Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354 http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004 |
Resumo: | L'article analyse la trajectoire du dessin et de géométrie à l'école primaire. Comme sources de recherche, nous utilisons les textes officiels et les revues pédagogiques qui ont eu une large diffusion dans la période. Nous concluons que, au début, il y avait un lien important entre le dessin et la géométrie. Au fil du temps cela change avec la séparation entre les deux contenus d'enseignement. Chacun d'eux, maintenant ont des buts différents. |
id |
UFSP_b7e22f91911338a0b5f2ea1ee22e81b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/8354 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:47:04Z2015-06-14T13:47:04Z2014-04-01História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 42, p. 61-73, 2014.2236-3459http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004S2236-34592014000100004.pdfS2236-3459201400010000410.1590/S2236-34592014000100004L'article analyse la trajectoire du dessin et de géométrie à l'école primaire. Comme sources de recherche, nous utilisons les textes officiels et les revues pédagogiques qui ont eu une large diffusion dans la période. Nous concluons que, au début, il y avait un lien important entre le dessin et la géométrie. Au fil du temps cela change avec la séparation entre les deux contenus d'enseignement. Chacun d'eux, maintenant ont des buts différents.O artigo analisa a trajetória do Desenho e da Geometria na escola de primeiras letras. Como documentos de pesquisa recorreu-se à legislação e a revistas pedagógicas de grande circulação no período analisado. Conclui-se que, no início, houve uma importante ligação entre o Desenho e a Geometria. Isso mudou, na virada do século 19 para o 20, com a separação entre conteúdo e ensino, quando cada um deles passou a ter objetivos diferentes.The article analyzes the history of Drawing and Geometry at the elementary school. As sources of research, we use legislation and pedagogical journals of wide circulation in the period were analyzed. It is concluded that initially there was an important link between the drawing and geometry. At the turn of the nineteenth and twentieth centuries, this will change with the separation between teaching content. Each of them has different goals now.El artículo analiza la trayectoria de Diseño y Geometría en la escuela primaria. Como fuentes de la investigación, utilizamos la legislación y las revistas pedagógicas de amplia circulación en el período analizado. Se concluye que en un principio no había un vínculo importante entre el diseño y la geometría. A la vuelta de los siglos 19 y 20, esto va a cambiar con la separación entre el contenido de la enseñanza. Cada uno de ellos tiene diferentes metas ahoraUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESP, ICAQF, Diadema, BrasilSciELO61-73porAssociação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da EducaçãoHistória da EducaçãoDesenhoGeometriagrupos escolaresDrawingGeometryelementary educationDesenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosaDrawing and geometry in elementary school: a long lasting marriage that ends with a contentious divorceDiseño y la geometría en la escuela primaria: un matrimonio duradero que termine con separación controvertidaLe dessin et la geometrie à l'école primaire au Brésil: un mariage durable qui termine par un divorce turbulenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS2236-34592014000100004.pdfapplication/pdf479037${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/1/S2236-34592014000100004.pdf236d7f4c71de6fcbf4606d70c0c24251MD51open accessTEXTS2236-34592014000100004.pdf.txtS2236-34592014000100004.pdf.txtExtracted texttext/plain39734${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/9/S2236-34592014000100004.pdf.txted94df6cd73432feeac72bb2648402d9MD59open accessTHUMBNAILS2236-34592014000100004.pdf.jpgS2236-34592014000100004.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5412${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/11/S2236-34592014000100004.pdf.jpg07735ecdb9c349e0744d995bf091cd81MD511open access11600/83542023-06-05 19:26:56.732open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8354Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:26:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Drawing and geometry in elementary school: a long lasting marriage that ends with a contentious divorce |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Diseño y la geometría en la escuela primaria: un matrimonio duradero que termine con separación controvertida |
dc.title.alternative.fr.fl_str_mv |
Le dessin et la geometrie à l'école primaire au Brésil: un mariage durable qui termine par un divorce turbulente |
title |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa |
spellingShingle |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP] Desenho Geometria grupos escolares Drawing Geometry elementary education |
title_short |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa |
title_full |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa |
title_fullStr |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa |
title_full_unstemmed |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa |
title_sort |
Desenho e geometria na escola primária: um casamento duradouro que termina com separação litigiosa |
author |
Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP] |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Geometria grupos escolares |
topic |
Desenho Geometria grupos escolares Drawing Geometry elementary education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drawing Geometry elementary education |
description |
L'article analyse la trajectoire du dessin et de géométrie à l'école primaire. Comme sources de recherche, nous utilisons les textes officiels et les revues pédagogiques qui ont eu une large diffusion dans la période. Nous concluons que, au début, il y avait un lien important entre le dessin et la géométrie. Au fil du temps cela change avec la séparation entre les deux contenus d'enseignement. Chacun d'eux, maintenant ont des buts différents. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-14T13:47:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 42, p. 61-73, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354 http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2236-3459 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
S2236-34592014000100004.pdf |
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv |
S2236-34592014000100004 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S2236-34592014000100004 |
identifier_str_mv |
História da Educação. Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação, v. 18, n. 42, p. 61-73, 2014. 2236-3459 S2236-34592014000100004.pdf S2236-34592014000100004 10.1590/S2236-34592014000100004 |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8354 http://dx.doi.org/10.1590/S2236-34592014000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
História da Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
61-73 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/1/S2236-34592014000100004.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/9/S2236-34592014000100004.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8354/11/S2236-34592014000100004.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
236d7f4c71de6fcbf4606d70c0c24251 ed94df6cd73432feeac72bb2648402d9 07735ecdb9c349e0744d995bf091cd81 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764205833584640 |