Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354
http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004
Resumo: L'article analyse la trajectoire du dessin et de géométrie à l'école primaire. Comme sources de recherche, nous utilisons les textes officiels et les revues pédagogiques qui ont eu une large diffusion dans la période. Nous concluons que, au début, il y avait un lien important entre le dessin et la géométrie. Au fil du temps cela change avec la séparation entre les deux contenus d'enseignement. Chacun d'eux, maintenant ont des buts différents.
id UFSP_b7e22f91911338a0b5f2ea1ee22e81b8
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/8354
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:47:04Z2015-06-14T13:47:04Z2014-04-01História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 42, p. 61-73, 2014.2236-3459http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004S2236-34592014000100004.pdfS2236-3459201400010000410.1590/S2236-34592014000100004L'article analyse la trajectoire du dessin et de géométrie à l'école primaire. Comme sources de recherche, nous utilisons les textes officiels et les revues pédagogiques qui ont eu une large diffusion dans la période. Nous concluons que, au début, il y avait un lien important entre le dessin et la géométrie. Au fil du temps cela change avec la séparation entre les deux contenus d'enseignement. Chacun d'eux, maintenant ont des buts différents.O artigo analisa a trajetória do Desenho e da Geometria na escola de primeiras letras. Como documentos de pesquisa recorreu-se à legislação e a revistas pedagógicas de grande circulação no período analisado. Conclui-se que, no início, houve uma importante ligação entre o Desenho e a Geometria. Isso mudou, na virada do século 19 para o 20, com a separação entre conteúdo e ensino, quando cada um deles passou a ter objetivos diferentes.The article analyzes the history of Drawing and Geometry at the elementary school. As sources of research, we use legislation and pedagogical journals of wide circulation in the period were analyzed. It is concluded that initially there was an important link between the drawing and geometry. At the turn of the nineteenth and twentieth centuries, this will change with the separation between teaching content. Each of them has different goals now.El artículo analiza la trayectoria de Diseño y Geometría en la escuela primaria. Como fuentes de la investigación, utilizamos la legislación y las revistas pedagógicas de amplia circulación en el período analizado. Se concluye que en un principio no había un vínculo importante entre el diseño y la geometría. A la vuelta de los siglos 19 y 20, esto va a cambiar con la separación entre el contenido de la enseñanza. Cada uno de ellos tiene diferentes metas ahoraUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, ICAQF, Diadema, BrasilSciELO61-73porAssociação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da EducaçãoHistória da EducaçãoDesenhoGeometriagrupos escolaresDrawingGeometryelementary educationDesenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosaDrawing and geometry in elementary school: a long lasting marriage that ends with a contentious divorceDiseño y la geometría en la escuela primaria: un matrimonio duradero que termine con separación controvertidaLe dessin et la geometrie à l'école primaire au Brésil: un mariage durable qui termine par un divorce turbulenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS2236-34592014000100004.pdfapplication/pdf479037${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/1/S2236-34592014000100004.pdf236d7f4c71de6fcbf4606d70c0c24251MD51open accessTEXTS2236-34592014000100004.pdf.txtS2236-34592014000100004.pdf.txtExtracted texttext/plain39734${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/9/S2236-34592014000100004.pdf.txted94df6cd73432feeac72bb2648402d9MD59open accessTHUMBNAILS2236-34592014000100004.pdf.jpgS2236-34592014000100004.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5412${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/11/S2236-34592014000100004.pdf.jpg07735ecdb9c349e0744d995bf091cd81MD511open access11600/83542023-06-05 19:26:56.732open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8354Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:26:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Drawing and geometry in elementary school: a long lasting marriage that ends with a contentious divorce
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Diseño y la geometría en la escuela primaria: un matrimonio duradero que termine con separación controvertida
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv Le dessin et la geometrie à l'école primaire au Brésil: un mariage durable qui termine par un divorce turbulente
title Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
spellingShingle Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP]
Desenho
Geometria
grupos escolares
Drawing
Geometry
elementary education
title_short Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
title_full Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
title_fullStr Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
title_full_unstemmed Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
title_sort Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
author Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP]
author_facet Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Geometria
grupos escolares
topic Desenho
Geometria
grupos escolares
Drawing
Geometry
elementary education
dc.subject.eng.fl_str_mv Drawing
Geometry
elementary education
description L'article analyse la trajectoire du dessin et de géométrie à l'école primaire. Comme sources de recherche, nous utilisons les textes officiels et les revues pédagogiques qui ont eu une large diffusion dans la période. Nous concluons que, au début, il y avait un lien important entre le dessin et la géométrie. Au fil du temps cela change avec la séparation entre les deux contenus d'enseignement. Chacun d'eux, maintenant ont des buts différents.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:47:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:47:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 42, p. 61-73, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354
http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2236-3459
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S2236-34592014000100004.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S2236-34592014000100004
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S2236-34592014000100004
identifier_str_mv História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 42, p. 61-73, 2014.
2236-3459
S2236-34592014000100004.pdf
S2236-34592014000100004
10.1590/S2236-34592014000100004
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354
http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv História da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61-73
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
publisher.none.fl_str_mv Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/1/S2236-34592014000100004.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/9/S2236-34592014000100004.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/11/S2236-34592014000100004.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 236d7f4c71de6fcbf4606d70c0c24251
ed94df6cd73432feeac72bb2648402d9
07735ecdb9c349e0744d995bf091cd81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764205833584640