Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Alaíde Oliveira do [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23022
Resumo: Esta pesquisa tem como perspectiva inserir a Educacao Alimentar e Nutricional no Curriculo Escolar. No ambiente escolar o professor e aliado potencial na construcao de conhecimentos sobre temas relativos a Seguranca Alimentar e Nutricional. O objetivo deste estudo e diagnosticar as concepcoes e competencias dos professores e o papel social da escola no que tange a Educacao Alimentar e Nutricional tendo em vista subsidiar a construcao de um programa de Educacao Continuada, em atencao aos preceitos da Lei nº 11.947/2009. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada em tres escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para coleta de dados foram utilizadas duas estrategias: a analise documental e entrevistas semiestruturadas. Sobre os dados coletados foi realizada analise tematica. As unidades de significado foram selecionadas em funcao dos objetivos especificos. Para efeito da analise documental, foram utilizados os Projetos Politico-Pedagogicos de tres escolas e entrevistas semi-estruturadas. Foi possivel inferir que ha intencao dos professores em desenvolver o ensino de forma a possibilitar ao aluno ser agente ativo da aprendizagem e construtor do seu conhecimento. Verificou-se a necessidade de instrumentalizar os professores atraves de um programa de formacao continuada voltada para melhor desenvolvimento de acoes de educacao alimentar no ambiente Escolar
id UFSP_b500746ad42da82e978175da161e77e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/23022
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Nascimento, Alaíde Oliveira do [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]2015-12-06T23:46:30Z2015-12-06T23:46:30Z2011NASCIMENTO, Alaíde Oliveira do. Educação Continuada para o Professor do Ensino Fundamental – Nível I: Educação Alimentar e Nutricional. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23022Tese-14215.pdfEsta pesquisa tem como perspectiva inserir a Educacao Alimentar e Nutricional no Curriculo Escolar. No ambiente escolar o professor e aliado potencial na construcao de conhecimentos sobre temas relativos a Seguranca Alimentar e Nutricional. O objetivo deste estudo e diagnosticar as concepcoes e competencias dos professores e o papel social da escola no que tange a Educacao Alimentar e Nutricional tendo em vista subsidiar a construcao de um programa de Educacao Continuada, em atencao aos preceitos da Lei nº 11.947/2009. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada em tres escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para coleta de dados foram utilizadas duas estrategias: a analise documental e entrevistas semiestruturadas. Sobre os dados coletados foi realizada analise tematica. As unidades de significado foram selecionadas em funcao dos objetivos especificos. Para efeito da analise documental, foram utilizados os Projetos Politico-Pedagogicos de tres escolas e entrevistas semi-estruturadas. Foi possivel inferir que ha intencao dos professores em desenvolver o ensino de forma a possibilitar ao aluno ser agente ativo da aprendizagem e construtor do seu conhecimento. Verificou-se a necessidade de instrumentalizar os professores atraves de um programa de formacao continuada voltada para melhor desenvolvimento de acoes de educacao alimentar no ambiente EscolarThis research has the prospect entering the preoccupation with the Food and Nutrition Education in School Curriculum. The teacher in the school environment is a potential ally in the construction of knowledge on issues related to food and nutrition security. The aim of this study is to diagnose the concepts and skills of teachers and social role in relation to Food and Nutrition Education in order to subsidize the construction of a Continuing Education Program, in attention to the precepts of the Law No. 11.947/2009. It is cross-sectional survey with a qualitative approach performed in three Elementary Schools in the Federal District, for data collection were used two strategies: a documentary analysis and semi-structured interviews. The data analysis was based on content analysis and the same technique for thematic analysis. The meaning units were selected according to specific goals. For the purpose of document analysis, we used the political-pedagogical projects of three schools and semi-structured interviews. It was possible to infer that there is an intention to develop the teacher education so as to enable more students to be active agents of learning and builder of his knowledge. There is a need to empower the teachers through a continuing education program geared towards better development of the actions of Nutrition Education in School environment.BV UNIFESP: Teses e dissertações106 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Alimentação EscolarProgramas e Políticas de Nutrição e AlimentaçãoEducação Alimentar e NutricionalSegurança Alimentar e NutricionalEducação ContinuadaDocentesEnsino Fundamental e MédioEducação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricionalContinuing education for teachers of elementary education - Level I: food and nutrition educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-14215.pdfTese-14215.pdfapplication/pdf805428${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23022/2/Tese-14215.pdf503148b7ccfb717ed5e77a637d3531c7MD52open accessTEXTTese-14215.pdf.txtTese-14215.pdf.txtExtracted texttext/plain184687${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23022/3/Tese-14215.pdf.txt758c58d54f8c81158775a08afe8f51aaMD53open accessTHUMBNAILTese-14215.pdf.jpgTese-14215.