendeem do brincar, e sua ligação com a criança e o meio social e, a partir desta análise, observar e tecer uma discussão sobre o brincar de crianças surdas em uma visita à brinquedoteca universitária, de uma universidade pública do estado de São Paulo. A fundamentação foi embasada no psicólogo Lev Vygotsky e os sociólogos Brougère e Corsaro, que trazem o brincar, a partir de dois campos das ciências humanas, como uma atividade em que há, para a criança, a construção de múltiplos significados, a exploração de suas percepções de mundo e de sua própria identidade, e faz parte de um amplo processo de desenvolvimento humano. Também, buscou-se discutir o desenvolvimento da criança surda, atribuindo centralidade às relações e interações sociais por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e suas especificidades da cultura surda. Consideramos, ao final da pesquisa, que são nas interações com o meio que a criança observa, participa e vivencia novos momentos, que a criança desenvolve suas funções superiores e constrói cultura. Destacamos também o brincar como um momento de apropriação cultural. Ressaltamos a necessidade de se favorecer o espaço e o momento do brincar na infância da criança surda que respeite, considere e valorize a cultura surda.
id UFSP_ae03b979c475eac1dee123d6cfd23c88
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/60432
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDASPlaying in the development and chidhood of deaf childrenINFANCIASURDOBRINCARDESENVOLVIMENTOCULTURAO brincar de uma criança, em principal, o brincar de faz de conta, pode revelar marcas importantes sobre suas relações sociais, culturais, apropriação da língua, e da constituição de si; está para além de um momento de distração ou de simples prazer para a criança. Compõe-se nesse brincar elementos que são essenciais para a infância; é seu espaço de significação através do imaginário. Considerando essa perspectiva, este estudo, buscou realizar um levantamento bibliográfico para evidenciar o que as produções que abordam esta temática compreendeem do brincar, e sua ligação com a criança e o meio social e, a partir desta análise, observar e tecer uma discussão sobre o brincar de crianças surdas em uma visita à brinquedoteca universitária, de uma universidade pública do estado de São Paulo. A fundamentação foi embasada no psicólogo Lev Vygotsky e os sociólogos Brougère e Corsaro, que trazem o brincar, a partir de dois campos das ciências humanas, como uma atividade em que há, para a criança, a construção de múltiplos significados, a exploração de suas percepções de mundo e de sua própria identidade, e faz parte de um amplo processo de desenvolvimento humano. Também, buscou-se discutir o desenvolvimento da criança surda, atribuindo centralidade às relações e interações sociais por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e suas especificidades da cultura surda. Consideramos, ao final da pesquisa, que são nas interações com o meio que a criança observa, participa e vivencia novos momentos, que a criança desenvolve suas funções superiores e constrói cultura. Destacamos também o brincar como um momento de apropriação cultural. Ressaltamos a necessidade de se favorecer o espaço e o momento do brincar na infância da criança surda que respeite, considere e valorize a cultura surda.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGARRUTTI, ERICA APARECIDAhttp://lattes.cnpq.br/6006817586830268http://lattes.cnpq.br/8858621813852607JARDIM, ANDREIA M2021-03-12T20:44:06Z2021-03-12T20:44:06Z2021-02-26info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion69application/pdfJardim, Andreia M. O brincar no desenvolvimento e na infância de crianças surdas. 69f. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de São Paulo . Guarulhos, 2021https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60432ark:/48912/001300001670cporGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T20:31:25Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/60432Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:59:06.586717Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
Playing in the development and chidhood of deaf children
title O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
spellingShingle O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
JARDIM, ANDREIA M
INFANCIA
SURDO
BRINCAR
DESENVOLVIMENTO
CULTURA
title_short O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
title_full O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
title_fullStr O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
title_full_unstemmed O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
title_sort O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E NA INFÂNCIA DE CRIANÇAS SURDAS
author JARDIM, ANDREIA M
author_facet JARDIM, ANDREIA M
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv GARRUTTI, ERICA APARECIDA
http://lattes.cnpq.br/6006817586830268
http://lattes.cnpq.br/8858621813852607
dc.contributor.author.fl_str_mv JARDIM, ANDREIA M
dc.subject.por.fl_str_mv INFANCIA
SURDO
BRINCAR
DESENVOLVIMENTO
CULTURA
topic INFANCIA
SURDO
BRINCAR
DESENVOLVIMENTO
CULTURA
description O brincar de uma criança, em principal, o brincar de faz de conta, pode revelar marcas importantes sobre suas relações sociais, culturais, apropriação da língua, e da constituição de si; está para além de um momento de distração ou de simples prazer para a criança. Compõe-se nesse brincar elementos que são essenciais para a infância; é seu espaço de significação através do imaginário. Considerando essa perspectiva, este estudo, buscou realizar um levantamento bibliográfico para evidenciar o que as produções que abordam esta temática compreendeem do brincar, e sua ligação com a criança e o meio social e, a partir desta análise, observar e tecer uma discussão sobre o brincar de crianças surdas em uma visita à brinquedoteca universitária, de uma universidade pública do estado de São Paulo. A fundamentação foi embasada no psicólogo Lev Vygotsky e os sociólogos Brougère e Corsaro, que trazem o brincar, a partir de dois campos das ciências humanas, como uma atividade em que há, para a criança, a construção de múltiplos significados, a exploração de suas percepções de mundo e de sua própria identidade, e faz parte de um amplo processo de desenvolvimento humano. Também, buscou-se discutir o desenvolvimento da criança surda, atribuindo centralidade às relações e interações sociais por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e suas especificidades da cultura surda. Consideramos, ao final da pesquisa, que são nas interações com o meio que a criança observa, participa e vivencia novos momentos, que a criança desenvolve suas funções superiores e constrói cultura. Destacamos também o brincar como um momento de apropriação cultural. Ressaltamos a necessidade de se favorecer o espaço e o momento do brincar na infância da criança surda que respeite, considere e valorize a cultura surda.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-12T20:44:06Z
2021-03-12T20:44:06Z
2021-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Jardim, Andreia M. O brincar no desenvolvimento e na infância de crianças surdas. 69f. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de São Paulo . Guarulhos, 2021
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60432
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300001670c
identifier_str_mv Jardim, Andreia M. O brincar no desenvolvimento e na infância de crianças surdas. 69f. Trabalho de conclusão de curso - Universidade Federal de São Paulo . Guarulhos, 2021
ark:/48912/001300001670c
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 69
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602580626898944