A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564
Resumo: Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia.
id UFSP_b2f55ad0688d8a29b195ad45e885545e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/20564
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:05:32Z2015-12-06T23:05:32Z2005GORINI, Fernanda Valone. A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564Dissertação_Fernanda Valone Gorini.pdfEsta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia.BV UNIFESP: Teses e dissertações132 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)DocentesOdontologiaEducação ContinuadaEducação em OdontologiaOdontopediatriaA docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatriaThe academic practice in odontology: a study based on the pediatric dentistry professor's of viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdfDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdfapplication/pdf624135${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf30db8c281a0c89d87267e4d3e57fba82MD51open accessTEXTDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.txtDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.txtExtracted texttext/plain202530${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.txtb415a4d70aa1269bc31f62273c42969cMD52open accessTHUMBNAILDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.jpgDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3735${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.jpgf62468e08efcabf965f7a589b25b07f0MD54open access11600/205642023-05-15 01:17:35.366open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:10:13.182142Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The academic practice in odontology: a study based on the pediatric dentistry professor's of view
title A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
spellingShingle A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]
Docentes
Odontologia
Educação Continuada
Educação em Odontologia
Odontopediatria
title_short A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
title_full A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
title_fullStr A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
title_full_unstemmed A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
title_sort A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
author Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]
author_facet Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
contributor_str_mv Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Docentes
Odontologia
Educação Continuada
Educação em Odontologia
Odontopediatria
topic Docentes
Odontologia
Educação Continuada
Educação em Odontologia
Odontopediatria
description Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:05:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GORINI, Fernanda Valone. A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Dissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf
identifier_str_mv GORINI, Fernanda Valone. A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.
Dissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 30db8c281a0c89d87267e4d3e57fba82
b415a4d70aa1269bc31f62273c42969c
f62468e08efcabf965f7a589b25b07f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460258143797248