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3589${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23022/5/Tese-14215.pdf.jpg07bfeb54ceeeb527924985a3cb14d802MD55open access11600/230222023-05-15 01:17:58.68open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/23022Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:17:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Continuing education for teachers of elementary education - Level I: food and nutrition education
title Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
spellingShingle Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
Nascimento, Alaíde Oliveira do [UNIFESP]
Alimentação Escolar
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Educação Alimentar e Nutricional
Segurança Alimentar e Nutricional
Educação Continuada
Docentes
Ensino Fundamental e Médio
title_short Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
title_full Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
title_fullStr Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
title_full_unstemmed Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
title_sort Educação continuada para o professor do Ensino Fundamental - Nível I : educação alimentar e nutricional
author Nascimento, Alaíde Oliveira do [UNIFESP]
author_facet Nascimento, Alaíde Oliveira do [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Alaíde Oliveira do [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]
contributor_str_mv Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação Escolar
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Educação Alimentar e Nutricional
Segurança Alimentar e Nutricional
Educação Continuada
Docentes
Ensino Fundamental e Médio
topic Alimentação Escolar
Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
Educação Alimentar e Nutricional
Segurança Alimentar e Nutricional
Educação Continuada
Docentes
Ensino Fundamental e Médio
description Esta pesquisa tem como perspectiva inserir a Educacao Alimentar e Nutricional no Curriculo Escolar. No ambiente escolar o professor e aliado potencial na construcao de conhecimentos sobre temas relativos a Seguranca Alimentar e Nutricional. O objetivo deste estudo e diagnosticar as concepcoes e competencias dos professores e o papel social da escola no que tange a Educacao Alimentar e Nutricional tendo em vista subsidiar a construcao de um programa de Educacao Continuada, em atencao aos preceitos da Lei nº 11.947/2009. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada em tres escolas de Ensino Fundamental do Distrito Federal. Para coleta de dados foram utilizadas duas estrategias: a analise documental e entrevistas semiestruturadas. Sobre os dados coletados foi realizada analise tematica. As unidades de significado foram selecionadas em funcao dos objetivos especificos. Para efeito da analise documental, foram utilizados os Projetos Politico-Pedagogicos de tres escolas e entrevistas semi-estruturadas. Foi possivel inferir que ha intencao dos professores em desenvolver o ensino de forma a possibilitar ao aluno ser agente ativo da aprendizagem e construtor do seu conhecimento. Verificou-se a necessidade de instrumentalizar os professores atraves de um programa de formacao continuada voltada para melhor desenvolvimento de acoes de educacao alimentar no ambiente Escolar
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-06T23:46:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-06T23:46:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Alaíde Oliveira do. Educação Continuada para o Professor do Ensino Fundamental – Nível I: Educação Alimentar e Nutricional. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23022
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Tese-14215.pdf
identifier_str_mv NASCIMENTO, Alaíde Oliveira do. Educação Continuada para o Professor do Ensino Fundamental – Nível I: Educação Alimentar e Nutricional. 2011. 106 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2011.
Tese-14215.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23022/2/Tese-14215.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23022/3/Tese-14215.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23022/5/Tese-14215.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 503148b7ccfb717ed5e77a637d3531c7
758c58d54f8c81158775a08afe8f51aa
07bfeb54ceeeb527924985a3cb14d802
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764125623812096