Do ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1308701 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46879 |
Resumo: | Este estudo investiga, em perspectiva histórica, as transformações que ocorreram nos programas de ensino do curso primário paulista no período de 1890 a 1950 com relação aos saberes geométricos. Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar. |
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Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar.This study investigates, in historical perspectives, which changes happened on São Paulo’s primary school teaching programs in the period of 1890 to 1950 in relation to geometry skills. Specifically, it includes subjects, Forms, Geometry, Drawing, Modelling, Arithmetic and Manual work, through annual programs of 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 and 1949/50, analyzing them by its methodology, contents and educational movement. The defined research period was recognizable by two large educational movements: the Modern Pedagogy and the Active School. The sources for this study are the official teaching orientation and the didactic manuals Primeiras Lições de Coisas and Manual do ensino primário. To comprehend the modification on school subjects that occur in the transition of educational movements requires some considerations about scholar culture, appropriations, strategies and tactics, in order to build a historical representation, to produce a history of mathematical education. For this reason, a theoretical-methodological referential is going to be useful as a tool from Cultural History. The source analysis reveals the most significant happenings of the educational movements intuitive and Active school included on geometric subjects, spread over different subjects for different purposes; also this analysis points to new methodologies, contents and subjects that are inserted through the programs that determine how the geometry skills are presented to São Paulo primary school teaching. These continuities and ruptures describe the continuous process, creative and in constant dialogue of official teaching orientation with the ideas and proposals circulating on each historical time, which emphasizes the dynamic character of geometry skills, expressed by changes in school culture.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)161 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)saberes geométricosprogramas de ensinoensino intuitivoescola ativagrupos escolaresgeometry skillsteaching programsintuitive teachingactive schoolgroups of schoolDo ensino intuitivo para a escola ativa: os saberes geométricos nos programas do curso primário paulista, 1890-1950info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Educação e Saúde na Infância e AdolescênciaMultidisciplinarEnsinoORIGINALCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdfCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdfapplication/pdf1740173${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/1/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf474edc407e7ec482f69e6d127385bdb4MD51open accessTEXTCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.txtCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.txtExtracted texttext/plain397713${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/5/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf.txt6b830a1492a0c4e8e9b459f76d5e1fe7MD55open accessTHUMBNAILCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.jpgCLAUDIA REGINA BOEN FRIZZARINI.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3733${dspace.ui.url}/bitstream/11600/46879/7/CLAUDIA%20REGINA%20BOEN%20FRIZZARINI.pdf.jpgd32af4c4f1fa12789bb5db1cb2d198b2MD57open access11600/468792023-05-15 10:54:29.694open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/46879Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:54:29Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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Este estudo investiga, em perspectiva histórica, as transformações que ocorreram nos programas de ensino do curso primário paulista no período de 1890 a 1950 com relação aos saberes geométricos. Em específico, abrange as matérias Formas, Geometria, Desenho, Modelagem, Aritmética e Trabalhos manuais, ao longo dos programas de 1894, 1905, 1918, 1921, 1925, 1934 e 1949/50, analisando-as segundo sua metodologia, conteúdos e vaga pedagógica pertencente. O período delimitado para a pesquisa foi marcado por dois grandes movimentos educacionais: a Pedagogia Moderna e a Escola Ativa. As fontes destinadas a este estudo pautam-se nas orientações oficiais de ensino e nos manuais didáticos Primeiras Lições de Coisas e Manual do ensino primário. Compreender as modificações nas matérias escolares que ocorrem na transição dos movimentos educacionais requer aprofundar as considerações a respeito de cultura escolar, apropriações, estratégias e táticas, a fim de construir uma representação histórica, produzir uma história da educação matemática. O referencial teórico-metodológico mobilizado foi o ferramental advindo da História Cultural. A análise das fontes revela as grandes marcas dos movimentos educacionais intuitivo e escolanovista presentes nas matérias geométricas; apontando ainda novas metodologias, conteúdos e matérias que se inserem ao longo dos programas e que determinam como os saberes geométricos são apresentados ao ensino primário paulista. Essas permanências e rupturas descrevem o processo contínuo, criativo e em diálogo constante das normas escolares com as ideias e propostas que circulam em cada tempo histórico, o que ressalta o caráter dinâmico dos saberes escolares, expressos pelas mudanças na cultura escolar. |
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