Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lutif, Herickson Akihito Sudo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000002vc1
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70755
Resumo: As escolas brasileiras são carentes de um material de auxílio ao professor sobre Educação Ambiental (EA), portanto, esta pesquisa esteve relacionada à EA aplicada aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na Educação Básica utilizando tendências progressistas. Com o desenvolvimento do projeto, planejou-se relacionar as estratégias de ensino encontradas na Revisão Sistemática da Literatura com as habilidades constantes em códigos encontrados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaborar práticas de ensino em escolas relacionadas com as estratégias de conscientização ambiental aplicadas aos RSU. Este estudo descritivo seguiu o desenho da pesquisa-ação para aplicabilidade de EA em escolas e buscou contribuir com a resolução de problemas comunitários de conscientização para reaproveitamento de resíduos através da observação de práticas educacionais nacionais e fazendo relação destas estratégias com aquelas encontradas na BNCC. Foi elaborado um e-book visando facilitar a aplicação de EA Crítica sobre RSU em escolas de ensino fundamental. O e-book, cujo foco está na sustentabilidade e interdisciplinaridade, apresenta dez planos de aula que ajudam professores do Ensino Fundamental em sala de aula com EA aplicada aos RSU e podem colaborar com projetos de EA. Um questionário baseado no modelo UTAUT-2 foi aplicado para que professores avaliassem o e-book, sendo que sete profissionais da educação apreciaram e deram um feedback sobre o material apresentado. 100% dos respondentes indicam que o e-book é um material de apoio para o professor para a montagem de uma aula de EA. Todos os participantes destacaram que tem condições para o uso do e-book (fontes e recursos, conhecimento necessário, compatibilidade com outras tecnologias e suporte de outras pessoas). Todos os participantes descreveram que pretendem utilizar o e-book para seus planejamentos de aula e para uso futuro. Eles destacaram sua organização, apresentação e suas ferramentas e a articulação das habilidades da BNCC. O e-book teve como foco principal o papel de desenvolver no estudante a consciência crítica para com o seu espaço natural e ser um material de auxílio e estímulo para professores desenvolverem um trabalho de EA na escola. O e-book trará um ganho educacional e ambiental para a escola e seu entorno. O e-book poderá ajudar em campanhas de conscientização doméstica sobre os descartes de RSUs através dos estudantes.
id UFSP_b60ce5532ebd964ae299f1df27a69898
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/70755
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanosDesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeEducaçãoEducação AmbientalAs escolas brasileiras são carentes de um material de auxílio ao professor sobre Educação Ambiental (EA), portanto, esta pesquisa esteve relacionada à EA aplicada aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na Educação Básica utilizando tendências progressistas. Com o desenvolvimento do projeto, planejou-se relacionar as estratégias de ensino encontradas na Revisão Sistemática da Literatura com as habilidades constantes em códigos encontrados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaborar práticas de ensino em escolas relacionadas com as estratégias de conscientização ambiental aplicadas aos RSU. Este estudo descritivo seguiu o desenho da pesquisa-ação para aplicabilidade de EA em escolas e buscou contribuir com a resolução de problemas comunitários de conscientização para reaproveitamento de resíduos através da observação de práticas educacionais nacionais e fazendo relação destas estratégias com aquelas encontradas na BNCC. Foi elaborado um e-book visando facilitar a aplicação de EA Crítica sobre RSU em escolas de ensino fundamental. O e-book, cujo foco está na sustentabilidade e interdisciplinaridade, apresenta dez planos de aula que ajudam professores do Ensino Fundamental em sala de aula com EA aplicada aos RSU e podem colaborar com projetos de EA. Um questionário baseado no modelo UTAUT-2 foi aplicado para que professores avaliassem o e-book, sendo que sete profissionais da educação apreciaram e deram um feedback sobre o material apresentado. 100% dos respondentes indicam que o e-book é um material de apoio para o professor para a montagem de uma aula de EA. Todos os participantes destacaram que tem condições para o uso do e-book (fontes e recursos, conhecimento necessário, compatibilidade com outras tecnologias e suporte de outras pessoas). Todos os participantes descreveram que pretendem utilizar o e-book para seus planejamentos de aula e para uso futuro. Eles destacaram sua organização, apresentação e suas ferramentas e a articulação das habilidades da BNCC. O e-book teve como foco principal o papel de desenvolver no estudante a consciência crítica para com o seu espaço natural e ser um material de auxílio e estímulo para professores desenvolverem um trabalho de EA na escola. O e-book trará um ganho educacional e ambiental para a escola e seu entorno. O e-book poderá ajudar em campanhas de conscientização doméstica sobre os descartes de RSUs através dos estudantes.