EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Akihito Sudo Lutif, Herickson
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: de Oliveira, Tiago, Gonçalves, Maraisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677
Resumo: Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos.
id URI-5_3e58981709c105ba15c51d106087ad6a
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/677
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICADesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeEducaçãoEducação AmbientalEsta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/67710.31512/encitec.v13i3.677Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 11-292237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677/642Copyright (c) 2023 Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAkihito Sudo Lutif, Herickson de Oliveira, Tiago Gonçalves, Maraisa 2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/677Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
spellingShingle EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Akihito Sudo Lutif, Herickson
Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação
Educação Ambiental
title_short EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_fullStr EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
title_sort EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS APLICADA AOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
author Akihito Sudo Lutif, Herickson
author_facet Akihito Sudo Lutif, Herickson
de Oliveira, Tiago
Gonçalves, Maraisa
author_role author
author2 de Oliveira, Tiago
Gonçalves, Maraisa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Akihito Sudo Lutif, Herickson
de Oliveira, Tiago
Gonçalves, Maraisa
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação
Educação Ambiental
topic Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação
Educação Ambiental
description Esta Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tem como objetivo avaliar os artigos da literatura nacional sobre a resolução de problemas de preservação ambiental, principalmente aqueles relacionados à conscientização para segregação de resíduos sólidos urbanos (RSUs) e seu aproveitamento.A metodologia seguiu um protocolo de pesquisa orientado por quatro questões de pesquisa referentes às estratégias aplicadas à segregação de RSU, relação destas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aplicação na Educação Básica e sua avaliação de eficácia. Foram aplicados critérios de seleção e qualificação para selecionar artigos de experiências práticas de Educação Ambiental em escolas relacionadas com a conscientização para conservação/preservação ambiental. Foram encontradas 88 estratégias em 33 artigos agrupadas em sete tipos. Os dados mostram que há uma tendência nos artigos analisados a destinar atividades socioambientais a alunos acima dos 6 anos de idade. Em 39% das pesquisas os RSUs foram usados em atividades de maneira indireta e em 49% a estratégia foi direcionada diretamente. Em 67% dos trabalhos relatam que houve mudança comportamental nos alunos e em 45% os temas sugeridos integraram-se aos conteúdos escolares. As práticas escolares demonstradas apontam uma lacuna para a realização de pesquisas sobre trabalhos comunitários e de estudos com maior agrupamento de alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677
10.31512/encitec.v13i3.677
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/677/642
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Herickson Akihito Sudo Lutif, Tiago de Oliveira, Maraisa Gonçalves
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 11-29
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333139181568