A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256 |
Resumo: | This study aimed to analyze the Lourenço Filho’s arithmetic read in Aprenda por si!, A graduaded series of arithmetic’s exercises. It’s a textbook produced by the Biblioteca de Educação of the Companhia Melhoramentos, published between 1941 and 1953. Lourenço Filho has experience with the pedagogie as teaching as an art and as an active school. We investigate the transformations of arithmetic for primary school in research of historic character, based in documentary sources, having Roger Chartier as the main reference. The results showed the author’s appropriation practice that evidence a process of hybridization of the relationships that constitute him. |
id |
UFSP_ba5013dc8b4023028c1d569c622fc9fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/46256 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogiaarithmeticlourenço filhotextbookteaching as an artactive schoolaritméticalourenço filholivro didáticoarte de ensinarescola ativaThis study aimed to analyze the Lourenço Filho’s arithmetic read in Aprenda por si!, A graduaded series of arithmetic’s exercises. It’s a textbook produced by the Biblioteca de Educação of the Companhia Melhoramentos, published between 1941 and 1953. Lourenço Filho has experience with the pedagogie as teaching as an art and as an active school. We investigate the transformations of arithmetic for primary school in research of historic character, based in documentary sources, having Roger Chartier as the main reference. The results showed the author’s appropriation practice that evidence a process of hybridization of the relationships that constitute him.Este estudo tem como objetivo analisar a aritmética de Lourenço Filho dada a ler em Aprenda por si!, uma série graduada de exercícios de aritmética. Trata-se de um livro didático produzido pela Biblioteca de Educação da Companhia Melhoramentos, publicado entre 1941 e 1953. Lourenço Filho tem experiência com a pedagogia como arte de ensinar e como escola ativa. Investigamos as transformações da aritmética para o ensino primário em pesquisa de caráter histórico, baseada em fontes documentais, tendo como referência principal Roger Chartier. Os resultados apontam para uma prática de apropriação do autor do impresso que põe em cena um processo de hibridação das redes de relações que o constituíram.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Valente, Wagner [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Soares, Marcia Guedes [UNIFESP]2018-07-27T15:49:54Z2018-07-27T15:49:54Z2014-04-09info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion107 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216SOARES, Marcia Guedes. A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.MÁRCIA GUEDES SOARES.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T05:22:47Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/46256Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-11T05:22:47Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia |
title |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia |
spellingShingle |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia Soares, Marcia Guedes [UNIFESP] arithmetic lourenço filho textbook teaching as an art active school aritmética lourenço filho livro didático arte de ensinar escola ativa |
title_short |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia |
title_full |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia |
title_fullStr |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia |
title_full_unstemmed |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia |
title_sort |
A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia |
author |
Soares, Marcia Guedes [UNIFESP] |
author_facet |
Soares, Marcia Guedes [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Wagner [UNIFESP] Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Marcia Guedes [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arithmetic lourenço filho textbook teaching as an art active school aritmética lourenço filho livro didático arte de ensinar escola ativa |
topic |
arithmetic lourenço filho textbook teaching as an art active school aritmética lourenço filho livro didático arte de ensinar escola ativa |
description |
This study aimed to analyze the Lourenço Filho’s arithmetic read in Aprenda por si!, A graduaded series of arithmetic’s exercises. It’s a textbook produced by the Biblioteca de Educação of the Companhia Melhoramentos, published between 1941 and 1953. Lourenço Filho has experience with the pedagogie as teaching as an art and as an active school. We investigate the transformations of arithmetic for primary school in research of historic character, based in documentary sources, having Roger Chartier as the main reference. The results showed the author’s appropriation practice that evidence a process of hybridization of the relationships that constitute him. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-09 2018-07-27T15:49:54Z 2018-07-27T15:49:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216 SOARES, Marcia Guedes. A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014. MÁRCIA GUEDES SOARES.pdf https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256 |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1309216 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/46256 |
identifier_str_mv |
SOARES, Marcia Guedes. A aritmética de Lourenço Filho: um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014. MÁRCIA GUEDES SOARES.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
107 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268444399370240 |