A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564 |
Resumo: | Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia. |
id |
UFSP_b2f55ad0688d8a29b195ad45e885545e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/20564 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]2015-12-06T23:05:32Z2015-12-06T23:05:32Z2005GORINI, Fernanda Valone. A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564Dissertação_Fernanda Valone Gorini.pdfEsta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia.BV UNIFESP: Teses e dissertações132 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)DocentesOdontologiaEducação ContinuadaEducação em OdontologiaOdontopediatriaA docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatriaThe academic practice in odontology: a study based on the pediatric dentistry professor's of viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdfDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdfapplication/pdf624135${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf30db8c281a0c89d87267e4d3e57fba82MD51open accessTEXTDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.txtDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.txtExtracted texttext/plain202530${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.txtb415a4d70aa1269bc31f62273c42969cMD52open accessTHUMBNAILDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.jpgDissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3735${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.jpgf62468e08efcabf965f7a589b25b07f0MD54open access11600/205642023-05-15 01:17:35.366open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/20564Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:17:35Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The academic practice in odontology: a study based on the pediatric dentistry professor's of view |
title |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria |
spellingShingle |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP] Docentes Odontologia Educação Continuada Educação em Odontologia Odontopediatria |
title_short |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria |
title_full |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria |
title_fullStr |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria |
title_full_unstemmed |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria |
title_sort |
A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria |
author |
Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP] |
author_facet |
Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gorini, Fernanda Valone [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docentes Odontologia Educação Continuada Educação em Odontologia Odontopediatria |
topic |
Docentes Odontologia Educação Continuada Educação em Odontologia Odontopediatria |
description |
Esta pesquisa assumiu como objetivo analisar as concepções relativas ao processo ensino-aprendizagem que têm orientado práticas pedagógicas de professores da disciplina de Odontopediatria na graduação em Odontologia. No âmbito dos objetivos específicos, pretendeu-se identificar e discutir concepções de ensinar, aprender e avaliar no exercício docente; mapear criticamente atributos de um bom professor de Odontologia e discutir significados que são atribuídos ao processo de formação docente no contexto da graduação em Odontologia. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações históricas com o Ensino em Odontologia, discutir a Docência em Saúde e refletir sobre o Professor de Odontologia. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez docentes que atuam na disciplina de Odontopediatria em cursos de Odontologia do sul do Brasil. No processamento e interpretação dos dados privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Os resultados foram agrupados em dois grandes núcleos: Trajetória e Concepções Docentes e Os professores e suas Práticas: experiências de sucesso e dificuldades. Identificou-se que os professores entrevistados percebem que a Odontopediatria é uma área que contempla outras especialidades, havendo uma comunicação multiprofissional e configurando-se um campo interdisciplinar, abrangente e complexo, motivando o exercício docente. As concepções de aprendizagem abrangeram quatro eixos: processo de formação-desenvolvimento-crescimento; aquisição-retenção de informações, influenciadas pelas características dos sujeitos que aprendem; processo de troca e de relação com o ensino; processo de entendimento-compreensão. Tomando por objeto o ensino, os professores destacaram-no como relação de troca com o processo de aprendizagem; atividade intencional e planejada para favorecer a aprendizagem; demonstração da prática. A Odontologia é uma profissão que apresenta especificidades, o que, em parte, pode explicar a concepção que vincula o ensinar ao fazer, ao mostrar. Assim, o docente emerge como aquele que demonstra, realiza, faz, na relação “mestre-aprendiz”. No campo das metodologias de ensino, os professores referiram propostas de inovação no Ensino da Odontologia, enfatizando a abertura a novas tecnologias e a apropriação de estratégias mais participativas, centradas no aluno e problematizadoras da realidade. As práticas avaliativas foram situadas como desafio, evidenciando-se um foco de mudanças dos referenciais adotados. Ouvir professores de Odontopediatria, ler suas trajetórias, dialogar com os teóricos e produzir uma interpretação permitem afirmar a necessidade de novos estudos que envolvam outras áreas da Odontologia e outros cenários de formação, procurando efetivamente contribuir para construir uma docência comprometida com um processo ensino-aprendizagem rigoroso cientificamente, inovador, ético e crítico, e instaurando novas referências para a humanização no ensino e na prática da Odontologia. |
publishDate |
2005 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2005 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-06T23:05:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-06T23:05:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GORINI, Fernanda Valone. A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Dissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf |
identifier_str_mv |
GORINI, Fernanda Valone. A docência em odontologia: estudo a partir da ótica de professores de odontopediatria. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2005. Dissertação_Fernanda Valone Gorini.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
132 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/20564/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Fernanda%20Valone%20Gorini.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30db8c281a0c89d87267e4d3e57fba82 b415a4d70aa1269bc31f62273c42969c f62468e08efcabf965f7a589b25b07f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764117171240960 |