A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256
Resumo: This study aimed to analyze the Lourenço Filho’s arithmetic read in Aprenda por si!, A graduaded series of arithmetic’s exercises. It’s a textbook produced by the Biblioteca de Educação of the Companhia Melhoramentos, published between 1941 and 1953. Lourenço Filho has experience with the pedagogie as teaching as an art and as an active school. We investigate the transformations of arithmetic for primary school in research of historic character, based in documentary sources, having Roger Chartier as the main reference. The results showed the author’s appropriation practice that evidence a process of hybridization of the relationships that constitute him.
id UFSP_ba5013dc8b4023028c1d569c622fc9fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/46256
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogiaarithmeticlourenço filhotextbookteaching as an artactive schoolaritméticalourenço filholivro didáticoarte de ensinarescola ativaThis study aimed to analyze the Lourenço Filho’s arithmetic read in Aprenda por si!, A graduaded series of arithmetic’s exercises. It’s a textbook produced by the Biblioteca de Educação of the Companhia Melhoramentos, published between 1941 and 1953. Lourenço Filho has experience with the pedagogie as teaching as an art and as an active school. We investigate the transformations of arithmetic for primary school in research of historic character, based in documentary sources, having Roger Chartier as the main reference. The results showed the author’s appropriation practice that evidence a process of hybridization of the relationships that constitute him.Este estudo tem como objetivo analisar a aritmética de Lourenço Filho dada a ler em Aprenda por si!, uma série graduada de exercícios de aritmética. Trata-se de um livro didático produzido pela Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos, publicado entre 1941 e 1953. Lourenço Filho tem experiência com a pedagogia como arte de ensinar e como escola ativa. Investigamos as transformações da aritmética para o ensino primário em pesquisa de caráter histórico, baseada em fontes documentais, tendo como referência principal Roger Chartier. Os resultados apontam para uma prática de apropriação do autor do impresso que põe em cena um processo de hibridação das redes de relações que o constituíram.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Valente, Wagner [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]2018-07-27T15:49:54Z2018-07-27T15:49:54Z2014-04-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion107 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216SOARES, Marcia Guedes. A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.MÁRCIA GUEDES SOARES.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T05:22:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/46256Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T05:22:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
title A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
spellingShingle A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]
arithmetic
lourenço filho
textbook
teaching as an art
active school
aritmética
lourenço filho
livro didático
arte de ensinar
escola ativa
title_short A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
title_full A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
title_fullStr A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
title_full_unstemmed A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
title_sort A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
author Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]
author_facet Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Wagner [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv arithmetic
lourenço filho
textbook
teaching as an art
active school
aritmética
lourenço filho
livro didático
arte de ensinar
escola ativa
topic arithmetic
lourenço filho
textbook
teaching as an art
active school
aritmética
lourenço filho
livro didático
arte de ensinar
escola ativa
description This study aimed to analyze the Lourenço Filho’s arithmetic read in Aprenda por si!, A graduaded series of arithmetic’s exercises. It’s a textbook produced by the Biblioteca de Educação of the Companhia Melhoramentos, published between 1941 and 1953. Lourenço Filho has experience with the pedagogie as teaching as an art and as an active school. We investigate the transformations of arithmetic for primary school in research of historic character, based in documentary sources, having Roger Chartier as the main reference. The results showed the author’s appropriation practice that evidence a process of hybridization of the relationships that constitute him.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-09
2018-07-27T15:49:54Z
2018-07-27T15:49:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216
SOARES, Marcia Guedes. A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
MÁRCIA GUEDES SOARES.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256
identifier_str_mv SOARES, Marcia Guedes. A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
MÁRCIA GUEDES SOARES.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268444399370240