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloGonçalves, MaraisaOliveira, Tiago dehttp://lattes.cnpq.br/8390665307472965http://lattes.cnpq.br/8790738991069110https://lattes.cnpq.br/4390079236500514Lutif, Herickson Akihito Sudo2024-02-22T12:09:12Z2024-02-22T12:09:12Z2024-01-26info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70755ark:/48912/0013000002vc1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T20:44:19Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70755Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T19:53:23.998941Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
title Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
spellingShingle Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
Lutif, Herickson Akihito Sudo
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação
Educação Ambiental
title_short Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
title_full Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
title_fullStr Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
title_full_unstemmed Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
title_sort Educação ambiental em escolas aplicada aos resíduos sólidos urbanos
author Lutif, Herickson Akihito Sudo
author_facet Lutif, Herickson Akihito Sudo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Maraisa
Oliveira, Tiago de
http://lattes.cnpq.br/8390665307472965
http://lattes.cnpq.br/8790738991069110
https://lattes.cnpq.br/4390079236500514
dc.contributor.author.fl_str_mv Lutif, Herickson Akihito Sudo
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação
Educação Ambiental
topic Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação
Educação Ambiental
description As escolas brasileiras são carentes de um material de auxílio ao professor sobre Educação Ambiental (EA), portanto, esta pesquisa esteve relacionada à EA aplicada aos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) na Educação Básica utilizando tendências progressistas. Com o desenvolvimento do projeto, planejou-se relacionar as estratégias de ensino encontradas na Revisão Sistemática da Literatura com as habilidades constantes em códigos encontrados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaborar práticas de ensino em escolas relacionadas com as estratégias de conscientização ambiental aplicadas aos RSU. Este estudo descritivo seguiu o desenho da pesquisa-ação para aplicabilidade de EA em escolas e buscou contribuir com a resolução de problemas comunitários de conscientização para reaproveitamento de resíduos através da observação de práticas educacionais nacionais e fazendo relação destas estratégias com aquelas encontradas na BNCC. Foi elaborado um e-book visando facilitar a aplicação de EA Crítica sobre RSU em escolas de ensino fundamental. O e-book, cujo foco está na sustentabilidade e interdisciplinaridade, apresenta dez planos de aula que ajudam professores do Ensino Fundamental em sala de aula com EA aplicada aos RSU e podem colaborar com projetos de EA. Um questionário baseado no modelo UTAUT-2 foi aplicado para que professores avaliassem o e-book, sendo que sete profissionais da educação apreciaram e deram um feedback sobre o material apresentado. 100% dos respondentes indicam que o e-book é um material de apoio para o professor para a montagem de uma aula de EA. Todos os participantes destacaram que tem condições para o uso do e-book (fontes e recursos, conhecimento necessário, compatibilidade com outras tecnologias e suporte de outras pessoas). Todos os participantes descreveram que pretendem utilizar o e-book para seus planejamentos de aula e para uso futuro. Eles destacaram sua organização, apresentação e suas ferramentas e a articulação das habilidades da BNCC. O e-book teve como foco principal o papel de desenvolver no estudante a consciência crítica para com o seu espaço natural e ser um material de auxílio e estímulo para professores desenvolverem um trabalho de EA na escola. O e-book trará um ganho educacional e ambiental para a escola e seu entorno. O e-book poderá ajudar em campanhas de conscientização doméstica sobre os descartes de RSUs através dos estudantes.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-22T12:09:12Z
2024-02-22T12:09:12Z
2024-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70755
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000002vc1
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70755
identifier_str_mv ark:/48912/0013000002vc1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602391153410048