EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677 |
Resumo: | Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos. |
id |
URI-5_3e58981709c105ba15c51d106087ad6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/677 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICADesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeEducaçãoEducação AmbientalEsta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/67710.31512/encitec.v13i3.677Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 11-292237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677/642Copyright (c) 2023 Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAkihito Sudo Lutif, Herickson de Oliveira, Tiago Gonçalves, Maraisa 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/677Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Akihito Sudo Lutif, Herickson Desenvolvimento sustentável Sustentabilidade Educação Educação Ambiental |
title_short |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_full |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
title_sort |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
author |
Akihito Sudo Lutif, Herickson |
author_facet |
Akihito Sudo Lutif, Herickson de Oliveira, Tiago Gonçalves, Maraisa |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Tiago Gonçalves, Maraisa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Akihito Sudo Lutif, Herickson de Oliveira, Tiago Gonçalves, Maraisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável Sustentabilidade Educação Educação Ambiental |
topic |
Desenvolvimento sustentável Sustentabilidade Educação Educação Ambiental |
description |
Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677 10.31512/encitec.v13i3.677 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.677 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677/642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalves https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 11-29 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333139181568 |